terça-feira, 20 de maio de 2014

TIREOIDE E ENXAQUECA SAIBA AS RELAÇÕES ENTRE OS DOIS

Estamos entrando mais uma vez no canal da saúde e trazendo esse assunto importante sobre  o hormônio da Tireóide e a Enxaqueca, fizemos um mapeamento de estudos por especialistas sobre os assuntos para poder deixar a matéria mais flexível e com equilibrio de entendimento e de conhecimentos aos nossos leitores.

Tireoide Pode Estar por Trás da Enxaqueca e Dor de Cabeça

Como é  que é  Dr Alexandre Feldman ?  Explica melhor Doutor.

Um problema na tireóide como hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios da tireóide) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios da tireóide) pode, frequentemente, desencadear enxaqueca e dores de cabeça, além de uma série de outros sintomas. Uma vez detectado e corrigido o problema da tireóide, as dores de cabeça e enxaqueca melhoram muito, às vezes até a ponto de desaparecer.

E aí Mais qual é o problema Doutor?

O problema é que muita gente tem hipotireoidismo e não sabe. Pior ainda é que muitos médicos deixam de fazer o diagnóstico de hipotireoidismo por falta de conhecimento. É perfeitamente possível o exame de sangue (T3, T4 e até o TSH) estar normal e mesmo assim a pessoa ter hipotireoidismo! Como é possível uma coisa dessas, você pode estar se perguntando. A resposta é que, na verdade, é muito difícil determinar com 100% de certeza quais são realmente os valores realmente normais dos hormônios da tireoide.
Você já parou para se perguntar como foi que, algum dia, alguém determinou que os valores normais desses hormônios da tireoide são de tanto a tanto?
Para isso, mediu-se níveis hormonais da tireoide em uma amostra bem grande de indivíduos considerados normais. Os resultados, que variaram dentro de um mínimo e máximo, passaram a ser oficialmente estipulados como a faixa da normalidade.
Até aí tudo parece certo. O único problema é: qual exatamente seria o critério para definir um daqueles indivíduos, pertencentes à amostragem, como sendo de fato normal - ou seja, não portador de hipotireoidismo ou hipertireoidismo?
A resposta, aparentemente, é simples: os pesquisadores já conheciam os sintomas clássicos do hipo e hipertireoidismo, e quem tivesse esses sintomas apresentaria com certeza níveis sanguíneos de hormônios da tireoide bem acima ou abaixo daquelas pessoas que não tinham tais sintomas.

Hipotireoidismo e Enxaqueca


Sintomas: Sintomas de hipotireoidismo não são incomuns em pessoas que sofrem de enxaqueca. Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca… Estes são alguns dos sintomas que ocorrem quando há uma baixa nos hormônios da tireoide, doença conhecida como hipotireoidismo. 
Acontece que algumas pessoas apresentam vários sintomas muito sugestivos de hipotireoidismo – e em meio a eles surgimento ou aumento das dores de cabeça e enxaqueca – mas os exames para detectar hipotireoidismo teimam em resultar normais.
O Dilema dos Exames Normais: As dosagens de alguns hormônios da tireoide no sangue são pedidas rotineiramente pelos médicos. O problema é que estes exames podem ser muito precários para detectar, com precisão, a doença em seus graus menos intensos. Um dos motivos é que os limites dos valores considerados normais pelo laboratório possuem uma variação muito grande, não levando em conta a individualidade bioquímica de cada um de nós, tampouco a capacidade individual de lidar com situações de stress físico, químico e psicológico. Em outras palavras, uma pessoa pode ter sintomas de hipotireoidismo, e ainda assim os exames de sangue que medem as taxas de hormônios da tireoide podem se mostrar dentro da faixa da normalidade.
Alguns médicos mais experientes, face a esse problema, interpretam estes exames de maneira mais pessoal, diminuindo, por conta própria (e experiência própria), a diferença entre os limites mínimo e máximo. Por exemplo, apesar do valor normal do T4, para muitos laboratórios de análises clínicas, ser entre 4 e 12 mcg/dL, alguns médicos estreitam, por conta própria, esta faixa, para valores entre 7 e 9. Eles fazem isso porque já viram muitas pessoas com taxas de 5, 6 e até 6,5 (consideradas normais), apresentando graus intermediários de fadiga, depressão, dificuldade em perder peso, raciocínio lento, dor de cabeça, elevação anormal do colesterol e triglicérides, enfim, sintomas de possível hipotireoidismo. Estes médicos, aliás, são do tipo que tratam opaciente, e não o exame!
hipofise tireoide Hipotireoidismo   Seu Problema Pode Ser Este
Eixo hipófise-tireoide
Outro exemplo é o TSH. Trata-se do Hormônio Estimulante da Tireoide, fabricado pelas células da região anterior da glândula hipófise, e cuja produção é ativada sempre que estas células percebem uma diminuição do T3 e/ou T4 na circulação sanguínea. Assim, um resultado de TSH acima dos limites estabelecidos pelo exame, que costumam girar em torno de 0,4 a 5 miliunidades internacionais por litro, significaria que há muito pouco T3 e/ou T4 sendo detectado por aquelas células da hipófise, portanto hipotireoidismo, resultando numa produção maior (aumento) do hormônio que estimula a tireóide. Pelo mesmo raciocínio, a maioria daqueles médicos se satisfaz quando o valor do TSH se encontra nos limites mais baixos da faixa normal (por exemplo, abaixo de 2).

A maioria das pessoas que faz tratamento de reposição de hormônio da tireoide, suplementa apenas o T4 (como é o caso, por exemplo, dos famosos Synthroid, Levoid, Puran T4, que nada mais são que modalidades farmacêuticas sintéticas de T4). Acontece que a forma mais ativa de hormônio da tireoide é o T3 Livre (abreviado T3L). Esse “livre” quer dizer que ele não se encontra ligado a nenhum elemento que impeça sua ação. Cerca de um quarto do T4 se transforma em T3. Tanto o T3 quanto o T4 existem na modalidade Livre e ligada a outros elementos. Menos de 1% do T3 total, encontra-se na forma livre.
Para converter o T4 em T3, o organismo requer um mineral essencial chamado selênio. Por isso, quem toma T4 precisa de uma suplementação garantida de selênio, para que possa fabricar o tão necessário T3. Mais uma vez, uma alimentação adequada é fundamental para o sucesso do tratamento (aliás, meu livro fala justamente sobre isso. Clique aqui para comprar). Em certos casos, pode-se fazer uma suplementação de selênio via oral. Em outros casos, alguns médicos suplementam, diretamente, pequenas doses de T3 em conjunto com a suplementação de T4.
Resumindo: você pode ter feito exames rotineiros de TSH e T4 livre e esses exames podem estar dentro dos limites da normalidade, porém mesmo assim você pode sofrer de hipotireoidismo, e muito de suas dores de cabeça e enxaqueca pode ser devido a essa insuficiência tireoideana, ainda que indetectável nos exames mais rotineiros.

O que posso examinar, como médico, para verificar possibilidade de hipotireoidismo

  • Palpar o pescoço.
  • Escutar a tireoide com estetoscópio.
  • Examinar reflexos
  • Verificar frequência cardíaca e pressão arterial
  • Peso
  • Temperatura
  • Exame externo (observação) da face
  • Exame externo (observação) dos olhos
  • Exame externo (observação) dos cabelos.
  • Exame da pele.
  • Exame das unhas.
  • e principalmente: Considerar as queixas, sintomas e manifestações clínicas.

Que exames posso pedir para meus pacientes para verificar possibilidade de hipotireoidismo

Sangue:
  • T3 total (triiodotironina total)
  • T3 livre (triiodotironina livre)
  • T4 total (tetraiodotironina total)
  • T4 livre (tetraiodotironina livre)
  • TSH (hormônio tireoestimulante
  • Anticorpos Antitireoglobulina
  • Anticorpos Antiperoxidase Tireoideana
  • Anticorpos Antirreceptores Tireoideanos (TRAb)
Imagem:
  • Ultrassonografia da tireoide com doppler colorido
Qualquer clínico-geral pode avaliar o paciente com suspeita de hipotireoidismo através destes procedimentos. Quando corretamente interpretados, à luz dos sintomas que o paciente relata, podem confirmar ou excluir o diagnóstico de hipotireoidismo.
Caso exista hipotireoidismo, é muito provável que, com o tratamento adequado, suas dores de cabeça e enxaqueca diminuam muito.
Muito Além dos Remédios: Assim como qualquer outra doença, o hipotireoidismo também é influenciado, e muito, por hábitos e estilo de vida. Se você descobrir que tem hipotireoidismo, não se torne dependente apenas dos remédios, suplementos e tratamentos externos. Faça a sua parte. Faça a sua lição de casa. Comece por visitar a seguinte página, onde reúno links para artigos que escrevi, especificamente, sobre  a relação entre enxaqueca e tireoide. 
Por: Nelson Personal Fitness CREF 000733 G/TO
Especialista da Empresa Gallo Personal Systems -Brasil
Pós Graduando Especializando em Nutrição Esportiva Laboro/Estacio 
FONTE:
 Dr. Alexandre Feldman (CRM-SP 59046), clínico-geral, fundador e diretor médico responsável. Gestão de hábitos e estilo de vida aliada aos tratamentos menos agressivos possíveis.
www.enxaqueca.com.br
LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA AINDA SOBRE TIREÓIDE E ALIMENTAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário