quarta-feira, 2 de setembro de 2015

TONTURA,VISÃO EMBAÇADA? PODE SER PRESSÃO BAIXA OU UMA HIPOGLICEMIA .




Sentir tontura, fraqueza, coração acelerando e a visão embaçada, muitas vezes, pode significar queda de pressão. Por isso, algumas pessoas logo recorrem ao sal  para aliviar a crise, mas logo percebem que não adianta.
Caso isso aconteça, pode ser que esses sintomas sejam de hipoglicemia, uma diminuição do nível de açúcar no sangue, que causa também dor de cabeça, tremores, zumbido no ouvido e pode até levar ao coma. Para distinguir a hipoglicemia da pressão baixa, é só avaliar se o que resolve a crise é o sal ou o açúcar. No caso da hipoglicemia, ingerir glicose aumenta o nível no sangue e alivia os incômodos, como explicaram os endocrinologistas Alfredo Halpern e Márcia Nery.

Ao sentir os sintomas da hipoglicemia, a pessoa pode ingerir um copo de suco de laranja ou refrigerante normal, uma colher de sopa rasa de açúcar ou mel, três balas de caramelo ou o que tiver mais próximo, como biscoitos e outros doces.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, não existe um consenso do nível de açúcar no sangue que pode ser considerado hipoglicemia, mas normalmente a taxa de glicose abaixo de 60mg/dl ou 70mg/dl já pode desencadear uma crise. O risco é maior em diabéticos, pessoas muito magras, idosos e crianças com até 7 anos de idade.
Algumas pessoas, inclusive, acreditam que ter hipoglicemia aumenta a chance de desenvolver a diabetes, mas ela pode indicar o estágio inicial da doença, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern. Uma pessoa com predisposição genética, por exemplo, pode ter crises de hipoglicemia porque o pâncreas trabalha lentamente; a partir daí, ela pode ou não desenvolver a diabetes.

A doença se caracteriza pelo acúmulo de açúcar no sangue, por causa da falta de produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é o hormônio que leva o açúcar para dentro das células e, caso ele não seja produzido, o sangue fica com o excesso.
Cerca de 90% dos casos são de diabetes tipo 2. Já o tipo 1 costuma surgir na infância ou na adolescência e é caracterizado por uma falha no sistema de defesa do corpo, que leva à destruição das células que produzem a insulina no pâncreas. Esses pacientes dependem da injeção de insulina pelo resto da vida.
A doença tem carga genética, mas geralmente está ligada à obesidade e ao sedentarismo, e aparece na fase adulta. Ela pode ser controlada com remédios e dieta, e injeções de insulina são usadas apenas em alguns casos.
 Resultado de imagem para tontura e vista embaçada

A hipoglicemia é a falta de energia no cérebro causada pela baixa concentração de açúcar no sangue e é mais comum surgir em pacientes com diabetes.
Além disso, a hipoglicemia também pode ocorrer em indivíduos saudáveis que ficam muito tempo sem comer, ingerem bebidas alcoólicas em excesso ou praticam exercício físico exagerado, por exemplo.

Sintomas da hipoglicemia

Os sintomas de hipoglicemia são principalmente:
  • Tontura;
  • Visão turva ou borrada;
  • Suor frio;
  • Tremores;
  • Coração acelerado;
  • Confusão mental;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Apatia;
  • Olhar fixo;
  • Dificuldade em falar;
  • Desmaio.
  •  

    Tratamento para hipoglicemia

    O tratamento para hipoglicemia consiste em comer uma pequena porção de algo doce para aumentar os níveis de açúcar no sangue, e a forma mais eficaz, é comer 1 colher de sopa cheia açúcar ou 2 pacotes de açúcar. Além disso, outras opções para beber em caso de hipoglicemia são 1 copo de suco de laranja natural, uma xícara de café com 2 colheres de açúcar ou 1 copo de água com 1 colher de açúcar, por exemplo.
    Este tratamento deve ser realizado imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas e geralmente após 10 minutos depois de tomar esses alimentos os sintomas desaparecem. Porém, é importante consultar o médico para fazer exames de sangue e verificar se existe alguma doença relacionada com o aparecimento da hipoglicemia como a diabetes, por exemplo.

    Hipoglicemia reativa

    A hipoglicemia reativa é a diminuição brusca de glicose no sangue que surge cerca de 1h30 a 3 horas após a ingestão de alimentos, especialmente se o indivíduo consumiu muito açúcar ou alimentos ricos em carboidratos, como um prato de macarrão com queijo e uma fatia de bolo como sobremesa. Alguns sintomas de hipoglicemia reativa podem ser sensação de fome, dor de cabeça, enjoo e cansaço, por exemplo. Saiba mais em: Hipoglicemia reativa.

    Hipoglicemia na gravidez

    A hipoglicemia na gravidez gera sintomas como tontura, fraqueza e confusão mental, por exemplo e pode prejudicar o bebê quando acontece frequentemente, porque geralmente está relacionada com um consumo desadequado de alimentos, o que pode fazer com que o bebê não receba todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.
    Para evitar a hipoglicemia na gravidez é importante comer alimentos saudáveis como cereais integrais, frutas, legumes, carnes brancas e lacticínios a cada 2 a 3 horas.
 por Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado CREF 000733 G/TO
Especialista

fonte
http://www.tuasaude.com/hipoglicemia/
 http://g1.globo.com/bemestar

2 comentários:

  1. Grata por informações tao importantes e esclarecedoras !

    ResponderExcluir
  2. Grata por informações tao importantes e esclarecedoras !

    ResponderExcluir