sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SAIBA COMO FAZER A BIOMASSA DE BANANA VERDE E ENTENDA SEUS BENEFÍCIOS



biomassa de banana verde, é um purê obtido a partir de bananas verdes. Parece estranho, mas não é: quase sem gosto, a massa é neutra e pode usada em receitas doces ou salgadas, para dar liga ou engrossar os outros ingredientes.
Uma das qualidades da biomassa é a sua alta quantidade de um tipo de fibra chamado Amido Resiste, que nosso corpo não consegue digerir e é fermentado por nossas bacterias intestinais. Os subprodutos dessa fermentação ajudam no controle da glicemia, do colesterol e em especial na saúde intestinal!
Um intestino equilibrado representa mais que saúde: uma microbiota intestinal desequilibrada pode aumentar a formação de fatores inflamatórios que tem alta relação com alergias, obesidade, além de doenças como diabetes e dislipidemias. Além disso, o intestino é a porta de entrada para muitas infecções, ou seja, se a sua barreira intestinal estiver forte você também estará!
A receita de hoje é uma receita curinga na gastronomia funcional: a biomassa de banana verde. Mas o que é gastronomia funcional? Gastronomia funcional é a arte de aplicar a ciência dos nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica de cada indivíduo. Essa avaliação do que é saudável para você deve ser avaliada por um profissional da área. De acordo com a VP Consultoria Nutricional, “a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite, reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.” E duas alergias que sempre aparecem é o glúten e a lactose!
A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto de banana, que substitui cremes, farinhas para engrossar, ou até mesmo multiplica os alimentos, isso tudo sem alterar o sabor dos mesmos. A biomassa de banana verde contém uma substância chamada Amido Resistente que nosso corpo não consegue digerir e portanto não engorda. Essa substância vai direto para o intestino, alimenta as bactérias boas e acelera o trânsito intestinal.
Ingredientes
  • Bananas verdes - de preferência banana nanica
Modo de preparo
  1. Separe as bananas e mantenha os talos.
  2. Lave as bananas com água e sabão.
  3. Coloque água até a metade de uma panela de pressão e leve para ferver.
  4. Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca. Água deve estar fervendo para que haja o "choque térmico".
  5. Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão.
  6. Assim que a pressão iniciar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
  7. Depois de 10 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente.
  8. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e com a ajuda de um pegador e uma faca, vá abrindo cada banana, bem quente, e vá colocando num processador ou liquidificador. A banana não pode esfriar. As bananas irão virão uma massa bem espessa, a biomassa.
  9. Coloque em porções individuais e congele.
  10. Para usar a biomassa depois de congelada é só descongelar as porções em temperatura ambiente e levá-las ao fogo com um pouco de água, mexendo, até que ela se desmanche totalmente. Quanto mais no fogo, mais grossa. Para deixar lisinha novamente a biomassa deverá ser batida no liquidificador enquanto quente.
segue o passo a passo:
Ingredientes:
1-5 bananas d’água bem verdes.
Água.
Modo de preparo:
Corte as pontas e cubra com água em uma panela de pressão.
Cozinhe por 20 minutos e desligue; deixe a panela fechada por 10 minutos.
Corte a casca e separe a polpa, colocando a banana em um liquidificador; bata ainda quente.
Guarde na geladeira por até uma semana.
O ideal é consumir uma colher de sopa por dia da biomassa de banana verde. Ela pode ser adicionada ao preparo de bolos, sopas ou batido com outras frutas.
Notas:
O Chef Renato Caleffi diz que guardar as cascas num pote com água e vinagre na geladeira por até 5 dias, na proporção de 1 copo de água para 1 colher de sopa de vinagre. As cascas podem ser cortadas e cozidas com legumes pois são uma ótima fonte de fibras.

por Nelson Personal Fitness (Treinamento Customizado)
Pós Graduando em Nutrição Esportiva na Laboro /Estácio
Especialista em Treinamento e Atividade Física na Empresa Gallo Personal Systems Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário