sexta-feira, 1 de outubro de 2021

EXERCÍCIO FÍSICO E CÂNCER DE MAMA CONFIRA:


O Colégio Americano de Medicina Esportiva atualizou suas diretrizes sobre exercícios para prevenção do câncer e também de exercícios para aliviar efeitos colaterais do tratamento. De acordo com as novas recomendações, a prática de atividade física de forma regular pode ajudar a prevenir, aliviar efeitos colaterais de tratamentos e melhorar a qualidade de vida de quem já tratou um câncer.

As novas diretrizes foram publicadas na edição de novembro de 2019 na Medicine & Science in Sports & Exercise. Elas foram decididas após mesa redonda com especialistas de 17 organizações parceiras, como American Cancer Society e National Cancer Institute. Segundo as instituições, a proposta é que os médicos avaliem, aconselhem e encaminhem os pacientes para realização de exercícios.

Exercício físico e câncer de mama

Cada vez mais pesquisas mostram que o exercício pode reduzir o risco de desenvolvimento e recorrência de câncer de mama. Porém, mesmo assim, muitas pessoas ainda não fazem exercícios regularmente. De acordo com o estudo, os médicos oncologistas devem ajudar e incentivar os pacientes a praticarem mais atividade física, mas sempre após avaliação do estado de saúde.

Os especialistas afirmam que a prática de exercícios ajuda na redução da inflamação, auxiliando na regulação do açúcar no sangue e de hormônios sexuais, além de melhorar o metabolismo e a função imunológica.

.

Novas diretrizes de exercícios para pessoas com câncer

As novas diretrizes recomendam que as pessoas que foram tratadas por câncer devem evitar o sedentarismo. Para aliviar os efeitos colaterais mais comuns do tratamento contra o câncer e melhorar a saúde, os especialistas recomendam alguns exercícios específicos:

  • Exercício aeróbico de intensidade moderada pelo menos três vezes por semana por pelo menos 30 minutos.
  • Treinamento de for ça pelo menos duas vezes por semana com ao menos duas séries de 8 a 15 repetições.

O ideal é que sejam exercícios supervisionados. Além disso, as diretrizes recomendam exercícios específicos para alívio de alguns efeitos colaterais, como:

Ansiedade e depressão,

Fadiga

Linfedema

Função física

 

Novas diretrizes para prevenir o câncer

Em termos de prevenção do câncer, as diretrizes recomendadas de atividade física são pelo menos 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de exercício vigoroso por semana. Os especialistas afirmam que são necessárias recomendações mais personalizadas para a prevenção do câncer e isso é uma das questões em aberto que a pesquisa em andamento espera ajudar a responder.

Palavra do especialista: Você viram no artigo acima os benefícios do exercício físico moderado (aeróbio), e o exercício rigoroso (musculação),para o tratamento e a prevenção do cancer de mama e ressalvando também para outros tipos de cânceres e outras patologias. Podemos destacar que o exercício físico quando incluem os principais componentes : Modalidade,frequência semanal,duração,intensidade,gasto calórico,progressão promovem saúde.prof Esp.Nelson Personal Treinamento Customizado


por Nelson Personal  Fitness Treinamento Customizado 

Profisisonal de Educação Física CREF 000733 G/TO
Especialista na Empresa Gallo Personal Systems -Brasil

Acadêmico em Nutrição no Centro Universitário  UNIBTA
Pós Graduado em Nutrição Esportiva Laboro/Estácio
 Pós Graduado em Fisiologia do Exercicio,Biomecânica e Personal na Laboro/Estácio
Professor capacitado em Treinamento Funcional Core 360º
Curso de Emagrecimento saudável com o prof José Carlos Gallo
Curso de Personal Trainer com o prof e Dr André Fernandes
Curso de Personal trainer com o prof Jose carlos Gallo (personal das celebridades)
Professor capacitado em recreação com o prof Brocotó
Palestrantes em escolas e instituições sobre o temas e saúde ,bem estar,exercicios fisicos e alimentação saudável. 

fonte

 https://silviobromberg.com.br/exercicio-fisico-cancer-de-mama-novas-recomendacoes/


Nenhum comentário:

Postar um comentário