sexta-feira, 2 de outubro de 2015

EMAGRECER É DIFERENTE DE PERDER PESO. ENTENDA ESSA IMPORTÂNCIA DIFERENÇAS.




A procura por um corpo magro,atlético ,sarado e definido leva muitas pessoas a fazer dietas mágicas tais como: a dieta da sopa,dieta da fruta,dieta da água e demais dietas que coloca a saúde do individuo em riscos, tem dietas que exclui os alimentos que são substituídos  por alguns suplementos e remédios..... que loucuraaaaa.
Existe sim uma grande diferença, e muitas pessoas ainda não se dão conta disso. Nosso corpo é composto por vários orgãos e tecidos, que podem ser divididos em quatro compartimentos: massa gorda, massa muscular, massa óssea e massa residual, sendo esta última constituída da pele e seus agredados, das vísceras e do sistema nervoso. De uma forma mais simples, podemos dividir o corpo em dois compartimentos: massa gorda e massa magra.  A massa magra envolve massa muscular, massa óssea e massa residual.
Quando falamos em emagrecer as pessoas logo pensam em perder peso. No entanto, ao contrário do que todo mundo pensa, eles não são sinônimos. De acordo com o fisiologista , Givanildo Holanda Matias, a perda de peso está diretamente relacionada com a diminuição da massa corporal, no qual podemos ver os números da balança cada vez mais baixos. Já o emagrecimento está relacionado apenas à redução de qualquer quantidade de gordura corporal.
Ainda não se convenceu que dá para emagrecer sem perder peso? Segundo o especialista, a principal confusão é ter uma visão equivocada, pois uma pessoa pode perder peso sem necessariamente emagrecer. "Em alguns casos pode até acontecer de reduzir o peso na balança e engordar porque a quantidade de gordura corporal ao invés de reduzir aumentou", afirma Matias que faz questão de esclarecer que, sem dúvida nenhuma, o mais saudável é emagrecer ao invés de perder peso, uma vez que é a quantidade de gordura em excesso que traz vários riscos de problemas de saúde, juntamente com um enorme desconforto estético.
Se você quer emagrecer de forma saudável, mas não sabe mais o que fazer para atingir seu objetivo, o personal trainer explica que para reduzir medidas é essencial que se pratique atividades físicas com predominância dos exercícios aeróbios onde o principal substrato energético utilizado é a gordura. Junto com essas atividades também é interessante desenvolver o trabalho muscular para fortalecer a musculatura e acima de tudo não perder a massa muscular. "Pessoas que só realizam atividade aeróbia correm o risco de junto com a gordura perder massa muscular e isso pode ser considerado como um prejuízo na maioria dos casos", aponta.
Para quem acha que passar horas a fio sem comer é o segredo para emagrecer como num passe de mágica, alguns estudos mostram que pessoas que buscam reduzir medidas apenas à base de dieta chegam a ter 50% da redução do peso vinda da perda de massa muscular, o que não é nada bom. "O mais interessante é associar uma boa alimentação e atividades aeróbias ao trabalho de fortalecimento muscular


         AVALIAÇÃO FÍSICA COMPLETA É FUNDAMENTAL.



Pessoal sem avaliar o cliente não tem como prescrever o exercícios para ele, e montar um planejamento com uma Periodização ,eu falo avaliação não é só medir e pesar não:
Eu falo em uma avaliação física,clinica e funcional muitos colegas profissionais tem preguiça de fazer essa avaliações e acaba prescrevendo os exercícios sem avaliar se tornando não um profissional de educação física preocupado com a segurança e o objetivo do cliente e sim no dinheiro que será pago.
O profissional de educação física é capacitado a avaliar, prescrever, controlar e orientar a atividade física, respeitando as individualidades e necessidades dos alunos, sem que os mesmos corram riscos.   (J.C.S.,Gallo (19…)
Por que avaliar ?
  1. Acompanhar mudança de comportamentais e fisiológicas;
  2. Respeitar as características genéticas           (estrutura físicas, psicológicas e bioquímicas);
  3. Identificar os objetivos intrínsecos e extrínsicos; e
  4. Possibilitar uma prescrição de exercícios físicos adequada a situação do aluno.
Avaliação Física
“É o instrumento no processo de obtenção,aplicação e delineação de informações descritivas de julgamento sobre a capacidade física funcional e de proporções morfológicas que visam um perfil global do condicionamento físico do aluno ou atleta avaliado, para interpretação e análise dos dados obtidos.”
                                                           
Objetivos da Avaliação
n  Fornecer dados úteis no desenvolvimento da prescrição de exercícios;
n  Coletar  dados básicos e de acompanhamento que permitam a avaliação do progresso dos praticantes;
n  Motivar os praticantes ,estabelecendo objetivos de aptidão razoáveis e alcançáveis;
n  Orientar os praticantes sobre os conceitos de aptidão física e estado de aptidão individual;
n  Estratificação de risco. (ACSM-2000)

Avaliação
“Pollock e Wilmore (1993),  destacam a necessidade de compreender as necessidades pessoais, históricas de saúde (clínica e fisiológica) para prescrever atividades físicas de forma adequada e segura.”
TESTAR ------MEDIR-------AVALIAR           PRESCREVER?
“Não há teste que substitua o julgamento profissional e pessoal.”

O uso do adipômetro é fundamental para identificar a percentual de gordura.,



E POR FIM É IMPORTANTE COMER 6 REFEIÇÕES DIARIAS AO DIA E SEMPRE NOS TREINAMENTOS COMER ANTES E APÓS E NADA DE FICAR EM JEJUM PARA TREINAR OU FECHAR A BOCA PARA EMAGRECER , POIS VOCÊ SÓ ESTARÁ COLOCANDO EM RISCO A SUA SAÚDE.
Dietas de baixas calorias e Estresse
Uma dieta de baixas calorias pode levar a um aumento da produção do hormônio do estresse, cortisol. Combinados com exercícios intensos, o Cortisol pode aumetnar a perda de massa muscular estimulando a oxidação de proteínas.
O Cortisol também, estimular a redução de testosterona, dando sinal ao corpo para reduzir o processo anabólico e armazenar gordura.
Portanto, para minimizar a perda do tecido magro é importante evitar a redução drástica de calorias.

 POR QUE NÃO TREINAR EM JEJUM ?





Não é raro encontrarmos pessoas que treinam em jejum, com o intuito de elevar a queima de gordura. Durante o jejum, de fato, a gordura é disponibilizada para a queima e fornecimento de energia.

Porém, o que muita gente não sabe, é que este processo é limitado. Assim, a partir de um certo momento (o que depende da modalidade, intensidade e tempo da atividade), o organismo começa a queimar massa magra com a finalidade de fornecimento de energia para a atividade.

Somado a isto, durante o jejum, há uma redução da glicose sanguínea o que faz com que o organismo entenda que há uma deficiência de carboidrato e se previna, poupando a retirada de glicose do sangue pelos tecidos. Este processo, repetidamente, pode fazer com que a glicemia fique elevada, aumentando o risco de diabetes.

O jejum também tem outros riscos, como o de aumentar o acúmulo de gordura, já que, recebendo alimento poucas vezes ao dia, o organismo estoca energia para os momentos de fome. Comer com mais frequência mantém o metabolismo funcionando adequadamente, evitando que o organismo acumule nutrientes em forma de gordura, o que contribui para a manutenção da boa forma.
Por todos estes motivos, a prática de um esporte em jejum é contra-indicada. A melhor opção é mesmo fazer uma refeição cerca de 30 a 40 minutos antes de iniciar o seu exercício. A composição desta refeição deve ser planejada de acordo com o seu hábito alimentar, com seu peso e com as características da modalidade esportiva praticada. Além disto, dependendo do tempo da atividade e do esporte que você escolher, pode ser preciso algum tipo de bebida ou de alimentos durante o exercício.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA 



Além de uma alimentação equilibrada também precisamos nos hidratar. Por isso hoje, falaremos sobre a importância de ingerirmos água, este rico nutriente sem calorias e essencial que costuma ser esquecido no nosso dia a dia.
Podemos sobreviver semanas sem comida, mas poucos dias sem água. Depois do oxigênio a água é o elemento mais importante para a vida. Nosso corpo é formado por 70 % de água, sendo que 90 % do sangue também é constituído de água e várias reações químicas dependem do consumo deste líquido maravilhoso. Sentiu sede só de ler? Então beba água todos os dias!
Sabe por quê beber água ao longo do dia é importante? Veja o que a água pode fazer pela sua saúde:
  • Hidrata, em primeiro lugar – quando você sentir sede já é sinal de desidratação, não espere, beba!
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Realiza o transporte de nutrientes, oxigênio e hormônios para todo o organismo;
  • Regula a temperatura do nosso corpo;
  • Emagrece, porque acelera o metabolismo. Acredite! Nosso corpo precisa aquecer esta água a temperatura de 37 graus;
  • Auxilia no bom funcionamento intestinal , hidratando as fibras consumidas e facilitando a evacuação;
  • Desintoxica – eliminando resíduos filtrados pelo rim através da urina;
  • Rejuvenesce – Serve como veículo de substâncias renovadoras, pois controla a elasticidade e maciez da pele;
  • Absorve as vitaminas do complexo B, C e ácido fólico;
  • Viu como beber água é importantíssimo? Quer ter uma pele linda, hidratada e com vitalidade? Então beba água todos os dias!
  • E, ainda falando de água, afinal qual é a cota diária ideal que devemos beber?
  •  
  •  

POR Nelson Personal  Fitness Treinamento Customizado CREF 000733 G/TO
Profissional de Educação Física
Especialista Credenciado na Empresa Gallo Personal Systems Brasil
Pós Grad.em Fisiologia do Exercicio,Biomecânica e Personal
Pós Graduando em Nutrição Esportiva na Laboro/Estácio
Professor capacitado em treinamento Funcional Core 360º
Personal Trainer capacitado em cursos de personal trainer pelos doutores e professores José Carlos Gallo (personal das celebridades) e Dr André Fernandes.

Fonte
Guedes, D.P & Guedes, J.E.R. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. Baruerí, SP: Manole, 2006.






Nenhum comentário:

Postar um comentário