sexta-feira, 18 de outubro de 2013

EXERCICIOS FÍSICOS PARA IDOSOS QUAIS OS BENEFÍCIOS?



Muitos estudos já realizados por muitos especialista já comprovaram que  prática de atividade física, sem dúvida, ajuda o nosso corpo a ficar fortalecido e longe de uma série de doenças. 
Por muito tempo os idosos foram considerados sinônimos de invalidez, como se fossem velhinhos que não entendem muito bem o que falamos ou que não consegue fazer nada sozinho - mas isso está longe de ser verdade. Hoje vemos muitos homens e mulheres com mais de 60 anos que estão ativos, levando suas vidas com saúde e um sorriso no rosto, participando ativamente de grupos de atividades fisicas, e seguindo corretamente uma reeducação alimentar.
Segundo a OMS-Organização Mundial de Saúde,a terceira idade se inicia após os 60 anos. Após esta fase o envelhecimento traz com ele problemas como atrofia muscular,frauqeza funcional,desclassificação e outros problemas. Apesar do envelhecimento ser processonatural na vida do ser humano,alguns fatores contribuem para que esta fase seja vivida com mais tranquilidade.E um desses fatores é a prática de uma atividade física moderada e controlada se possível por um profissional de educação física que seja habilitado para prescrição corretos dos exercícios.
O envelhecimento esta associado á perda de massa muscular, da flexibilidade e também da redução da força muscular. A prática demexercicios na terceira idade ajuda a melhorar a qualidade de vida , previne várias doenças e ainda diminui os riscos de morte súbita.


OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA TERCEIRA IDADE?


Além de ser uma grande aliada para saúde dos idosos,a atividade física evita o sedentarismo, que é um importante fator de risco para morte súbita e também para a doença arterial coronariana. Portanto é muito importante incluir os exercicios físicos na rotina dos idosos além de promover a saúde, atua na promoção da qualidade de vida.

Os principais benefícios da atividade física na terceira idade: 


  • Diminui os riscos de depressão e os níveis de estresse; 
  • Aumenta o HDL, que é o colesterol bom; 
  • Ajuda no controle da pressão arterial; 
  • Reduz a obesidade; 
  • Previne doença arterial coronariana; 
  • Aumenta a expectativa de vida; 
  •  Melhora os níveis de açúcar no sangue; 
  • Melhora a qualidade do sono; 
  • Em mulheres, reduz o risco de câncer do colón e de mama e em homens, reduz o risco de câncer de próstata; 
  • Aumenta a densidade óssea e previne a osteoporose; 
  • Eleva a autoestima e o bem-estar;
E por fim concluimos que a atividade física é benéfica para a terceira idade.No entanto alguns cuidadodos deve ser tomados antes de iniciar um programa de atividade física, principalmente uma exame médico, uma avaliação física feita por um profissional de educação fisica e seu acompanhamento, e também definir quais as atividades que são propícias para essa fase, trago aqui algumas atividades físicas recomendadas segundo muitos colegas profissionais especialistas tais como: musculação.,caminhada ,hidroginática,natação,Pilates,dança, e não podemos de ressaltar que uma alimentação saudável e equiilibrada contribuem especialmente nesse processo.


Por: Nelson Personal Fitness 000733 G/TO
Profissional de Educação Física  
Graduado em Licenciatura Plena  na UNIRG.
Personal trainer capacitado e especiliazando em Personal Trainer e atividade física e avaliação e prescrição de exercícios com a empresa Gallo Personal Systems Brasil.
Professor capacitado em treinamento funcional pelo Core 360º


REFERÊNCIA




http://www.saudecerto.com/2013/01/atividade-fisica-na-terceira-idade.html



SMF Villares, MM Ribeiro, AG SILVA - Revista da Abeso, 2003 - luzimarteixeira.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário