A azia é uma sensação de queimação, na região do estômago, que se direcionada para o garganta, que pode surgir a qualquer momento do dia, sendo um problema frequente nas mulheres grávidas.
Causas da azia na gravidez
As causas da azia estão relacionadas a dois motivos:
Progesterona: A gestante tem azia porque a progesterona presente no sangue relaxa o sistema digestório, fazendo com que a digestão fique mais difícil, além disso, todo o sistema digestivo trabalha mais lentamente fazendo com que a digestão seja mais lenta e assim a comida e o ácido clorídrico ficam mais tempo no estômago facilitando o refluxo e a azia.
Compressão do estômago: Um outro motivo da azia na gravidez deve-se ao crescimento do bebê. À medida que o bebê vai crescendo, o espaço do estômago vai ficando menor, porque é empurrado pelo útero e assim todo o conteúdo do estômago volta pelo esôfago em direção à boca mais facilmente provocando a sensação de queimação chamada azia.
Apesar da azia poder estar presente na vida da gestantes desde o início da gravidez, ela é ainda mais comum e intensa nos últimos meses de gravidez, mas normalmente passa logo após o parto, sem maiores complicações. No entanto, em alguns casos, a azia pode ser tão intensa e persistente que pode levar à esofagite, uma situação dolorosa que pode permanecer após o parto e que deve ser avaliada por um gastroenterologista. Entenda a esofagite.
Como parar a azia imediatamente
Alguns truques que podem ser úteis para parar a azia imediatamente são beber pequenos goles de água gelada, ficando atenta se o conteúdo do esôfago volta para o estômago. Comer meia maçã também pode ajudar a controlar a azia sem ter que recorrer a medicamentos.
COMER MAÇÃ E TOMAR ÁGUA GELADA
Ficar sentada, também costuma aliviar a azia, mas se sentir que o estômago estiver muito cheio, deitar-se sobre o lado direito do corpo para facilitar o esvaziamento do estômago.
O que fazer para aliviar Azia na Gravidez
A azia na gravidez deve ser tratada com antiácidos receitados pelo médico, como Leite de Magnésia, mas alguns truques simples podem ajudar, como por exemplo:
- Comer pequenas porções de cada vez e mastigar bem os
alimentos ; - Evitar alimentos fritos, gordurosos e refrigerantes;
- Evitar beber enquanto come, especialmente ao jantar.
Embora a azia da mulher grávida seja passageira e passe depois do bebê nascer e com o peso voltando ao normal, a esofagite que é uma consequência comum do contato frequente do conteúdo do estômago no esôfago que se mantêm depois do parto, sendo uma doença dolorosa e de difícil tratamento.
POR Nelson Personal fitness
especialista
fonte
http://www.tuasaude.com/