terça-feira, 17 de novembro de 2015

SUPLEMENTO: BCAA AJUDA NA DEFINIÇÃO MUSCULAR?


Essa é uma pergunta das mais frequentes. Mas, vamos pensar: definição muscular está relacionada com redução de gordura corporal, certo? Isso porque o “tanquinho” do abdômen só vai aparecer se a camada de gordura por cima estiver reduzida. Então, pensando por esse lado, o BCCA é composto por 3 aminoácidos (leucina, isoleucina e valina) que não têm muita relação com redução de gordura corporal.
A redução de gordura corporal está mais relacionada com estratégias da dieta, entre elas, redução do consumo calórico, para promover balanço energético negativo e, assim, fazer emagrecer! No entanto, durante a definição muscular, é muito importante pensar em manutenção de massa muscular. Dessa forma, pelo fato de a leucina estar relacionada com as vias moleculares de síntese e degradação proteica, um raciocínio simples seria acreditar que o BCAA, por ter leucina, ajudaria na manutenção da massa muscular, o que faz sentido.


Mas, isso não é mérito só do BCAA. A literatura científica nos mostra que umadieta com alto teor de proteína, associada à restrição calórica, também é capaz de promover manutenção de massa muscular. Nesse sentido, pensando na prática, se o indivíduo já consegue fazer uma dieta com alto teor de proteína (até 2g/kg de peso), com preferência com alimentos de alto valor biológico e fazendo o consumo durante todo o dia, não sei se o BCAA teria algum efeito adicional – é provável que não.

 dieta com alto teor de proteína, associada à restrição calórica, também é capaz de promover manutenção de massa muscular. Nesse sentido, pensando na prática, se o indivíduo já consegue fazer uma dieta com alto teor de proteína (até 2g/kg de peso), com preferência com alimentos de alto valor biológico e fazendo o consumo durante todo o dia, não sei se o BCAA teria algum efeito adicional – é provável que não.
por Nelson Personal Fitness
Profissional de Educação Física 000733 G/TO
Especialista em Treinamento na Empresa   Gallo Personal Systems –Brasil
Personal Trainer Qualificado e certificado pelo professor e perssonal das celebridades José Carlos Gallo
Personal Trainer Qualificado certificado pelo Professor e Drº André Fernandes
Pós Gradu. em Nutrição Esportiva
Pós Graduando em Fisiologia do Exercício,Biomecânica,Personal  Laboro/EstacioProfessor Capacitado em Treinamento Funcional pelo Core 360º

fonte
/profnutriesportiva.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário