terça-feira, 15 de outubro de 2013

EXERCICIOS FÍSICOS DURANTE E APÓS A GESTAÇÃO, PREJUDICA O FETO OU NÃO?

                    Foto: https://www.google.com.br/


Atividade física é uma ação comprovada que pode trazer muitos benefícios para nossa saúde desde a infância a terceira idade. Os exercícios físicos durante a gravidez, além de preparar o corpo para as mudanças que ocorrem durante o período gestacional, ganho de peso, transformações pélvicas, sobrecarga na coluna, entre outras. Com eles, é possível ajudar a reduzir o tempo de trabalho de parto e o de recuperação pós-parto, e também diminuir o risco de diabetes gestacional. Além disso, exercícios de fortalecimento mamar, ninar, dar banho etc. Importante levar em consideração antes de decidir qual atividade que vai fazer, tem que levar em consideração se ela a mulher antes de engravidar era sedentária ou ativa. E durante a gravidez, deve diminuir controlando a freqüência, ritmo, duração, e o tempo a medida que a gravidez se evolui. Os exercícios devem ser orientados por um profissional de educação física habilitado para elaboração e prescrição dos exercícios com as adaptações, os exercícios bem orientados para promoção de benefícios para a grávida e para o feto. Existem diferentes exercícios físicos recomendados pelos especialistas para uma gestante tais como: a caminhada, musculação, hidroginástica entre outras. Diversos estudos têm desmontado os verdadeiros benefícios dos exercícios físicos para gestante, porém devido às mudanças fisiológicas, morfológicas, psicológica a uma mulher grávida deve participar de uma atividade física orientada e controlada e beMm elaborado por um profissional de educação física.
Existem numerosos benefícios biológicos e psicológicos do exercício durante a gestação:
Manutenção ou melhora do condicionamento físico 

Menor ganho de peso e adiposidade materna 

 Diminuição de complicações obstétricas 

Menor risco de parto prematuro 

Diminuição do risco de diabetes gestacional 

Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesárea 

Melhora da auto-estima e auto-imagem 

Melhora da sensação de bem estar 
Diminuição da sensação de isolamento social 
 Diminuição da ansiedade, do estresse e do risco de depressão.
Os alongamentos são bem recomendados pelos especialistas, o alongamento deve ser executado de baixa intensidade sem movimentos bruscos e desconfortáveis, a respiração também é suma importância durante a execução dos exercícios. A musculação, por exemplo, é uma atividade muito usada hoje nas academias e por professores que trabalham com treinamento personalizado.

MUSCULAÇÃO NA GESTAÇÃO

A prática de atividades físicas por mulheres grávidas as sempre se constituiu em um assunto bastante divergente. Historicamente, muitas dúvidas e questões foram levantadas sobre o tema, já que as gestantes apresentavam preocupações quanto a ocorrência de nascimentos prematuros, receios de abortos, baixos desenvolvimento do feto lesões musculoesqueléticas, entre outras, em função da prática de exercícios. Hoje em dia, sabe-se que estas preocupações não devem existir em uma gestação sadia, pois pesquisas recentes demonstraram que essa participação regular de grávidas em um programa de atividades físicas pode melhorar o condicionamento fisiológicos das mães, restringir o ganho de peso sem comprometer o desenvolvimento do feto e ainda facilitar a recuperação pós-parto. Então mamãe consulte o seu médico regularmente, e procura um profissional de educação física habilitado e qualificado para o acompanhamento durante e após a sua gestação, evite o fumo, bebidas alcoólicas, atividades exageradas e comer exageradamente, pois tudo que ingere e faz com o seu corpo será recebido pelo o feto na sua barriga.

POR: Nelson Personal Fitness 000733 G/TO

REFERÊNCIA







Nenhum comentário:

Postar um comentário