domingo, 1 de novembro de 2015

FISIOLOGIA DO TREINO: TREINO AERÓBIO ANTES OU DEPOIS DO TREINO DE HIPERTROFIA?









Será que o treinamento aeróbio pode interferir negativamente no treinamento de hipertrofia?
Para poder discutir isso vamos abordar dois tipos fisiológicos.
O treino aeróbio pesado para ganho aeróbio, e um treino de musculação pesado para ganho para hipertrofia, ambos terão ganho de energético forte avançado,este consumo energético ambos os treinamentos tem: entre outras fontes de energia a fonte da glicose,no trabalho de musculação  glicogênio  anaeróbio,e o trabalho aeróbio com glicogênio aeróbio. Nessas condições tanto o trabalho de musculação pesado para hipertrofia quanto o de aeróbio estão usando o mesmo substrato energético a glicogênio muscular. Este é o primeiro ponto que teremos que entender que haverá interferência negativa ou não no treinamento aeróbio junto com o treinamento de hipertrofia esse é o primeiro ponto fisiológico.
O segundo ponto fisiológico e nós interpretar o desgaste muscular  , tanto o treinamento de hipertrofia ou o treinamento aeróbio, vai gerar desgaste muscular.
Obviamente o trabalho de hipertrofia da busca da micro lesão tecidual da busca da micro lesão sacronial, na busca do dano tecidual catabolismo proteico do treino , o trabalho de musculação irá gerar um desgaste maior do que um trabalho aeróbio,mais um trabalho aeróbio até  sendo um trabalho aeróbio avançado terá também um desgaste muscular,um trabalho aeróbio leve também terá um desgaste muscular entretanto mais  leve.
Portanto temos dois quesitos fisiológicos para pensar
A questão da fonte de energia usada nos dois treinamentos e o desgaste muscular utilizado nos dois treinamentos ,a fonte de energia é concorrente nos dois treinamentos ,glicogênio muscular sendo mais superior no treinamento de hipertrofia, sendo moderado ou leve o treinamento aeróbio dependendo da intensidade do esforço , muito bem pensando dessa forma se nós analisados um treinamento hipertrofia após o treinamento aeróbio,podemos imaginar que após o treinamento aeróbio já houve o consumo  do glicogênio muscular que ele é importante para o trabalho de hipertrofia.
Desta forma poderíamos realizar um treinamento após o treinamento de hipertofia sim poderia .mais este treinamento aeróbio não vai ter desgaste também ? sim.
Mais a pergunta qual é o seu objetivo é para ganhar V02max para avançar o condicionamento cardiovascular será difícil realizar este trabalho aeróbio ,será difícil de realizar este trabalho aeróbio para ganho de cardiovascular após o treinamento de hipertrofia ,porque obviamente o desgaste de glicogênio e o desgaste muscular irão atrapalhar este trabalho aeróbio posterior intenso,estamos falando considerando um trabalho aeróbio intenso após o trabalho de musculação.agora se eu meu trabalho aeróbio realizado posterior ao trabalho de hipertrofia tem como consumo a perda de gordura corporal não tem problema nenhum.
Então vamos imaginar que o individuo treinou pesadamente o treino de hipertrofia por 30 minutos no máximo 40 minutos extremamente intenso onde houve um grande desgate muscular muito grande e um consumo de glicogênio muito grande ,muito ele vai realizar um treinamento aeróbio posterior possivelmente ele não vai realizar conseguir este treinamento aeróbio posterior com grande intensidade ,mais não tem problema se a intenção é consumo de gordura ,mais interessante é ele trabalhar na zona Lipolítica (zona de queima de gordura com utilização de monitores cardíacos treino aeróbio com baixa a moderada intensidade) ,a intensidade para maximizar o consumo de gordura é uma capacidade baixa a moderada de 50% a 65% do indivíduo, então vamos imaginar que treinou fortemente forte um trabalho de musculação e vai para um treinamento aeróbio ,este treinamento aeróbio que é na zona lipolítica por mais que o indivíduo por mais cansado que esteja por mais desgastado ele vai conseguir realizar este treinamento aeróbio de baixa a moderada intensidade na zona lipolítica .
Já com a utilizando de glicogênio avançado antes do treino ,também potencializa mais a utilização mais de acido gástrico no trabalho aeróbio ou seja o organismo tem menos glicogênio muscular  para usar e estamos com uma zona de queima de gordura por isso estamos criando uma via  metabólica  uma zona favorável ao consumo de gordura e o organismo tem menos glicogênio muscular tal, favorecendo o uso de gordura corporal como fonte de energia.
Veja bem não estamos dizendo que nessa situação não estaremos só usando só gordura corporal nós estaremos sim potencializando sim o uso da gordura corporal dentre outra possibilidade de fonte de energia,de qualquer forma estamos criando um ambiente fisiológico favorável ,agora veja bem é um treino de hipertrofia de 30,35  no máximo exorbitando  45 minutos ,porque se nós exorbitar este treinamento de hipertrofia pesado ,vamos começar aumentar a taxa de hormônios catabólico dentre ele o CORTISOL ,e por exemplo de estarmos fazendo uma intensidade intensa depois do trabalho de hipertrofia,então o trabalho é trabalho aeróbio na zona lipolítica após o treino de hipertrofia. Outro aspectos diante dos parcelamentos de treino,quando essa inserção que envolve hipertrofia e treinamento pós aeróbio na zona lipolítica quando essa inserção entraria no parcelamento de periodização  treino semanal.
a)    No dia que eu treinar bíceps ,costas?
b)    No dia que eu treinar tríceps ,peito?
c)    Ou no dia que eu treinar pernas e glúteos (Membros Inferiores)?

Só para nós pegarmos três divisões de parcelamento de treinos,bem clássicos os ombros e o abdominal entraria um desses aí.
A reposta será fazer este treinamento aeróbio na via lipolítica após o treinamento de hipertrofia no dia que você realizar o treinamento de membros inferiores .aí o individuo pergunta mais bem no dia que eu treinar pernas estarei bem cansado e vou fazer o aeróbio?
Sim juntamente porque a taxa de glicogênio muscular localizado nas regiões dos músculos dos  membros inferiores nesse dia estarão mais baixo potencializando o uso de gordura,outra coisa que eu trenei hoje membros inferiores a idéia que eu tenha dois a três dias de recuperação para estes grupos musculares ,para que eu venha treinar posteriormente intensamente dois a três dias depois ,ao dia de hoje que eu trenei.
Então se hoje eu treino membros inferiores na hipertrofia ,mais amanhã dia de costas e tríceps eu coloco o trabalho aeróbio ,amanhã seria o dia de recuperação potencialmente usado para recuperação energética de membros inferiores para recuperação muscular de membros inferiores e nesse dia amanhã dia de treino costas e bíceps ,então amanhã que seria o dia de descanso de membros inferiores eu coloco ele junto com com trabalho de  membros superiores amanhã não terá a recuperação pós treino de membros inferiores já não terá toda aquela capacidade aquela potência recuperativo ,eu estarei treinando aeróbio na zona lipolítica sim mais estarei treinando aeróbio e gerando algum gasto de um dia que era esperado o descanso de recuperação muscular dos membros inferiores . Então a idéia é no dia que treinar os membos inferiores trabalho também o aerobio na zona lipolítica e dando dois a três dias de recuperando os membros inferiores.
Estamos aqui passando uma situação para você pensar não estamos afirmamos porque existe uma individualidade biológica porque o corpo humano não é um entre matemático e sim um  entre biológico.

Por Nelson Personal Fitness Especialista credenciado na Certificação da Gallo Personal Systems Brasil.
Pos em fisiologia do exercício,biomecânica e personal
Pós em Nutrição esportiva. 
Personal trainer capacitado pelo prof e Dr José Carlos Gallo
Personal Trainer capacitado pelo prof e Dr André Fernandes


 E
 fonte


 https://www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário