quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

DESIDRATAÇÃO = PERIGO!

A falta de água durante a prática de atividade física prejudica a tolerância ao calor e o desempenho, além de aumentar a incidência de câimbras.
Devemos ter o hábito de beber água antes de sentir sede, pois quando sentimos sede é porque o corpo já perdeu de água o equivalente a 2% de seu peso corporal. Então, quando uma pessoa de 70 kg sente sede, é porque já perdeu cerca de 1,4 litros de água, ou seja, já está desidratada.


Desidratação é um assunto sério!

Saiba que num dia quente, quando uma pessoa vai correr, por exemplo, o corpo manda mais sangue para a pele para que ocorra o resfriamento por evaporação, ficando menos sangue rico em oxigênio disponível para os músculos das pernas.
Além disso, quanto maior estiver a temperatura, mais líquido se perde através da transpiração e isso diminui mais ainda o volume sanguíneo.
Com uma menor quantidade de sangue retornando ao coração, mais rápido ele precisa bater para dar conta de enviar a quantidade necessária para a realização da atividade proporcionando o aumento da frequência cardíaca.
Por isso é mais difícil manter um ritmo tão rápido num dia quente.
O que poucas pessoas sabem é que, se a reposição hídrica for menor do que a perda, depois de alguns dias o rendimento esportivo cairá drasticamente.
Em dias muito quentes é comum perder de 1,3 a 1,8kg de água por hora de corrida.
A essa taxa, depois de 2 horas um corredor de 68kg poderia perder de 2,6 a 3,6kg, representando perda de 4-5% no peso corporal e decréscimo de 10-15% na performance. Isso representa cerca de 1 minuto extra a cada 1,5 km. Porém, perder mais que 4-5% do peso corporal pode ocasionar danos ainda mais sérios para seu organismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário