domingo, 27 de julho de 2014

TRANSFORMAR GORDURA EM MÚSCULO?

Transformar GORDURA em MÚSCULO ?? 





Quem já não ouviu algum professor ou alguém desinformado dizer que na musculação você consegue transformar a gordura em músculo. Isso é fisiologicamente impossível, só Jesus consegue... rs. Já que a ciência nos mostra o contrario.


Pois o que vemos no quadro abaixo que gordura não pode formar glicose, gordura não pode formar aminoácido, mas gordura pode sim formar gordura.
Outra coisa que podemos perceber é que todos os nutrientes podem formar gordura e mais, o excesso de energia que o seu organismo (corpo) produz e você não gasta, também vira gordura.

É mais fácil engordar ou emagrecer?

O corpo é inteligente!
O que eu preciso para construir massa muscular e fazer com que o meu corpo gaste mais energia?
Primeiro passo, sempre é necessário uma boa avaliação física, para saber que tipo de treinamento você pode fazer HOJE, AGORA. Pois nem sempre o que eu quero, é o que eu posso. E isso só um médico e um treinador especialista pode te informar.
Mas claro, que você já passou por essas etapas e foi liberada para fazer musculação.
Então o que é preciso para aumentar a sua massa muscular?
Treinamento que estimule predominantemente a fibra muscular do tipo IIA e IIB;
Alimentação (carboidrato, proteína, etc.);
Uma boa noite de sono;
Entre outras variáveis.

Algumas traduções de nomenclatura:


Ácidos graxos à Produto da gordura degradada no organismo, que o fígado pode converter em corpos cetônicos (que contêm cetona), na falta de insulina.


Aminoácido à Ácido orgânico que faz parte dos elementos constituintes das proteínas.


Carboidratos – Uma das três principais fontes de calorias da dieta, provenientes do açúcar e do amido; transforma-se em glicose durante a digestão e eleva os níveis glicêmicos.


Fibra Tipo IIA, IIB à Fibras que não exigem oxigênio são chamadas de anaeróbias, Tipo ll, brancas ou de contração rápida (CR)


Glicose à Forma simples de açúcar e principal fonte de energia do organismo, produzida com a “quebra” dos alimentos no sistema digestivo. O teor de glicose no sangue é conhecido como nível glicêmico ou glicemia.


Gorduras – Fontes mais concentradas de calorias na alimentação; sua ingestão excessiva, especialmente de gordura saturada, pode elevar o colesterol no sangue, intensificando o risco de problemas cardíacos e derrame.


Proteína – Substância orgânica que é uma das três principais fontes de calorias, encontrada em carnes, ovos, laticínios e em alguns vegetais e cereais; fornece ao organismo material para a construção das células sanguíneas, tecidos, hormônios e músculos; é formada por uma cadeia de moléculas de aminoácidos, compostos por carbono, hidrogênio, oxigênio e, por vezes, enxofre e fósforo.

Nelson Personal Fitness
Fonte;
Gabriel Silva Personal Membro da Gallo P
ersonal

sexta-feira, 18 de julho de 2014

FIQUE POR DENTRO SAÚDE EM FOCO






Fico preocupado de como o ser humano gosta copiar os outros,quando você copia uma compra de uma roupa,um tênis,perfume,celular outro bem materiais é feio mais é um pouco relevante. No entanto quando você copia um suplemento ou uma dieta de outra pessoa aí as coisas são diferente,aí já estamos falando de saúde, porque o organismo de uma pessoa não é igual o seu, os hormônios possuem reações diferentes,a sua pressão e a frequência cardíaca varia diferente,as suas disfunções hormonais serão diferentes,o seu colesterol também, no caso da mulher os ciclos menstruais também,você pode ter uma alergia a um alimento que a outra pessoa não tem. Desta forma é fundamental que você antes de começar uma atividade física realize um exame médico, e depois o profissional de educação fisica faça uma Avaliação Física e com bases no exame de sangue ele faça uma avaliação clinica falo isso para aqueles que possuem a prática para realizar essa segunda avaliação e por último a Nutricionista para poder montar uma dieta segura e saudável e indicar um suplemento adequado para sua necessidade , porque quem pode prescrever suplementos só um nutricionista e médicos nós profissionais de educação física prescrevemos é exercícios físicos.
essa linha de raciocínio é importante trabalharem juntas :
‪#‎Educadores‬ ‪#‎Físicos‬ +‪#‎Médicos‬ +‪#‎Nutricionistas‬ + ‪#‎Fisioterapeutas‬
Não é possível um só querer fazer tudo isso sozinho,
E você não é nenhum padeiro e seus clientes nenhuma receita de bolo para ser usada pense nisso , trabalhamos com saúde e com vida.
por Nelson Personal Fitness 000733 G/TO
‪#‎Profissional‬ de Educação Física
‪#‎Especialista‬ Em treinamento ,Prescrição e Avaliação Física e Clínica
Pela Empresa Gallo Personal System
‪#‎Pós‬ Graduando em Nutrição Esportiva pela Laboro /Estácio
‪#‎Professor‬ qualificado em treinamento Funcional pelo CORE 360º

quinta-feira, 10 de julho de 2014

PRAIA DO CROÁ VERÃO VIVO 2014: BANDA UZ MANOS VAI AGITA NESSE FINAL DE SEMANA NA ABERTURA OFICIAL DA TEMPORADA PRAIA DO CROÁ VERÃO VIVO 2014




Chegou o mês de julho é tempo de temporada de Praia no estado do Tocantins,o verão chegou é só alegria vamos para a Praia do Croá porque é só alegria, muita agitação um ambiente lindo natureza viva onde os turistas que já conhece comprova , as belas paisagens das lindas arvores faz aquele paraíso mais lindo e aconchegante. Turistas de diversos estados do País vem para região do Tocantins para maravilhosa Praia do Croá, muitas Bandas famosas e dupla sertanejas já cantaram naquela Praia podemos destacar algumas como Tom de Alerta,Deyveid e Emanuel,Banda Magya Show, dentre outras bandas do estado e de outros estados.
A Praia do Croá fica na localidade no município de Brejinho de Nazaré, mais quem arca com toda responsabilidade da temporada é a cidade de Aliança do Tocantins, que banca toda estrutura desde a limpeza a infra estrutura, prova é a não realização da temporada passada por motivos particulares financeiramente que atravessava o poder público de Aliança do Tocantins não foi possível acontecer a Temporada ,quem foi para praia no ano passado teve que assumir toda responsabilidade.
No entanto é diferente ,este ano a Prefeitura Municipal em nome do prefeitro José Rodrigues e a  Câmara Municipal de Aliança vai realizar a temporada Praia do Croá Verão Vivo 2014, com toda infra estrutura a disposição ao turistas  como: restaurantes,corpo de bombeiros,Policia,barraca da saúde,eventos esportivos limpeza,banheiros,shows entre outros .
A abertura oficial acontece neste sábado na belíssima Praia do croá que fica a 235 km de Palmas ,muitos turistas já chega em Aliança para a temporada. Bandas regionais vão agitar este ano a temporada 2014 Na Praia do Croá, Banda Uz Manos,Tok Geral,Nayara dos Teclados,Edson dos teclados entre outros irão reservar no palco durante toda a temporada.
A praia do croá é um paraíso tropical, muitos turistas vão de carros particulares,caminhões,carroças,cavalos e apé e bike.Ressalvando que uma turma de aventura de Aliança estará saindo de Aliança com destino a praia do croa a turma animada a do pedal da  lua cheia praia do croá irão percorrer 65 km.
Esporte: O vôlei de Areia vai  também vai fazer parte do cronogrma esportivo nesse final de semana sábado TORNEIO DE VOLEIBOL DE AREIA (masculino e feminino)
Já neste final de semana na abertura a banda uz manos estará agintado a abertura

 BANDA UZ MANOS VAI AGITAR NO PALCO 
Trajetória:
A banda Uz Manos que antes quando foi criada  em 2011, nome era Banda Suinguerê, agora Grupo Uz Manos vai está em mais uma temporada verão vivo na Praia do Croá neste Sabado dia 12 as 21:00 h.
ABanda Uz manos que tem no seu elenco musical uma equipe forte os seguintes componentes:
Os  talentosos:
 Vocalistas Jânio Moura,Luiis Fernando
baterista: Challes Batera
Guitarra:Bruno Rocha
Baixo: Matheus Garcia
Teclado:Nixom o rei do Teclado
Cavaquinho: Caphitulla do cavaco
Percussão(cozinha) Gleciélio(negão),Ricardo,Evestino.
Sonoplatia: Marixandre
Assistente de Palco:Euller Sandó 

 Diretor de imprensa e locutor oficial da Banda Uz manos: Nelson Fonseca (Nelson negão)



A banda Uz Manos encanta nos seus shows com seu ótimo repertório onde faz uma mistura de pagode,suing,axé,funk,forró.e sertanejo universitário, a banda já conquistou o estado do Tocantins, se apresentando em várias cidades em carnavais e micaretas e festas comemorativas.
O vocalistas da Banda o experiente Jânio Moura é um músico que já cantou em várias bandas do estado do Tocantins,Bahia,Goiás,Maranhão entre outros, podemos destacar uma a super banda Marcante de Goiânia,Morena sacana e Axé Româ do estado do Maranhão entre outras, Jânio iniciou ainda adolescente cantando na Banda Grafitt aqui em Aliança do tocantins a primeira apresentação de Jânio foi no Bahia Reggae Show, organizado por Danúbio Azul e o bloco Pedra Verde.
O outro vocalista Luiis Fernando muito talentoso e agita e faz a galera massa dançar , Luiis talento em imitar cantores consagrados faz no show a alegria do público imitando como Mc Catra entre outros,bastante conhecido em Gurupi e região ele arrebenta o barril,Luis Fernando e Jânio Moura e todos os componentes juntos faz um show de verdade, como rei do cavaco capithulla,Glecielio Negao,Nixom,Bruno ,Matheus,Challes Evestino e Ricardo juntos faz um show de verdade e faz acontecer, o trabalho dessa banda dura mais eles tem nop coração a fé em Deus que eles vão vencer e ser mais reconhecidos e valorizados porque talentos eles tem quem não conhece vai neste final semana na Praia do Croá e comprova o que estamos escrevendo e falando.
A Banda Uz manos já animaram em muitas festas vamos destacar algumas:
Aliança Folia duas edições;
Carnaval de Gurupi no trio do bloco Tou Nem Aí;
Formoso folia;
Lagoa da Confusão;
Missa do Vaqueiro em Brejinho de Nazaré e em Aliança do Tocantins;
Carnaliança o melhor carnaval de rua;
Alvorada do Tocantins 
Crixás do Tocantins ,Carnacrixás
Praia do croá e demais cidades.

CRONOGRMAMA:
Praia do Croá:
Dia 12/07/2014
O quê: Show com a super Banda Uz Manos
Quando: Sabado dia 12
Onde: Praia do Croá a 235 de Palmas
Locução no palco e da Temporada: Max Souza locutor da Rádio Aliança 104, 9 fm


`Por: Nelson Fonseca (Nelson Negão)
Locutor da Rádio Aliança 104,9 fm,


SUPLEMENTO ALIMENTAR SÓ PODE SER INDICADO POR NUTRICIONISTAS OU MÉDICO




Vamos está abordando esse assunto bastante importante para nossa saúde,suplementos alimentares.
Educadores físicos não pode fazer recomendação a alunos nas academias, 
Anvisa classifica produtos para atletas em seis categorias diferentes.


"O professor de educação física não deve prescrever nada, senão se torna um desvio de função. Nós trabalhamos com prevenção, o nutricionista atua com alimentos e o fisioterapeuta, com patologias", afirma o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (Cref/SP), Flavio Delmanto.


Sou educador físico, já participei de  muitos cursos e especialização ,agora estou Pós graduando em nutrição esportiva e concordo plenamente com o risco, é muito grande de estarmos prescrevendo suplemento sem um conhecimento das quantidades e qual suplemento e qual suplemento vai suprir aquele cliente,se aquele suplemento não vai prejudicar os homônios,a pressão ,o fígado ou rins, e se o aluno tiver problema cardíaco,tireóide alterado ou etc.

Complementando a minha vou falar de uma conhecida minha que mora em Goiânia, resolveu fazer academia e procurou uma das melhores academia, fez a avaliação normal ela falou o objetivo dela para o personal que era só aumentar pernas e bumbum, já de imediato o personal trainer já foi prescrevendo um suplemento para ela dizendo que era magra e tinha que ganhar massa, sem mesmo antes olhar os exames médicos da a aluna e verificar que nos laudos médico exames tinha entregado no momento da inscrição, sendo que ela me afirmou que tem facilidade de ganhar massa e o pior que ela tem uma lesão no coração.

O educador físico Mauro Guiselini complementa: "Existem personal trainers que aprendem as regras básicas da suplementação e sugerem aos alunos. Isso é ruim para a profissão, pois é o mesmo caso de praticar medicina ilegalmente. Tanto que alguns profissionais já foram advertidos e até suspensos", diz. De acordo com Guiselini, o grande problema é vender anabolizantes e hormônio do crescimento no lugar de suplemento. "Aí o professor vira o cara que vende a droga."
Além disso, esses produtos não podem fazer propagandas enganosas, prometendo no rótulo uma eventual perda de peso ou ganho de massa muscular. A Anvisa proíbe palavras ou imagens que façam referência a hormônios ou induzam o consumidor sobre eventuais efeitos. Estão vetadas, portanto, expressões como "anabolizantes", "massa muscular", "hipertrofia muscular", "queima de gorduras" ou "fat burners", e "aumento da capacidade sexual".
Segundo a nutricionista da área esportiva Mirtes Stancanelli, que atua na seleção brasileira de basquetebol feminino, a idade média dos principais usuários no país vai dos 20 aos 35 anos, e as mulheres já são um público-alvo considerável.
Na hora de determinar o que e quanto uma pessoa vai tomar de suplemento, é fundamental saber se ela está desprovida de algum nutriente, se a atividade que desempenha envolve força, e qual o tempo e a intensidade do exercício.
"Quem consome esses produtos sem indicação de um profissional pode ter problemas no fígado, nos rins e no coração. Ferro demais, por exemplo, pode se depositar nas artérias e causar cansaço. Muita vitamina C é capaz de aumentar o risco de pedras nos rins. E, no fígado, pode haver um acúmulo de gordura. O que a ciência coloca não é de agrado da indústria, mas a verdade é essa", explica.
Além disso, se o indivíduo for mal orientado, pode aumentar o percentual de gordura, ter acne, gases e alergias respiratórias, no caso de consumir um excesso de proteínas. Pode, ainda, apresentar dificuldade de digestão.
Os efeitos dos anabolizantes são ainda piores: além de acne e danos ao fígado, rins e coração, pode haver crescimento das mamas e infertilidade nos homens e queda de cabelo, voz grave, aumento dos pelos e desregulação do ciclo menstrual nas mulheres.
No caso do suplemento à base de creatina, é permitido tomar por dia apenas 0,3 grama por quilo de peso corporal, ressalta Mirtes. Quanto ao isotônico, ele só deve ser uma opção quando há realmente uma desidratação, ou seja, perda de 2% a 3% de peso corporal em uma única atividade.
Outro ponto que deve ser observado é que, quando a pessoa para de usar o suplemento, pode levar até dois anos para readquirir a forma anterior, já que os produtos servem para acelerar esse processo.
Para quem quiser opções naturais e mais saudáveis de vitaminas e proteínas, a nutricionista sugere suco de frutas, leite, iogurte, queijo, carne vermelha e ovos.
fonte:http://g1.globo.com/bemestar

Por: Nelson Personal Fitness

Especialista em Treinamento Customizado pela empresa Gallo Personal Fitness
Pós Graduando em Nutrição Esportiva na Laboro/Estácio
Professor Qualificado em Treinamento Funcional pelo Core 360 º
Cursos em personais Trainer pelo professores e Doutores José Carlos Gallo , e Drº André Fernandes
entre outros cursos e capacitações.


quinta-feira, 3 de julho de 2014

CONHEÇA OS TIPOS DE CEFALÉIAS OU DORES NA CABEÇA


Cefaléias são as famosas dores de cabeça que atormantam milhões de brasileiros todos os dias, seja por tem alguma doença ou pelo stress diário que acaba causando nervosismo e junto começa umas ferroadas na cabeça, chegam a aparecer estrelinhas na visão que andam conforme olhamos e logo depois começa uma dor insuportável na cabeça.
A solução mais comum é correr na caixa de remédias e procurar um comprimido, anador, doril, aspirina e tantos outros.
O indicado é sempre procurar um médico para diagnosticar qual é o motivo da dor de cabeça, antes de tomar remédios.
Cefaléias:
Sinusite: A dor atrás do osso do spercílio ou nas maçãs do rosto
Cefaléias: A dor dentro e em torno de um molho
Tensão: A dor é como uma faixa apertando a cabeça
Enxaqueca: A dor causa náuseas e alterações na visão

Tipos

Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. Seus sintomas de dor de cabeça podem ajudar o médico a determinar a causa e o tratamento adequado. A maioria das dores de cabeça não é resultado de uma doença grave, mas algumas podem resultar de uma condição com risco de vida que requer cuidados de emergência. Dores de cabeça são geralmente classificados por causa:

Cefaleias primárias

Uma dor de cabeça primária é causada por problemas com hiperatividade ou a partir de estruturas sensíveis à dor em sua cabeça. A cefaleia primária não é um sintoma de uma doença subjacente - ou seja, a dor é o mal por si só. Entre os gatilhos para cefaleias primárias estão atividade química cerebral alterada e os nervos ou vasos sanguíneos de seu crânio contraídos ou os músculos da cabeça e pescoço contraídos. A dor de cabeça também pode ser causada por uma combinação desses fatores. Algumas pessoas podem carregar genes que os tornam mais propensos a desenvolver essas dores de cabeça.
As cefaleias primárias mais comuns são:
  • Cefaleia em salvas
  • Enxaqueca e enxaqueca com aura
  • Cefaleia tensional.
Há outros padrões de dor de cabeça que são geralmente considerados primários, mas são menos comuns. Essas têm características distintas, como uma duração incomum ou dor associada a uma determinada atividade. Embora essas dores de cabeça sejam geralmente consideradas primárias, cada um delas pode ser um sintoma de uma doença subjacente. Essas dores de cabeça incluem:
  • Cefaleia diária e crônica
  • Dor de cabeça associada à tosse
  • Dor de cabeça associada ao exercício
  • Dor de cabeça associada ao sexo.

Cefaleias secundárias

Uma dor de cabeça secundária é um sintoma de uma doença. Existem diversas condições que podem causar dor de cabeça, a depender da gravidade do problema. Fontes de cefaleias secundárias incluem:
  • Sinusite aguda
  • Coágulo de sangue (trombose venosa) dentro do cérebro
  • Aneurisma cerebral
  • Cérebro com malformação arteriovenosa ou uma formação anormal de vasos sanguíneos do cérebro
  • Tumor cerebral
  • Intoxicação por monóxido de carbono
  • Síndrome de Arnold-Chiari (malformação rara e congênita do sistema nervoso central)
  • Concussão
  • Desidratação
  • Problemas dentários
  • Otite
  • Encefalite
  • Arterite (inflamação do revestimento das artérias)
  • Glaucoma
  • Ressaca
  • Gripe
  • Rupturas de vasos sanguíneos no cérebro
  • Medicamentos para o tratamento de outras doenças
  • Meningite
  • Uso excessivo de medicação para a dor
  • Ataques de pânico
  • Síndrome pós-concussão
  • Pressão na cabeça por conta de chapéus apertados, capacetes ou óculos de proteção
  • Aumento da pressão no interior do crânio
  • Toxoplasmose
  • Neuralgia do trigêmeo.
Tipos específicos de cefaleias secundárias incluem:
  • Dor de cabeça por ingestão de líquidos ou sólidos muito gelados
  • Dor de cabeça causada por baixos níveis de líquido cefalorraquidiano, possivelmente o resultado de trauma, punção lombar ou anestesia raqui.

Causas

Existem diversos gatilhos para a dor de cabeça. Conheça as causas mais comuns:

Estresse

Sabe-se que o estresse libera doses dos hormônios adrenalina e cortisol, responsáveis por um aumento da frequência cardíaca. Isso pode causar dor de cabeça por conta de uma vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça. A rotina estressante e a pressão da chefia podem ser a causa das dores constantes. A pressão, as cobranças e o medo de perder um cargo cobiçado geram mais estresse.

Muito calor

Um estudo realizado com sete mil pacientes do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, descobriu que a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas aumenta cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura. Além do calor, outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar influenciam no aparecimento das dores. Isso ocorre porque o calor, ao facilitar a desidratação, desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio metabólico que facilita a cefaleia.

Dormir mal

Dormir mal faz com que a quantidade do hormônio melatonina diminua. Esse hormônio ajuda a evitar o a dor, especialmente a enxaqueca, ao favorecer a síntese de analgésicos naturais. Além disso, quem dorme mal tende a sofrer mais com estresse.

Alguns alimentos

Se você tem enxaqueca, sofre de dores de cabeça facilmente, ou está com aquela dorzinha chata, evite os seguintes alimentos: chocolatecafé e chás pretos, embutidos, queijos amarelos,álcool, frutas cítricas, molho shoyo, cebola, alho e sorvete. Esses alimentos possuem substâncias que podem disparar o gatilho da dor. No caso do sorvete, há uma contração dos vasos, através da sensação de frio que o palato sofre. É como se o organismo estivesse dando um alerta para a diminuição repentina da temperatura.

Pular refeições

Ficar muito tempo sem comer pode causar hipoglicemia, ou seja, uma baixa nos níveis de açúcar no sangue. Essa baixa pode estimular indiretamente a liberação de adrenalina, que provoca a vasoconstrição, causando dor.

Postura incorreta

A má postura pode causar uma dor conhecida como cefaleia tensional. Os nervos da coluna acabam ficando comprimidos com a posição incorreta e a dor é irradiada para a cabeça. Além disso, no caso das dores crônicas, a causa pode ser uma hérnia de disco, cervical, bico de papagaio e osteoporose.

Esforço exagerado

Depois da academia e até do sexo, muita gente sente uma leve dor incômoda que, no caso de quem tem enxaqueca, pode ser até uma dor mais intensa. Existe uma causa conhecida pelos médicos como cefaleia pós-esforço. No entanto, essa dor de cabeça também pode ser indício de algo mais sério, como um aneurisma. O efeito também pode ser inverso - ou seja, o sedentarismo pode aumentar o risco de enxaqueca, uma vez que a prática de exercício regular, sem exagero, ajuda na vasodilatação, reduzindo os episódios de dor de cabeça.

Cheiros fortes

Não se conhece a fundo a relação entre alguns cheiros e a dor de cabeça, mas existem odores desencadeantes da cefaleia. Perfumes fortes, gasolina, solventes e cheiro de cigarro, quando em uma exposição prolongada, facilitam o aparecimento da dor de cabeça.

Buscando ajuda médica

A dor de cabeça pode ser um sintoma de uma condição séria, tal como um AVC, meningite ou encefalite. Vá a um pronto-socorro ou ligue para a emergência se você estiver sentindo a pior dor de cabeça de sua vida, uma dor de cabeça súbita e grave ou uma dor de cabeça acompanhada por:
  • Confusão ou dificuldade para entender a fala
  • Desmaio
  • Febre alta, maior do 39 a 40 graus
  • Dormência, fraqueza ou paralisia de um lado do seu corpo
  • Torcicolo
  • Dificuldade para enxergar
  • Problemas na fala
  • Dificuldade para andar
  • Náuseas ou vômitos (se não claramente relacionada com a gripe ou uma ressaca).
Consulte um médico se sentir uma dor de cabeça que:
  • Ocorre com mais frequência do que o habitual
  • É mais grave do que o habitual
  • Piorar ou não melhorar com o uso adequado de analgésicos
  • Impedi-lo de trabalhar, dormir ou participar de atividades normais
  • For a primeira dor de cabeça que você teve na vida, mesmo que você tenha dores com frequência
  • Sua dor de cabeça vier repentinamente
  • Sua dor de cabeça piorar ao longo de um período de 24 horas
  • Sua dor ocorre por conta de uma lesão na cabeça
  • Você tem mais de 50 anos e suas dores de cabeça acabaram de começar, especialmente se também tem problemas de visão e dor ao mastigar
  • Você tem câncer e desenvolveu uma nova dor de cabeça
  • Gostaria de encontrar opções de tratamento que lhe permitem controlá-la melhor.
POR: Nelson Personal Fitness CreF :000733 G/TO
Profissional de Educação Física
Especialista em treinamento ,Avaliação e prescrição  na empresa Gallo Personal Systems-Brasil
Pós Graduando em Nutrição Esportiva na Laboro/Estácio
Professor em treinamento Funcional core 360º

fonte:
http://www.minhavida.com.br/
http://cefaleias.com.br/

terça-feira, 1 de julho de 2014

PROBLEMAS DE SAÚDE QUE FAZEM VOCÊ ENGORDAR



Um aumento  de doenças vem crescendo cada vez mais em nosso mundo, desta forma podemos citar a diabete,obesidade,hipertensão entre outras.Desta forma por prevenção ou  por indicação médica  tem levado a muitas pessoas a seguir um planejamento de exercícios físicos e Nutricional, o controle do peso corporal,tem sido uma caos de milhares de pessoas desde a infância a terceira idade.
Vamos citar aqui nessa matéria 8 problemas de sáude que fazem você engordar.


1. Células inflamadas 
Quem não vive sem pão francês, arroz, massa e açúcar, carne vermelha, queijos amarelos e pratos industrializados demora mais para chegar ao peso desejado, isso não é novidade. O problema é que, calorias à parte, esses alimentos são inflamatórios, como avisa a nutricionista Roseli Rossi, de São Paulo. "Incluí-los no cardápio de todo dia, mesmo em pequenas quantidades, significa nutrir os adipócitos, células que armazenam gordura", fala. Num mecanismo de autodefesa, eles acabam produzindo adipocinas, substâncias com alto poder inflamatório que tomam conta de boa parte das células do corpo e levam à formação da indesejada gordura branca, aquela que acumula na barriga, no culote e no bumbum. 

A saída: coma mais peixes de água fria, como salmão, atum, bacalhau e sardinha. Eles estão lotados de gorduras poli-insaturadas, como o ômega 3, inimigo número 1 de inflamações. Para reforçar esse exército anti-inflamatório, consuma também aveia, linhaça e chia (semente riquíssima em nutrientes), além de maçã e leguminosas (feijão, lentinha, grão-de-bico). Todos esses alimentos têm substâncias com ação antioxidante e, como são ricos em fibras, diminuem a velocidade de absorção do açúcar pelo sangue. Isso evita a produção excessiva de insulina, o acúmulo de gordura e a inflamação das células. 

2. Emoções descontroladas 
Todo mundo já passou por isto: na hora da tristeza, do stress, da dúvida ou da ansiedade, quando vem aquele nó na garganta, quase nada funciona melhor para aliviar a angústia do que comer. Estudos sugerem que nessas situações-limite, em que você está a um passo do descontrole, o organismo ativa um gene que provoca a larica pelas comidas engordativas. Nessas horas, você é capaz de fazer tudo por um docinho, algo gordo ou simplesmente devora tudo o que tiver pela frente. Isso acontece porque o açúcar e a gordura acionam o centro de recompensa do cérebro, que libera dopamina e manda o baixo-astral embora no ato. 

A saída: busque outras formas de atingir o centro de recompensa do cérebro, que responde pelo prazer e pelo bem-estar, e de aliviar a tensão. Malhar, meditar, se envolver em um hobby que a faça se sentir bem e até transar são maneiras de se fazer feliz sem descontar no peso. 

3. Tireoide em pane 
Essa glândula, localizada no pescoço, produz dois hormônios (T3 e T4) que regulam o organismo - dos batimentos do coração ao trabalho do intestino, o raciocínio e a força muscular. Outra glândula, a hipófise, que fica na base do cérebro, secreta o TSH, que estimula a tireoide a fabricar T3 e T4. Quando ela produz esses hormônios em quantidade insuficiente, ocorre o hipotireoidismo, que deixa o corpo inteiro mais lento, inclusive o metabolismo - daí a dificuldade para emagrecer. "A doença também está relacionada à retenção de sal e água, que levam ao famoso inchaço", observa a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, de São Paulo. "A mulher com hipotireoidismo ganha, em média, de 3 a 5 quilos em um ano." 

A saída: "Um exame de sangue comum pode medir os níveis de TSH no organismo. Se houver alteração, o médico indica fazer a reposição hormonal", explica a endocrinologista. De maneira geral, o controle do hipotireoidismo consiste em tomar diariamente um comprimido com hormônio tireoidiano sintético, com dosagem orientada pelo endocrinologista de acordo com os resultados do exame de sangue. "O inconveniente é que o tratamento, na maioria das vezes, precisa ser mantido por toda a vida para regular a tireoide e prevenir o retorno dos sintomas", fala Carolina. 

4. Stress demais 
Quando a rotina de trabalho está alucinante, a relação não vai bem ou as contas não fecham no fim do mês - ou, pior, tudo isso junto -, é bem possível que quem acabe pagando o pato é o peso. Isso porque, nos momentos de alta tensão, o organismo é bombardeado por cortisol, adrenalina e noradrenalina, substâncias que levam ao acúmulo de gordura corporal. Para piorar, elas derrubam o ritmo do metabolismo, o que dificulta o gasto de energia. Fora que, no impulso de aplacar a tensão, é comum cair de boca nos doces e nas comidas engordativas. E, com o corpo trabalhando mais devagar, o resultado é conhecido: quilos extras na balança. 

A saída: em primeiro lugar, encontre a origem do seu stress - o trabalho, o relacionamento, a falta de grana? Então, analise formas de aliviá-lo, sabendo que provavelmente terá de fazer mudanças no seu estilo de vida. Se não está malhando, não sabe o que está perdendo: a atividade física é uma poderosa válvula de escape das tensões, pois estimula a liberação de substâncias que aumentam o bem-estar e melhoram o humor. Enquanto se exercita, a cabeça também fica mais relaxada, o que favorece a reflexão sobre as questões que geram preocupação. É experimentar para comprovar. 

5. Pílula errada 
A reação ao anticoncepcional é bem individual - algumas mulheres têm queixas como ganho de peso, pele oleosa e alteração da libido depois que começam a tomar, mas outras não sentem mudança alguma. Os especialistas esclarecem que o principal vilão para quem reclama que engordou é o estrógeno, hormônio presente em alguns medicamentos. Ele pode levar à retenção de líquido (e não gordura) e dificultar a eliminação, o que provoca inchaço e reflete na balança. 

A saída: muitas vezes, é necessário experimentar pílulas de marcas e dosagens diferentes até encontrar uma que combine com você e não ofereça efeitos colaterais negativos. As mais modernas costumam ter menos impacto sobre o peso do que as antigas, pois trazem doses menores de estrógeno e, portanto, não causam tanta retenção hídrica. Converse com seu ginecologista para conhecer as melhores alternativas para você. 

6. Alergia a alimentos 
Não estamos falando de comidas que desencadeiam, pouco depois de ingeridas, erupções na pele, coceira, cólicas... A alergia que faz engordar acontece mais tarde: com o tempo, você nota que o ponteiro da balança subiu sem motivo aparente. Isso acontece por causa da imunoglobulina G, o anticorpo que ativa as células de defesa nos processos alérgicos e provoca, como efeitos colaterais perversos, a retenção hídrica e o armazenamento de gordura. Além disso, ocorrem grandes flutuações na glicemia, a taxa de açúcar no sangue. Num piscar de olhos, ela vai de alta para baixa. "Essa é a hipoglicemia, uma manifestação de mau funcionamento do pâncreas, frequentemente causada por alergia alimentar", diz Tamara Mazaracki, nutróloga do Rio de Janeiro. O baixo nível de açúcar no sangue vem acompanhado de fraqueza, fome, aí você precisa comer de novo... 

A saída: "Ironicamente, os alimentos que temos vontade de comer, em geral, são também os que mais provocam alergia", alerta a nutróloga. Aqui os vilões são leite e laticínios, glúten (a proteína do trigo), soja e ovo, além dos corantes presentes nos alimentos industrializados. Se você se encaixa na descrição acima, procure um nutricionista para identificar o alimento que provoca a alergia. O suspeito deve sair do cardápio por 30 dias, tempo necessário para que seu organismo fique livre dos efeitos negativos dele. 

7. Sono ruim 
A qualidade do seu descanso está diretamente ligada à ação dos hormônios grelina (que diminui a sensação de fome) e leptina (que dá o sinal de que você está saciada) no organismo. Quando você dorme bem e o suficiente, ele produz mais leptina e menos grelina, o que mantém o apetite sob controle. Se você passa a noite em claro ou dorme mal, porém, a gangorra hormonal se inverte - sobe a grelina e desce a leptina. Resultado: ataques de gula durante a noite que fica acordada e no dia seguinte, o que inflaciona sua cota ideal de calorias. 

A saída: não se obrigue a dormir oito horas toda noite se você fica bem com menos, afinal, está mais do que provado que a necessidade de sono varia de uma pessoa para outra. O que importa é a qualidade do repouso, ou seja, dormir a noite inteira, acordar descasada e render no dia seguinte. Para isso, algumas atitudes ajudam: fazer atividade física, transformar o quarto em um lugar tranquilo e gostoso, evitar café e muito tempo no computador perto da hora de ir para a cama, por exemplo. 

8. Hormônios desreguladosNão se sabe com certeza se é a síndrome dos ovários policísticos que leva ao ganho de peso ou o sobrepeso que provoca a síndrome, mas é fato que engordar sem razão (e ter dificuldade para emagrecer) é um dos sintomas desse transtorno feminino. Para o ginecologista Domingos Mantelli Borges Filho, de São Paulo, a explicação é que a síndrome desregula os hormônios. "A mulher pode desenvolver resistência à insulina", explica. Isso significa que o pâncreas passa a produzi-la em maior quantidade para colocá-la dentro das células. E quanto mais insulina sobrar na corrente sanguínea, maior é a fome e o sacrifício para fechar a boca. "Para piorar, o aumento da insulina no sangue desequilibra dois hormônios da hipófise, o LH e o FSH, responsáveis pelo controle dos ovários, o que aumenta ainda mais o risco de ganhar peso", acrescenta Domingos. 

A saída: não existe cura para a síndrome, mas tratamento, sim, que geralmente é por meio de pílula anticoncepcional para corrigir o desequilíbrio hormonal. Desconfie do problema se, além de engordar sem motivo aparente, a pele ficar mais oleosa, a menstruação desregulada e você perceber o crescimento de pelos em lugares esquisitos (como rosto, barriga e seios). Então, procure o seu ginecologista, que vai confirmar o diagnóstico e apontar o tratamento adequado. 

Trabalhar à noite engorda 
Saiba como alterações no seu ritmo biológico levam ao ganho de peso 

Ninguém está livre de ter que ficar até mais tarde no escritório ou levar trabalho para casa e terminar na madrugada de vez em quando, mas fazer disso um hábito é uma armadilha para quem quer manter o peso, como comprovou um estudo liderado pelo endocrinologista Bruno Geloneze, do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes da Unicamp. Além de sofrer o stress associado ao excesso de tarefas (que aumenta a produção de cortisol e leva ao acúmulo de gordura, como já falamos), o organismo de quem sacrifica o sono e trabalha até altas horas perde a capacidade de reconhecer os sinais de fome e de saciedade e, com isso, o controle do que come nessas horas extras. "Observamos que, mesmo depois de uma refeição, a produção de grelina (que reduz a fome) não cai nem a de xenina (que promove a saciedade) aumenta em quem trabalha à noite", 

Portanto fica imprescindível você procurar um médico e um profissional de educação física e um nutricionista.
Vale lembrar que você chegar no profissional e ele não realizar uma avaliação física cínica e não pedir um exame médico para conferir o seu colesterol total,HDL,LDL,VLDL,Triglicerídeos,T3,T4, (disfunções da tireóide) a vitamina D, e medir o seu STRESS, que em vez disso for te indicando logo um suplemento pode dá a mesma volta e procurar outro profissional pois esse aí é feiticeiro que só tá preocupado com o bolso dele e não com a sua saúde.

saúde é coisa séria preserve a sua.

Nelson Personal Fitness 000733 G/TO

Profissional de Educação Física

Especialista em Treinamento e Prescrição de exercícios fisicos e avaliação física  clínica  
pela empresa Gallo Personal Systems -Brasil

Pós Graduando em Nutrição Esportiva na Laboro/Estácio

Professor em Treinamento Funcional pelo Core 360º

Cursos em personal Trainer pelos professores e Drº José Carlos Gallo e Andre Fernandes

fonte:
http://boaforma.abril.com.br/

www.gallopersonal.com.br/