quinta-feira, 2 de abril de 2015

AGUA O MELHOR REMÉDIO!!!








Um dos mais eficientes medicamentos naturais, Água previne doenças e restabelece equilíbrio fisiológico.

Água, o melhor remédio.

Importância para o nosso corpo
A água é o meio onde ocorrem diversas reações químicas e enzimáticas no corpo. Ela transporta nutrientes, hormônios e anticorpos pelos sistemas linfático e circulatório.

A ação da água:

-A água compõe de 60% a 70% do nosso corpo e por isso é indispensável ao funcionamento das células. O líquido intercelular (que fica entre as células) é o responsável pelo transplante de nutrientes e eliminação dos detritos das mesmas.

-Se bebermos pouca água, o caminho dos nutrientes fica prejudicado. Os órgãos perdem a capacidade de trabalhar com eficácia, com seguem exemplos

O cérebro -Este será o maior choque para todos, pois o nosso cérebro é constituído por 85% de água e é por este motivo que existem muitas dores de cabeça que deixariam de existir com um pouco mais de água, principalmente nas mulheres. Não existindo água suficiente para o seu funcionamento o cérebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta, fantástica a forma de funcionamento do nosso organismo.

Coração – Com a diminuição de troca de líquidos nas artérias, a pressão arterial cai e o coração trabalha com mais força, provocando taquicardia.
Nosso coração é constituído 77% por água, e os pulmoes, 80% constituídos por água.

Massa muscular: De 70% a 75% do peso corporal nos adultos é constituído por massa muscular, sendo esta constituída por 73% de água.
 
Tecido adiposo: A percentagem de tecido adiposo no nosso organismo vai dos 10% aos 40% ou mais, contendo apenas 30% de água.

Rins – Com a falta de água, o organismo libera menos urina e passa a reter subtância tóxica como uréia,amônia e potássio. Esse acumulo constante evolui o quadro de insuficiência renal. Rins constituídos 80% por água. E o sangue por 79%.

Sinais de perigo:

Quando perdemos um litro de água – sentimos sede
Quando perdemos dois litros de água – temos sede, cansaço e fadiga.
Quando perdemos três litros ou mais – temos formação de um processo de desidratação e risco de vida.

Perda diária de agua:

Respiração......... 0,4 litro (durante a expiração)
Pensando............0,6 litro
Urina ................ 1,2 litro
Transpiração ..... 0,6 litro
Evacuação ........ 0,1 a 0,3 litro
Total dia ........... 2,5 litros ± (variando também nos estados que fazem mais calor)

A quantidade certa que cada pessoa necessita não é regra comum. 
Cada pessoa tem seu calculo individual para poder hidratar seu corpo.


Faça o seguinte calculo:
  Seu peso x 0,05 = necessidade diária
Ex:   60kg x 0,05 = 3 litros ou 10 copos de 300 ml


Importante sucos, chás e bebida alcoólica não substituem a água. Quando bebemos água, nosso organismo entende que estamos no hidratando. Quando ingerimos outras bebidas, nosso organismo entende como "digestão"!!

Na realidade, a água pura é a melhor forma de manter o organismo hidratado. Porém, a água de coco, o leite, as frutas e sucos possuem água e ela ainda pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água. Não inclua nesta conta, bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína como refrigerantes, café, chá preto e chá verde. A cafeína atua como diuréticos, aumentando a perda de líquidos pela urina.

SEDE: sinal de falta de água ?

O corpo humano não consegue "estocar" a água que você consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação.

Quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados.

Os benefícios da agua no nosso corpo:

-Reduz a absorção de gorduras e elimina as toxinas do corpo.
-Minimiza a prisão de ventre.
-Hidrata naturalmente a pele.
-Auxilia na formação de células e líquidos orgânicos.
-Auxilia no controle de temperatura do corpo.
-Previne doenças, como a formação de cálculos renais.
-E uma infinidade de outros beneficios!!
  

               BEBA AGUA E MANTENHA-SE SAUDAVEL!!!!

fontes: 
-http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/quais-os-beneficios-da-agua.aspx  -Anna Christina Castilho (nutricionista)
-coisas da vida-correio brasiliense 
-(FNB)Institute of Medicine, 2004


-http://www.fundacaoluso.pt/assets/img/artigos/PDF5_A_importancia_da_agua_no_corpo_humano.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário