segunda-feira, 6 de abril de 2015

EXCESSO DE ÁCIDO ÚRICO PODE CAUSAR A GOTA






Excesso de ácido úrico pode causar gota
As altas taxas de ácido úrico podem levar a doenças como gota, cálculos renais e outros problemas. Veja como se prevenir.
Confira a entrevista com o reumatologista baiano, Dr. Jozélio Freire de Carvalho e veja quais os principais sintomas, tratamentos e atitudes para se prevenir da gota.
iSaúde Bahia - O que é a gota?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho - É uma doença causada pelo excesso de ácido úrico e se manifesta habitualmente por dor e inflamação das articulações, principalmente no dedão do pé, em surtos. Esse excesso também pode também levar à ocorrência de cálculos renais e à formação de nódulos no subcutâneo chamados tofos (acúmulos de acido úrico), presentes nos cotovelos, orelhas, joelhos e dedos.
iSB - Quais as principais causas?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho - O aumento de ácido úrico que é causado, em 90% dos pacientes, pela excreção reduzida dessa substância pelos rins e em 10% dos casos pelo aumento de sua produção.
iSB - Quais os sintomas mais comuns?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho – Dor, geralmente noturna, no dedão do pé que fica extremamente vermelho e quente. Pode envolver outras articulações como tornozelos, joelhos e punhos.
iSB - Como é feito o diagnóstico?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho - A história clínica, o exame físico do medico, a dosagem do ácido úrico no sangue e, algumas vezes, do liquido da articulação.
iSB - Essa doença é mais comum em homens ou mulheres? Em qual idade ela se manifesta com mais frequência?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho – Ela é mais frequente em homens entre os 35 e os 50 anos, mas as mulheres pós-menopausa também podem apresentar essa doença.
iSB - As altas taxas do ácido úrico podem causar outros problemas de saúde?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho – O aumento do ácido úrico está associado também a cálculos renais, à síndrome metabólica, obesidade e hipertensão arterial. É também um marcador de doença cardiovascular.
iSB - Como evitar que as taxas de ácido úrico se elevem?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho – Mantendo o peso adequado, tendo alimentação saudável e realizando exercícios físicos adequados.
iSB - Como é o tratamento da Gota?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho – Com hidratação (dois a três litos de água ao dia), redução do peso e uso de medicamentos que reduzam as taxas do ácido úrico. Durante a crise articular da gota, são utilizados medicamentos anti-inflamatorios.
iSB - Quais problemas a Gota pode acarretar ao paciente, caso não seja tratada?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho – Deformidade da articulação, problemas estéticos com os tofos, hipertensão, síndrome metabólica e cálculos renais.
Mito ou verdade: comer frutos do mar piora o quadro?
Os frutos do mar têm uma quantidade grande de purinas que são os precursores do ácido úrico.
Palavras Chave:ácido úrico gota cálculos renais reumatologia
por Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado
Autor(es)
Jozélio Freire de Carvalho / CRM BA 23165
Jozélio Freire de Carvalho é graduado, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, especialista em Medicina Interna, Intensiva e Reumatologia, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e pós doutor pelo Center for Autoimmune Diseases, do Sheba Medical Center, afiliado à Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário