quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MUSCULAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, AFINAL POSSO OU NÃO POSSO? O QUE DIZ OS ESPECIALISTAS NO ASSUNTO?


Adicionar legenda
Durante muitas décadas os jovens foram poucos incentivados, vou até mais longe proibidos a realizarem exercícios de força, muitas pessoas achavam que o treinamento para um jovem  prejudicaria a sua taxa de crescimento ósseo e retardava o desempenho músculo-esquelético dos jovens.
Hoje, e cada vez mais, essas crenças vão sendo desmitificadas por estudos científicos que afirmam, claramente, que o treino da força beneficiada a saúde de todos.


AFINAL POSSO OU NÃO POSSO?

Em primeiro lugar, é sempre aconselhável que a criança e o adolescente possam escolher as atividades que preferem praticar, porque fazendo o que escolheramhá mais chances de conseguir manter uma regularidade de frequência e empenho.

   Uma recente pesquisa do Institute of Training Science and Sports Informatics , realizada em Colônia, na Alemanha, demonstrou, a partir de dezenas de estudos feitos nas últimas décadas sobre treino de força para meninos e meninas entre 6 e 18 anos, os benefícios dos exercícios de musculação para essa faixa etária. Você pode acessar os resultados dessa pesquisa,  publicada na página do Conselho Federal de Educação Física (Confef), no seguinte endereço: www.confef.org.br/extra/noticias/conteudo.asp?id=396&textoBusca=. Acesso em: 18 fev. 2011.
Mas cuidado!
•       Entretanto, fiquem atentos! Não é sair por aí fazendo o exercício de forma desordenada. O respeito as regras de segurança na utilização dos equipamentos é fundamental para prevenção de acidentes. As diferenças individuais entre cada praticante também. Vejamos: - Você não deve usar a mesma série de exercícios de seu colega porque com ele deu certo. Cada pessoa é diferente uma da outra e o treinamento deve ser diferente também.
 Quanto a carga utilizada, é importante falar que deve ser leve e no programa de treinamento enfatizar mais a repetição e coordenação do movimento.
•       Mas é claro que, como já frisamos várias vezes, a musculação deve ser bem orientada por um profissional de Educação Física. É importante também uma orientação e avaliação inicial por um especialista clínico.
Você precisa estar atento(a) aos objetivos dessa prática, pois o essencial não é somente ganhar massa muscular e, sim, desenvolver qualidades físicas treináveis (força, resistência, flexibilidade e coordenação de movimentos). E, além disso, ter em vista outros ganhos: aumento da autoestima, da concentração, da densidade óssea, redução do risco de lesões, controle do peso, prevenção da hipertensão e, claro fazer amigos. Há mais chances de conseguir manter uma regularidade de freqüência e empenho.
Muitos dos benefícios do treinamento de força na fase infanto-juvenil ainda são desconhecidos pela população leiga (principalmente os pais) e muitos dogams ainda são sustentados por profissionais desatualizados, despreparados, que afirmam que a musculação interrompe o crescimento,faz mal a saúde nessa faixa etária, entre outros.
Segundo o posicionamento da Nutrional Strenht and Conditioning Association, da American Orthopedic Society dor Sports Medicine, e da American Academy of Pediatrics, os principais benefícios do treinamento de força, em pré-puberes e adolescentes são:
-Aumento da força muscular, potência e resistência muscular localizada (capacidade de um músculo de realizar múltiplas repetições contra uma dada resistência).
-Diminuições de lesões nos esportes e nas atividades recreativas.
-Melhora o desempenho nos esportes e nas atividades recreativas.
-Evidências científicas demonstram também,ganhos na densidade ósseas,como exemplo a osteoporose.
Os ganhos com a prática da musculação são muitos,porém o treinamento da força não deve enfatizar o levantamento de cargas máximas ou sub-máximas, e sim salientar a perfeita realização técnicas do movimento.
Portanto podemos ver como grupo especial pode beneficiar-se do treinamento de força, que pode se tratar de crianças e adolescentes, necessitam de um maior acompanhamento de um profissional habilitado e qualificado, para orientação e monitoramento das atividades, deixando de fora os possíveis riscos aliados aos treinos mal orientado, dando assim ênfase apenas aos benéficos que a prática pode trazer que não são poucos.
Vale ressaltar que também é importante que a melhor combinação de exercícios, é aquela que alterna exercícios resistidos (musculação) com exercícios de alongamento e atividades aeróbicas como, por exemplo, caminhadas, bicicleta e natação entre outros,
E por fim  o treinamento de força para crianças e adolescentes, beneficia a criança durante o crescimento alterações que exercem influencia na sua capacidade física e na resposta ao exercício físico.
O treinamento de força para criança deve ser aplicado com critério para que não ofereça riscos a sua saúde e desenvolvimento.
O benefício par acriança são o aumento da força muscular, a redução de lesões, melhora a capacidade funcional, aumento da resistência muscular, melhora na performance esportiva e recreacional,melhor controle postural,aumento da densidade óssea, do condicionamento físico, melhora da composição corporal,aumento das alterações biomiquimicas (sangue e ácido lático) musculares,aumento das reservas de ATP-pc glicogênio e atividade enzimática nos músculos esqueléticos, e contribuem para o emagrecimento.



 Por: Neson Personal Fitness Reg: 000733 G/TO
Profissional de Educação Física 
Personal Qualificado por José Carlos Gallo
Professor Especializando em Personal Trainer,Atividade Física, e Treinamentos para diferentes grupos que precisa de cuidados especiais.Pela Empresa Gallo Personal Systems-Brasil
Instrutor capacitado em Treinamento Funcional pela Empresa Core 360º



REFERÊNCIA


http://www.artigos.etc.br/







Nenhum comentário:

Postar um comentário