segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

QUANTO TEMPO UMA PESSOA RESISTE SEM ÁGUA E SEM COMIDA?



Na sexta-feira, dez dias após o terremoto no Haiti, um jovem de 22 anos foi resgatado com vida dos escombros. No dia anterior, foi a vez de uma senhora de 84 ser encontrada viva. Dois dias antes, um bebê de apenas 20 dias. Quanto mais tempo eles po­­deriam sobreviver numa situação como essa, sem água ou comida? Segundo a literatura médica, eles até foram longe demais. E não por causa da falta de comida. Numa situação hipotética em que se possa escolher en­­tre água e comida, os médicos são claros: fique com a água. Em 2004, num caso conhecido nos EUA, o prisioneiro Char­­les R. McNabb ficou mais de 150 dias em greve de fome até que, após decisão judicial, foi forçado a comer. No período, ele bebeu apenas água e, ocasionalmente, café. 
O caso é extremo e está longe do que é considerado como situação limite para os médicos. Em geral, eles concordam que uma pessoa consiga sobreviver no máximo 60 dias sem comida. Uma série de fatores pode encurtar esse período.

Quando deixa de receber comida, o corpo passa a consumir a energia armazenada. Primeiro vão os carboidratos e, em seguida, as gorduras. Ainda que o corpo “entenda” que está faltando comida e diminua o ritmo do metabolismo para gastar menos energia, chegará um momento em que não restará outra opção a não ser consumir proteínas. A essa altura, o corpo estará literalmente consumindo a si próprio. Por isso os gordinhos têm uma certa vantagem: queimando gordura, eles conseguem protelar que os músculos e os órgãos vitais sejam consumidos.
Ainda que uma pessoa sobreviva algumas semanas sem co­­mida, sem água ela dificilmente passará de alguns dias. E aí a condição do clima desempenha um papel fundamental. Sob muito calor, o corpo pode começar a de­­sidratar em questão de horas. “Mas muito frio também não é bom. A hipotermia é um problema porque o corpo gasta muito energia para manter a temperatura. O ideal é ficar numa temperatura estável”, diz Ivana. Em pouco tempo, a falta de água pode inclusive causar problemas neurológicos. “A desidratação vai levar a distúrbios bioquímicos, elevando o nível de sódio no sangue e causando um hipernatremia, que pode levar a uma crise convulsiva ou mesmo a coma”, diz Nazah Cherif Moha­­mad Youssef , diretora da UTI dos Hospitais das Nações e médica da UTI do Hospital de Clínica.
fonte
http://www.gazetadopovo.com.br/


Quanto tempo conseguimos sobreviver sem água?




em Neide, sabemos que a água compõe (em peso) cerca de dois terços do corpo humano. Ela imprescindível para o bom funcionamento da circulação, respiração, converter os alimentos em energia e outros processos corporais. Perdemos água através do suor, urina, fezes e até mesmo a respiração. Esta água deve ser reabastecida para que os nossos órgãos de continuar a funcionar corretamente. No forte calor, um adulto pode perder até 1,5 litros de água através somente através do suor.
Estudos tem demonstrado que, se o corpo perder apenas 2,5% do seu peso em água, pode perder 25% de sua eficiência. Isso significa que: um homem de 80 kilos, provavelmente já desenvolverá problemas caso perca 2 litros da água corporal. Essa “pequena” desidratação pode engrossar o sangue, isso faz o coração trabalhar mais e circulação ser menos eficiente, prejudicando a oxigenação do corpo. Isso é um sinal de alerta!
Mas, quanto tempo o corpo humano aguenta sem água? Bem, supondo que se trata de alguém em boa forma, com o funcionamento normal de todos os seus órgãos e em condições normais (sem muito frio ou calor), um ser humano pode viver por cerca de 3 a 5 dias sem água. Mas, é claro que a degradação dos sentidos (olfato, visão, paladar, tato) e a queda nos sistemas do corpo (respiratório, circulatório etc) são obviamente graduais.
Uma desidratação leve (1º dia) engrossa a saliva, perde a frequência urinária e resulta numa urina com cor e odor fortes. Na desidratação moderada (do 2º ao 3º dia), a urina quase cessa – Claro, o corpo precisa economizar água – a boca, a mucosa do nariz ficam secas e pode gerar rachaduras, olhos fundos e sem lubrificação e batimentos cardíacos acelerados. A desidratação severa (do 3º dia em diante), a urina definitivamente cessa, perda temporária ou completa da sensibilidade e dos movimentos, cansaço devido a baixa oxigenação dos sistemas, vômito, diarreia. Até o 5º dia (dependendo da pessoa) há um estado de choque. A pele fica em tons azulados e muito fria, consequência da perda de pressão sanguínea. A partir dessa fase, o fim da vida é questão de tempo.
O Corpo Humano saudável não aguenta mais que 5 dias sem água antes de entrar em choque!
mais é laro e importante é não precisamos a chegar a esse ponto por isso sempre devemos hidratar e não esperar sentir a sede para bebermos água pois quando sentimos sede. o bom é sempre hidratar.
por Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado cref 000733 G/TO
Especialista
Especialista em Treinamento na Empresa                                                       Gallo Personal Systems –Brasil
Personal Trainer Qualificado e certificado pelo professor e perssonal das celebridades José Carlos Gallo
Personal Trainer Qualificado pelo Professor e Drº André Fernandes
Pós Graduando em Nutrição EsportivaPós Graduando em Fisiologia do Exercício,Biomecânica,Personal  Laboro/Estacio
Professor Capacitado em Treinamento Funcional pelo Core 360º

fonte
http://diariodebiologia.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário