quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A PROBLEMÁTICA UTILIZAÇÃO DE ESTERÓIDE ANABOLIZANTE

                                            





Nós seres humanos vivemos em um planeta que o corpo é um elemento muito visado pela mídia fazendo que muitas pessoas se sintam desanimados, descontentes com o seu corpo a sua imagem atual. Assim levam muitos desses indivíduos a buscar elementos que supra com rapidez no processo de ganho de massa muscular.
No caso de adolescente esse fator se torna mais um problema sério, em busca de um corpo perfeito, eles recorrem a esses produtos, uns sabendo das conseqüências sérias que esses produtos podem causar no seu corpo, outros sem informações mais por indicação de algum amigo ou em muitas pelos próprios profissionais nas academias, que tinha o dever de orientar sobre os perigos que esse produto pode ocasionar a pessoa eles prescreve o produto, um problema sério e perigoso principalmente aos jovens e adolescentes que estão no seu importante processo de mudanças corporais assim por essa escolha pode atrapalhar seriamente esse processo e trazer grande problema por toda a sua vida, e o que poderia virar um corpo forte e sadio se transforma em corpo fraco e doente.
O uso de Anabolizantes são produtos sintéticos semelhantes a testosterona, que provocam o ganho de massa muscular por meio de retenção de íons e água.
Muitos especialistas ressaltam os perigos desse produto e que só pode ser utilizado para aqueles que apresentam um quadro de deficiência de hormônios, reposição muscular após o rompimento de tendões dentre outros casos sobe o aval do médico. No entanto o uso ta sendo contínuo sem prescrição do médico.



OS PERIGOS DO USO DE ANABOLIZANTES, QUAIS AS SUAS CONSEQUÊCIAS A SAÚDE?

A preocupação de muitos profissionais assim como eu, é como cresceu o uso de elemento perigoso para a saúde uma droga que muitos ignoram e mesmo com tantas informações na mídia o uso deles cresceram muitos, e já um sério problema para a sociedade.
Segundo Turíbio Barros (Mestre e Doutor em Fisiologia do exercício pela EPM foi membro do American College Of Sports Medicine): “O perigo de uso de anabolizantes não se restringe ao fígado, existem outros efeitos colaterais decorrentes. Podemos dizer que o preço por ganhar músculos é altíssimo, e a relação de danos para a saúde é uma lista tenebrosa tais como:
-Aumento significativo da incidência de tumores, principalmente no fígado
-Elevação severa do colesterol ruim (LDL) e redução do colesterol bom (HDL) (este efeito aumenta a incidência de obstrução de artérias, provocando inclusive casos de infarto do miocárdio em indivíduos jovens);
-Efeitos de alteração do comportamento, com tendência a  potencializar a agressividade, podendo até mesmo provocar surtos psicóticos;
-Alterações epidérmicas exarcebadas, com elevada incidência de acne, o que quase denuncia o usuário.
E o que esses usuários desse produto do sexo masculino não saibam ou não valorize, porque os sintomas ficam camuflados, é o efeito esteróide na função reprodutora masculina. O uso dos hormônios diminui a produção de espermatozóides podendo até mesmo causar a esterilidade.
Existem em todo mundo atualmente uma preocupação uma preocupação sociogovernamental envolvendo o abuso de anabolizantes no cenário esportivo, muitos já foram pegos em exames e sofreram grandes punições, e até mesmo afastados e eliminados no cenário esportivo.E o que esses usuários desse produto do sexo masculino não saibam ou não valorize, porque os sintomas ficam camuflados, é o efeito esteróide na função reprodutora masculina. O uso dos hormônios diminui a produção de espermatozóides podendo até mesmo causar a esterilidade.
Existem em todo mundo atualmente uma preocupação uma preocupação sociogovernamental envolvendo o abuso de anabolizantes no cenário esportivo, muitos já foram pegos em exames e sofreram grandes punições, e até mesmo afastados e eliminados no cenário esportivo.
Sabendo dos perigos que esse produto pode acarretar na vida dos indivíduos que utiliza este tipo de drogas, principalmente nos jovens que são influenciados a tomar este tipo de drogas, mesmo assim eles consomem muitas vezes incentivados por amigos,professores de educação física sem ética profissional, os personal trainer sem qualificação sem especialidade e não habilitados que derrespeita a classe dos profissionais de educação física e coloca a vida dos seus clientes que muitas vezes são adolescentes que querem transformar o seu corpo rapidamente,esquecendo das consequências gravíssima que pode causar em sua vida.


POR: Nelson Fonseca da Silva   ( NELSON PERSONAL FITNESS )
Profissional em Educação Física  CREF: 000733 G/TO  
Personal Trainer Qualificado pelo Professor Jose Carlos Gallo 
Especialista  em Personal Trainer e Atividades Física  realinhamento da coluna vertebral  e joelho e fortalecimento,na Empresa Gallo  Personal Systems - Brasil.
 Instrutor capacitado em Treinamento Funcional pelo core 360º


REFERÊNCIA






http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/



Nenhum comentário:

Postar um comentário