quarta-feira, 7 de outubro de 2015

via saúde: O QUE É ? PARA QUE SERVE A ALOE VERA (A BABOSA) ?



Aloe vera essa planta em outras regiões do Brasil como a nossa região como na própria do  Tocantins, essa planta é conhecida com a tradicional Babosa.
A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como Babosa por sua característica gelatinosa (baba), e utilizada pelo homem há mais de 5.500 anos como planta medicinal, conforme registros em papiros egípcios datados de 3.500 anos antes de Cristo. Outros registros de seu uso com fins medicinais e cosméticos são encontrados nas civilizações, árabe, grega, egípcia, romana, asiática e africana. Incluem-se aqui as citações bíblicas em Cantares 4:14 e João 19:39, além da história egípcia relatar que suas rainhas Nefertite e Cleópatra usaram a babosa com grandes efeitos positivos como fitoterápico e cosmético. Outro registro histórico relata que Alexandre, o Grande, teria tomado regiões da África e a ilha de Socotra, no oceano Índico, por existir uma grande quantidade de Aloe vera naqueles locais, que foi usada para curar os ferimentos de seus soldados. Por seus efeitos biológicos a babosa foi grandemente disseminada pelos continentes, tendo vindo para as Américas a inda com Cristóvão Colombo, onde se adaptou perfeitamente. Na segunda metade do século XX as pesquisa sobre esta planta foram intensificadas e muito países, como, os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Holanda, Japão e China, os quais oficializaram seu uso, tanto externo como internamente. Alem disso, esta espécie é reconhecido nesses países como um alimento funcional ou complemento alimentar voltado à manutenção ou recuperação da saúde. No Brasil, não existem estudos suficientes e a legislação atual permite apenas seu uso externo, fitoterápico e internamente como aromarizante

O quê é Aloe vera L. (babosa) ?

É uma planta exótica da família das Asphodelaceas, de flores tubulares amarelas e folhas verdes lanceoladas e espessas, contendo em seu interior grande quantidade de mussilagem (baba/gel). Sua origem é o Nordeste da África e a região do Mediterrâneo. Nas américas foi introduzida por Cristóvão Colombo; no Brasil sua chegada ocorreu na mesma época, e sua adaptação foi tão natural que no Nordeste seu crescimento ocorre espontaneamente. Porém, seu cultivo é possível em quase todas as regiões, inclusive a da grande Florianópolis, onde a NATURAMA, há mais de 10 anos vem cultivando organicamente esta planta.

Qual a importância da Aloe vera L. ?

Os benefícios desta maravilhosa planta são de conhecimento popular e idôneos que podem garantir o seu uso humano. Constatou-se que, nos últimos 60 anos, centros de pesquisas e universidades de vários países concentraram seus estudos em desvendar os segredos da babosa, identificando em seu GEL (baba) mais de 200  componentes, dentre os quais: cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco; as vitaminas, A, B1, B2, B3, B5, B6 e C;  mono e polissacarídeos incluindo ACEMANANA que é imunoestimulante, segundo Dr. Carol Miller Kent, citado por STEVENS (1999)*. Tais estudos ampliaram largamente os conhecimentos científicos a respeito dos efeitos benéficos da babosa na saúde do homem.

* STEVENS, Neil, O Poder Curativo da Babosa – Aloe vera – Selestial Connection – (Tradução – SCAPIN, S. ) – São Paulo: Madras Editora Ltda, 1.999.

Para que serve a Babosa e quais são seus efeitos?

Os efeitos positivos da Aloe vera (babosa) podem ser obtidos Externamente como: hidratante, adstringente, emuliente, antiinflatório, analgésico e protetor da pele contra os raios UV do sol, imunoestimulante, retardador do envelhecimento da pele, excelente cicatrizante em cortes, ferimentos e queimaduras em geral, auxiliar nos tratamentos de , acne, alergias e picadas de inseto, erupções, edemas, eczemas, manchas, crostas, seborréias, caspa e queda de cabelos, psoríase, erisipela, úlcera varicose, escaras, câncer de pele, herpes simples e de zortes, além do uso cosmético.

Contraindicações e efeitos colaterais da babosa

Alguns componentes da babosa têm propriedades emenagogas (aumentam o fluxo sanguíneo), por isso a babosa é contra-indicada na gravidez. Em doses altas, a Aloe vera pode provocar vômitos e se transformar num purgativo drástico, sendo totalmente desaconselhável seu uso em crianças, onde os efeitos colaterais podem ser potencializados. O uso também é contra-indicado em casos de varizes, hemorroidas, afecções renais, enterocolites, apendicites, prostatites e cistites. O uso interno prolongado provoca hipocalemia e favorece o surgimento de hemorroidas.
O consumo da babosa não deve ser indiscriminado, pois pode provocar dores abdominais, fortes diarreias (onde muitos defensores da planta afirmam ser o “efeito limpeza”) e, em doses elevadas, pode causar até inflamação nos rins.
História e curiosidades:
O nome do gênero Aloe seria originário do hebráico halal ou do arábico alloeh, que significa substância amarga, brilhante e recorre ao gel da babosa. O nome da espécie vem do latim vera (= verdadeira). Ao que tudo indica, ela é considerada uma planta poderosa há muito tempo.
A evidência mais antiga do uso da babosa mais antiga foi encontrada em um tablete de barro na Mesopotâmia, datado de 2.100 a.C, segundo um estudo da Atherton High School. Referências para seu uso como um agente curativo podem ser achadas também nas culturas dos antigos egípcios, chineses, gregos, indianos e também na literatura cristã.
Antigos muçulmanos e judeus acreditavam que a babosa representava uma proteção para todos os males e, por isso, usavam as folhas até penduradas na porta de entrada da casa. Alexandre, o Grande, teria conquistado as Ilhas de Socotorá, no Oceano Índico (século IV a.C.), porque lá vegetava abundantemente um tipo de babosa que produzia uma tinta violácea. Há quem diga, entretanto, que na verdade, o conquistador conhecia os poderes cicatrizantes da babosa e seu principal interesse nas ilhas era ter plantas suficientes para curar os ferimentos dos seus soldados após as batalhas. Lendas também indicam que a babosa era um dos segredos da beleza de Cleópatra. Na África, caçadores esfregam o suco de babosa em seus corpo para reduzir a transpiração e mascarar o cheiro humano. A babosa é uma das plantas mais adaptáveis e fáceis de se desenvolverem. Porém, deve-se tomar cuidado, vez que as folhas da babosa utilizadas em grande quantidades podem causar náuseas e vômitos.


por Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado
Especialista credenciado na empresa Gallo Personal Sytems -Brasil
Pós Grad. em Nutrição Esportiva
Pós Grad.em Fisiologia do Exercicio, Biomecânica e Personal na Laboro /Estácio

fonte:

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com

 http://www.naturamaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário