sexta-feira, 8 de novembro de 2013

DORES NA COLUNA, PROBLEMA QUE AFETA MUITOS BRASILEIROS.


DORES NA COLUNA, PROBLEMA QUE AFETA MUITOS BRASILEIROS.



A nova matéria especial  no nosso blog, vai focar um assunto importantíssimo que afeta muitos brasileiros,as dores nas costas, um assunto que e bem requisitado por milhares de pessoas, atendendo pedido de muitas pessoas que sente dor na coluna, resolvemos colocarmos a nossa experiência no assunto a disposição de vocês leitores e buscamos aprofundar mais o nosso trabalho buscando informações precisas e objetivas de outros especialistas para podermos levar a vocês informações que possa amenizar diminuir ou eliminar as suas dores.
 Dor nas costas quem nunca sentiu, de 8 a 10 brasileiros luta contra esses desconfortos, não e fácil viver em harmonia com a fortificada estrutura que nos mantém de pe.
No princípio, é assim. É da natureza dos homens. Não é fácil se equilibrar sobre duas pernas. Esticar a coluna. O tempo passa e o peso dos anos exige muito do nosso corpo.
“A coluna é uma estrutura em si extremamente frágil, a coluna vertebral. Quem sustenta são os músculos. Quando a sua cabeça está ereta, o peso é de 4,5 quilos. Mais ou menos, aproximadamente.
“Se você está numa postura totalmente errada que é essa, corcunda, o ombro pesado, a cabeça pra baixo, os músculos tem que resistir a uma pressão de 13 quilos. Então, de 4,5 quilos você vai pra quase 13 quilos de esforço dos músculos posteriores do pescoço pra sua cabeça não cair. Não tem coluna que resista”, afirmou Beatriz Ambrósio do Nascimento, terapeuta ocupacional.
Tudo leva a uma pequena dor nas costas como, por exemplo: pegar fila, postura errada ao sentar, carregar sacolas de compras supermercados, caminhar pisando apenas um lado do pe, e falta de exercícios físicos e fortalecimento da coluna (cervicais,torácicas e lombares), pode levar as dores na coluna. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 80% das pessoas no mundo terão, em algum dia de suas vidas, uma crise de dor na coluna. Sabemos que estas crises causam um grande impacto social e econômico.
Os custos com o tratamento das dores na coluna são cerca de três vezes maiores do que os custos com os tratamentos do câncer. No Brasil estas dores são razão de 80% de procura por consultas médicas e refletem 90% das causas de afastamento do trabalho, dor na coluna vertebral inclui as dores na região cervical (pescoço-cervicalgias) que podem irradiar para os membros superiores (braços-braquialgias); as dores na região dorsal (costas-dorsalgias); as dores na região lombar (coluna baixa-lombalgias) e as dores que irradiam para os membros inferiores (pernas - ciatalgias). As dores na Coluna vertebral podem causar incapacidade para as atividades do dia-a-dia, no trabalho e até causar paralisias.
Agora Vejamos alguns de casos de dores da coluna, que talvez você sinta e algumas dicas de tratamento:


 Coluna vertebral – HÉRNIA DE DISCO LOMBAR


  











Entre as possíveis causas da hérnia de disco temos:

·         Fatores genéticos;
·         Postura incorreta;
·         Atividades sedentárias;
·         Acidente.

Os sintomas podem se apresentar como:

·         Dores fortes ou dormência em uma das pernas;
·         Descontrole do intestino e da bexiga;
·         Paralisia das pernas.

A hérnia de disco lombar extrusa é uma condição ortopédica muito frequente e importante, que afeta os discos intervertebrais da coluna vertebral, que funcionam como verdadeiros amortecedores. A patologia se dá quando há o rompimento desse ânulo fibroso e o conteúdo gelatinoso interno, chamado de núcleo pulposo, sai através de uma fissura na membrana.
Com isso, as raízes nervosas que passam pelo espaço intervertebral comprimem-se, causando os sintomas clínicos característicos da hérnia distal: dor lombar normalmente associada à irradiação para os membros inferiores, diminuição de força muscular destes membros e formigamento nas pernas. O paciente deve continuar com sua rotina de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para a região lombar e cadeia muscular posterior, além de tomar os devidos cuidados com o posicionamento do corpo para levantar qualquer peso a partir do solo. A dica é manter os pés ligeiramente abertos e próximos ao peso, joelhos flexionados, costas retas e não levantar um peso maior do que esta posição permite.
Segundo o colega de profissão o professor de musculação Eder Lima: “Cerca de 90% dos casos podem ser solucionados sem cirurgia. Mais uma vez, a primeira necessidade após o trauma é reduzir a dor para que o indivíduo comece o mais cedo possível o treinamento conservador. A terapêutica, nesses casos, consiste em repouso e no uso de medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares, ansiolíticos) e nos caso mais agudos, intervenções cirúrgicas como micro cirurgias, atrodeses ou atroplastias (vide ilustração). Assim que o indivíduo sair da fase aguda este deverá iniciar com exercícios fisioterápicos. Terminada a etapa da fisioterapia, o indivíduo deverá ser encaminhado para a musculação para continuar o trabalho de fortalecimento muscular local e global de sua sustentação postural”.
EXERCICIOS DE MUSCULAÇAO: 

Após o aval do medico ou do fisioterapeuta para o fortalecimento da coluna, que será encaminhado a um Profissional de Educação habilitado e qualificado no assunto para montar os treinamentos dos seus clientes de acordo com a necessidade de cada, o profissional deve estar bem atento na postura correta nas execuções dos exercícios e a carga dos pesos. Durante a execução de todo e qualquer exercício deve-se evitar uma postura de retroversão da pelve, a qual deverá ser mantida em posição NEUTRA o tempo todo. O foco principal vai ser o fortalecimento da coluna para vertebral,
Já nos exercícios aeróbios  como por exemplo a bicicleta a dor pode discogencica, pode causar transtornos para sentar-se , ate o fortalecimento.
Na caminhada como ressalta em  vários estudos muitos especialistas e eu  também ,  que o profissional de educação física tem que ficar mais atento também com os seus clientes na postura, devemos ficar de perto e atento. E saber controlar, a intensidade, carga, e a postura.

 







Fonte da Foto: Prof: Eder Lima



O QUE E ESCOLIOSE?

A coluna vertebral vista por trás deve ser reta, alinhada. A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral nos três planos do espaço (Souchard e Ollier, 2001). Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo. Essa torção em maiores graus determina a gravidade da escoliose e a forma de ser tratada.
Classificação da escoliose quanto a forma da curva: curva simples, sendo esta à direita ou à esquerda (escoliose em “C”); Curva dupla, (escoliose em “S”). Lembrando que a direção da curva é sempre identificada pela convexidade da coluna.
Classificação das curvaturas escolióticas, podendo estas serem: cervicotorácicas, torácicas, toracolombares, lombares e lombossacrais.

 Causas da escoliose

·         Idiopática : causa desconhecida (70% dos casos)
·         Neuromuscular : seqüela de doenças neurológicas, como por exemplo poliomielite, paralisia cerebral.
·         Congênita : oriunda de uma má-formação
·         Pós-traumática
·          
Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de testes clínicos e de radiografias. Em todos os casos de escoliose, é importante o diagnóstico precoce e a avaliação clínica completa e radiológica do paciente.A avaliação postural faz parte da avaliação clínica, sendo de fundamental importância para o diagnóstico. Nela, o examinador compara os dois hemicorpos do indivíduo nas vistas anterior, posterior e lateral, observando possíveis diferenças e assimetrias ( Calliet, 1979). O controle da evolução sistemática é a forma de minimizar os danos dessa patologia que, quando não tratada corretamente, pode causar danos irreparáveis.
Tratamento para escoliose
O tratamento da escoliose baseia-se, dentre outros fatores, na idade, na flexibilidade, na gravidade da curva e na sua etiologia, compreendendo a correção das deformidades, com tratamento conservador, que inclui fisioterapia e utilização de coletes, adaptação de palmilhas posturais que incrementam a eficácia e o tempo do tratamento (Podoposturologia) ou o tratamento cirúrgico (Tribastone, 2001). Na opção de tratamento conservador a fisioterapia utiliza-se dos benefícios da R.P.G. ou Reeducação Postural Global, como método que corrige ou minimiza a escoliose através da identificação da causa do problema.




FONTE: G1.COM



















POR: Nelson Fonseca da Silva Reg: 000733 G/TO  ( NELSON PERSONAL FITNESS )
Profissional em Educaçao Fisica 
Personal Trainer Qualificado pelo Professor Jose Carlos Gallo 
Especialista  em Personal Trainer e Atividades Fisica  realinhamento da coluna vertebral  e joelho e fortalecimento,na Empresa Gallo  Personal Systems-Brasil.
 Instrutor capacitado em Treinamento Funcional pelo core 360º


REFERENCIA:



www.gallopersonal.com.br/









Nenhum comentário:

Postar um comentário