sexta-feira, 18 de outubro de 2013

OBESIDADE INFANTIL E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.


È visível que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa, que ela pode determinar várias complicações na infância e na idade adulta, na infância pode ser mais difícil porque nessa fase esbarramos nas mudanças de hábitos, a falta de tempo dos pais com a criança, o preconceito, e o desinteresse sobre assunto.
De acordo com relatos da Organização Mundial da saúde, a prevalência da obesidade infantil tem crescido muito em torno de 10 a 40 %  na maioria dos países europeus nos últimos 10 anos, a obesidade ocorre com freqüência no primeiro ano de vida,entre 5 a 6 anos e na adolescência.
Nos Estados Unidos cerca de 25%  de 6 a 17 anos de idades são obesos.
A obesidade infantil está associada a conseqüências negativas para a saúde da criança e do adolescente, incluindo dislipidemias, inflamações crônicas, aumento da tendência a coagulação sangüínea, disfunção endotelial, resistência a insulina, diabetes tipo 2, hipertensão, complicações ortopédicas, alguns tipos de cânceres, apnéia do sono, estatohepatite não alcoólica. Quadro psicológico conturbado, com diminuição da auto- estima depressão e distúrbio da auto-imagem, também está associado à obesidade infantil. 
Como a criança obesa tem um maior risco de tornar-se um adulto obeso, poderá haver conseqüências profundas na saúde publica nos próximos anos como resultado das comorbidades associada à obesidade, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas isquêmicas e infarto.
A falta de atividade física atenua a capacidade física em pacientes com sobrepeso quando comparados a crianças magras da mesma idade. Porém, ainda é bastante controverso se a inatividade física é conseqüência da obesidade. O grau de condicionamento cardiovascular estava diretamente proporcional ao aumento de massa magra (livre de gordura) e inversamente proporcional ao aumento de massa gorda.
Em nosso meio a obesidade infantil é um sério problema na vida pública, ela além de prejudicar a saúde de nossas crianças, ela se também deixa a criança para baixo, pois muitas vezes acontece o tão pesadelo chamado de Bullying, baixando assim o interesse das crianças de freqüentar a escola.
Os pais têm muitas das vezes culpa nesse processo, pois não educa o seu filho desde pequeno a terem uma alimentação saudável,e fazendo tudo o que o filho quer, dando refrigerantes, doces exagerados, comidas gordurosas, e não incentivando a eles a participarem de atividade física. Por isso essa criança acaba na frente de uma televisão ou de um computador.
Querer, dever e poder emagrecer é questões importante que pode exigir investimentos, determinação, que contribuirá especificamente no emocional, intelectual e fisicamente.
Alguma dica importante que pode contribuir para esse processo e ser bem útil para você e suas crianças:
Primeiramente ingressar em uma atividade física, aumentar frutas e verduras,diminuir ou trocar refrigerantes pelo suco natural,diminuir o hábito de assistindo televisão,diminuir os alimentos ricos em gorduras, diminuir os doces, aumentar a atividade física,participar de educação física na escola,ensinar a criança a importância de uma alimentação saudável e as conseqüências que a obesidade pode trazer a vida, ensinando em forma divertida com desenhos e brincadeiras, Os pais tem que assumir um comprometimento de responsabilidade com o médico, o nutricionista e o profissional de educação física todos tem que trabalhar juntos nesse processo, de reeducação para uma boa qualidade de vida de sua criança, e contribuir para acabar ou amenizar os altos índice de obesidade no Brasil, a educação,a atividade física, e a família são requisitos imprescindíveis para esse processo.

Por: Nelson Personal Fitness 000733 G/TO
Profissional de Educação Física  
Graduado em Licenciatura Plena  na UNIRG.
Personal trainer capacitado e especiliazando em Personal Trainer e atividade física e avaliação e prescrição de exercícios com a empresa Gallo Personal Systems Brasil.
Professor capacitado em treinamento funcional pelo Core 360º


REFERÊNCIA


 SMF Villares, MM Ribeiro, AG SILVA - Revista da Abeso, 2003 - luzimarteixeira.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário