quarta-feira, 11 de maio de 2016

OS PERIGOS DE ENGORDAR ?PORQUE ENGORDAMOS?








Existem  cinco  fatores que leva ao aumento de peso
1=Fatores genéticos: esse ainda tem pouca descoberta
2= Fatores Nutricionais: esse segundo podemos  neutralizar que o nutricional ,através de dicas de alimentação e hábitos alimentares saudáveis ,de saber de como age com cada alimento.
3= Inatividade Física: o sedentarismo  leva especificamente ao aumento de peso .
4= Fatores Endócrinos: Ou seja, o nosso corpo é regido pelos hormônios, os hormônios que controla todo metabolismo do nosso corpo,por contra disso se tiver alguma disfunções de alguma glândulas ,vai possibilitar ao aumento de peso ,exemplo o hipotireoidismo,diabete,resistência a insulina relacionado aos hormônios.
5= E o ultimo Fatores Hipotálamo: Ou seja, as emoções, as tristezas, decepções, depressão, ou tudo que leva o hipotálamo a controlar os nossas funções  vitais ,eles também pode desenvolver ao aumento de Peso e a Obesidade. 

O lado nutricional fator da nutrição a pessoa come em excesso ou come alimentos errados que vai levar ao aumento dessa gordura.
A Inatividade física,a falta de exercícios físicos pra baixo do metabolismo diminuem gasto energético ,sobra energia e vai se armazenar em forma de gordura ,e os fatores endrócinos que depende dos controle feito pelos médicos para o equilíbrio desses hormônios .
E o principal  vilão que vemos na sociedade  e no mercado o STRESS, esse stress vai fazer que ocorra do hormônio cortisol , esse cortisol dentro das funções dele é catabolismo proteico .
O homem foi criado exercícios gastar energia ,antigamente os nosso primórdios ,eles caçava para se alimentar e também tinha muitas energias para correr para não ser caçados pelos predadores pelos outros animais ,por causa disso eles gastava muita energia e não engordava e o tipo de alimentação desses primórdios ela  proteínas,gorduras  muito  pouco carboidratos .
Com o processo de Evolução  quando o homem começa a utilizar os recursos tecnológicos ,a mecânica como trator ,o elevador ,controle remoto,tudo são mecanismo  que são usados de recursos para facilitar as tarefas do homem, com isso ele passa a não gastar energia ,aí o corpo como mecanismo de defesa ele começa a guardar todas as energias que não gasta ,guarda em forma de gordura. Desta forma também existe outro vilão ,dessa forma que esse homem começa a não fazer exercícios físicos a gastar essa energia ,a não utilizar a musculatura ,ele passa a utilizar mais o sistema nervoso central  o cérebro ,aí ele é obrigado a fazer várias atividades pelo consumismo ele passa a ter que fazer muitas atividades ,ele passa a utilizar recursos como computador ,ele passa ,ele passa a querer fazer várias tarefas ao mesmo tempo,ele cobrado pela sociedade,pelo seu chefe no trabalho,pela família ,então tudo isso vai se tornar uma ocasião que o cérebro  tem que gastar muita energia ,e a energia que o cérebro gasta é a glicose,ele precisa de glicose, só toda vez que o cérebro precisa de glicose ele pede comida .
Então o Mecanismo de defesa lá no hipotálamo é aumentar o apetite,diminuir o metabolismo do corpo em forma de defesa ,para deixa a glicose para ele.
E com base nessa analise quanto mais stressado ,ansioso,nervoso,irritado ,mais fome ele vai sentir e menos tecido muscular ele vai ter ,pois ele vai começar a quebrar destruir o tecido muscular para mandar para o cérebro ,este processo de bioquímico é chamado de proteólise , então não simplesmente só porque o cara sente fome ele é guloso ,não alguma coisa dentro dos fatores está contribuindo para ele a elevar de peso e comer mais .
O stress ele tem alguma indicativa ranger dos dentes, e também a insônia é um alerta que o cortisol manda negativa.
Quando a gente dorme profundamente e sonha o sonho colorido é porque estamos potencializando  a ação desse hormônio o GH (hormônio do crescimento)
Por conta disso ele emagrece dormindo, e quando você dorme e sonha preto e branco ele esta também esta potencializando a ação do GH , ele pode está emagrecendo , aí quando ele não sonha é pior , e quando tem insônia aí fica o tempo todo em alerta aí gasta energia ,o cérebro vai pedir glicose ,mais pede em forma de comida ,vai aumentar o apetite.
O nosso corpo foi fracionado em 4 componentes:
1-      Resíduos

2-      Gordura corporal

3-      Massa muscular
4-      Massa óssea

Com o passar a idade o nosso corpo vai perdendo a massa muscular e perdendo esse tecido muscular essa defesa, então vai ficar mais fácil o acumulo de gordura.
Então a solução é fazer a atividade física, para não perder a massa muscular.

Por POR Nelson Personal Fitness treinamento Customizado
Profissional de Educação Física CREF 000733 G/TO
Especialista
em Fisiologia ,Biomecânica e Personal
e Especialista em nutrição esportiva ,
 Especialista na certificação da Gallo Personal systems Brasil 

fonte 
 https://www.youtube.com/watch?v=QB8tNdUDcEo


Nenhum comentário:

Postar um comentário