terça-feira, 5 de maio de 2020

PORQUE EU NÃO PERCO PESO NA BALANÇA,MAIS PERCO MEDIDAS? É A BALANÇA QUE TÁ ERRADA?


Quantos de nós  profissionais de educação física, (treinadores,personal trainer),já ouvirmos  essa pergunta numa academia de um aluno para o professor.
 Esssa sua balança tá doida,essa balança tá certa?rsrsr

O que normalmente as pessoas não pensam é “Do que esse valor apresentado na balança é composto?” 

Não é só de gordura que se vive um corpo, também temos ossos, órgãos, músculos... Então o que realmente importa é a composição corporal de um indivíduo. 



A situação é comum: você TREINA, TREINA, TREINA e não consegue perder peso de jeito nenhum. Sobe na balança depois de meses de alimentação regrada e exercícios físicos e não tem nenhuma boa surpresa: o valor apresentado ali continuou o mesmo.
O sentimento de frustração é grande e a dúvida também. O único pensamento que passa pela sua cabeça é: “por que perco medida, mas não perco peso?”. O questionamento é comum, assim como a ideia de que ganhar peso está ligado exclusivamente ao aumento de gorduras no corpo – fato que, felizmente, não é verdade.

O que pouca gente saber é que aumentar ou manter o peso na balança pode ser consequência da substituição da massa gorda do corpo por massa magra – que é muito positivo para o organismo (e não significa que você engordou!).


Massa gorda X Massa magra

O peso do nosso corpo pode ser dividido em duas partes: massa gorda e massa magra. A massa gorda, como o próprio nome sugere, significa todo o peso proveniente das gorduras que possuímos.
Em pouca quantidade, ajuda a proteger os órgãos e manter a temperatura corporal adequada. Em excesso, é responsável pelas temidas gorduras localizadas, além de sérios problemas de saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos.
A massa magra, por outro lado, é composta pelos músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Ela é responsável pelo bom funcionamento do organismo e, em grande quantidade, possibilita uma maior queima calórica e favorece a perda de peso.



Aumento da massa magra = aumento do valor na balança

Quem associa o ganho de peso apenas ao excesso de gorduras não poderia estar mais enganado, já que o aumento na quantidade de músculos também está diretamente relacionado ao aumento do valor na balança.
Esse é o motivo dos praticantes de musculação se queixarem tanto: eles malham diariamente, têm a certeza de que estão perdendo gordura e, ainda assim, não enxergam mudanças satisfatórias no peso – que não deveria servir de parâmetro para quem deseja obter uma boa forma.
Os fisiculturistas são bons exemplos disso. Normalmente, esses atletas pesam cerca de 100 quilos e, em época de competições, têm percentuais de gordura que variam entre 3 a 5% – quase nada. Ou seja, é a grande quantidade de músculos que os fazem pesar tanto.

Músculo pesa mais que gordura?

Não, o peso é o mesmo. O que muda é o volume que eles ocupam: 1 kg de gordura, por exemplo, ocupa um espaço muito maior que 1 kg de músculo. Isso explica porque duas pessoas com 70 kg (e com a mesma altura) podem ter corpos completamente diferentes – a forma física depende da composição corporal de cada uma delas.
Isso acontece porque o músculo tem uma densidade muito maior que a gordura, ou seja, ele é mais compacto e ocupa menos espaço no corpo. É por isso que percebemos mudanças significativas no corpo quando praticamos treinos de musculação, apesar do peso se manter praticamente o mesmo.
comparação entre o volume de 2kg de gordura e 2kg de músculo


Mas é importante saber que cada tecido do corpo funciona de forma diferente. Portanto, massa gorda não se transforma em massa magra e vice-versa. O que acontece é que, ao fazer exercícios, o organismo queima gorduras para obter energia à medida que constrói massa magra.
 O IMC (Índice de Massa Corporal) define através de peso e altura o estado nutricional da pessoa, se ela está com sobrepeso, obesidade, normal ou desnutrida. Porém uma pessoa muito musculosa pode apresentar um IMC de obesidade, mas na verdade ela está cheia de músculos. Isso ocorre porque os músculos pesam mais do que a gordura, que ocupa bem mais espaço. 

Então ignore o valor da balança!

E faça avaliação com seu profissional de educação físca, e treine o treinamento aeróbico moderado para a perca de gordura, e também o teinamento de força (força dinâmica,hipertrofia),aumente a taxa metabolica basal,diminuam o stress,e a insulina saia do ambiente catabólico e entre no anabólico,aumentando a irisina,adipodectina ,GH,ative o sono restaurador fase N3,reparem seu intestino e se alimente de maneira correta. (Professor Especialista Nelson Personal)

 

por
Nelson Personal  Fitness Treinamento Customizado CREF 000733 G/TO
Especialista na Empresa Gallo Personal Systems -Brasil
Esp.em Nutrição Esportiva
Esp.em Fisiologia do Exercicio,Biomecânica e Personal na Laboro/Estácio
Professor capacitado em Treinamento Funcional Core 360º
Curso de Emagrecimento saudável com o prof José Carlos Gallo
Curso de Personal Trainer com o prof e Dr André Fernandes
Curso de Personal trainer com o prof Jose carlos Gallo (personal das celebridades)



FONTE
https://adrianagomesnutricionista.com.br
 https://blog.queimadiaria.com
https://www.youtube.com/watch?v=cyyXoimz6-Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário