quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR UMA AVALIAÇÃO FÍSICA, CLÍNICA ANTES DE COMERCAR UM PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE E EXERCÍCIOS FÍSICOS. E O QUE É ESSE TREINAMENTO CUSTOMIZADO?





Profissional de Educação Física
Especialista; Membro da Certificação da Empresa Gallo Personal System
Pós Graduando em Fisiologia do Exercicio,Biomecânica e Personal 
Pós Graduando em Nutrição Esportiva na LABORO/ESTÁCIO
Professor Capacitado em 
CORE 360 Treinamento Funcional
Capacitações em Personal Trainer
com os professores e Drs José Carlos Gallo e André Fernandes II



Hoje em dia muitas pessoas já aderiram a prática de atividades e exercícios físicos seja por indicação médica,estética ou bem estar, muitas pessoas faz exercícios físicos sem antes submeter a uma avaliação por um profissional de Educação Física o único competente e  habilitado a realizar uma Avaliação Física segundo a Lei nº 9696/98, do Conselho Federal de Educação Física. No entanto alguns Leigos formados em Educação Física não gostam ou desconhece a relevância de realizar uma avaliação, este tipo de profissionais leigos quando chega um cliente na sua academia ou na que ele trabalha ele invés de realizar uma avaliação física ou clinica ele já indica 30 minutos de esteira ou bicicleta ergométrica ou demais aparelhos aeróbicos ou  coloca o aluno em um aparelho de musculação e indica uma série de 3x15, e uma determinada carga sem realizar nenhum tipo de teste ou avaliação sem saber que o aluno possuem algum tipo de lesões problemas na coluna ou que é diabético,hipertenso ou possuem outras patologias.
Esse tipo de prescrição é chamado de receita de Bolo, e esse profissional leigo é chamado de feiticeiros.   
“Pollock e Wilmore (1993),  Destacam que a Avaliação é  a necessidade de compreender as necessidades pessoais, históricas de saúde (clínica e fisiológica) para prescrever atividades físicas de forma adequada e segura.”
“Avaliação é o instrumento no processo de obtenção,aplicação e delineação de informações descritivas de julgamento sobre a capacidade física funcional e de proporções morfológicas que visam um perfil global do condicionamento físico do aluno ou atleta avaliado, para interpretação e análise dos dados obtidos.” MOLINARI(2000)

Papel profissional de Educação Física
O profissional de educação física é capacitado a avaliar, prescrever, controlar e orientar a atividade física, respeitando as individualidades e necessidades dos alunos, sem que os mesmos corram riscos.
J.C.S.,Gallo (19…)

Ressalvando que todo atletas ou  praticante de atividade  e exercícios físicos que não realiza uma Avaliação seja prévia ou completa antes de iniciar um planejamento seja qual for o seu objetivo corre um grande risco de complicações sérias como lesões,e erros nos seus objetivos almejados. Desta forma é fundamental o individuo primeiro procurar um médico para fazer um Exame de hemograma completo no soro e no plasma (exame de sangue), para conferir como está o seu colesterol ,glicemia em jejum, e hormônios e também procurar uma nutricionista para preparar um planejamento alimentar de acordo com as suas necessidades alimentar. Estes três profissionais Educador Físico,Médico,Nutricionista e também o Fisioterapeuta tem que trabalharem juntos nesse processo só assim o  mundo vai ser mais saudável e as patologias vão diminuir.

A importância da avaliação da aptidão física, saúde e padrões de normalidade.

A ideia da a publicação a seguir é de esclarecer e identificar a importância de uma avaliação da aptidão física, e após a interpretação da mesma seguir com uma tomada de decisão e planejamento de treino.


·                     Por que avaliar?

1.                 Acompanhar as mudanças  comportamentais e fisiológicas;
2.                 Respeitar as características genéticas;
3.                 Identificar os objetivos intrínsecos e extrínsecos;
4.                 Possibilitar uma prescrição de exercícios físicos adequados a situação do aluno.

A avaliação pode ser resumida em cinco etapas: Medição, Comparação, Interpretação, Tomada de decisão e Planejamento.



A avaliação física deve ser feita periodicamente para um melhor acompanhamento dos resultados. Portanto, não faça apenas uma vez. A reavaliação pode ser feita a cada 2 ou  3 meses nas academias. Outra dica é o uso de um monitor cardíaco  durante o seu exercício, pois ele ajuda a acompanhar os batimentos cardíacos e saber se está na zona  certa que no caso da perda de gordura é a lipolítica e o ganho de massa magra é a glicolitica, o treinamento customizado realiza uma avaliação física,clinica e funcional e o treinamento é totalmente Individualizado.

TREINAMENTO CUSTOMIZADO O QUE É ISSO? COMO FUNCIONA? QUEM CRIOU?

Vamos responder a sua pergunta por etapa rsrs (risos). Primeiro o criador deste treinamento customizado é o  e doutor for o Prof. José Carlos Gallo em  Educação física e Fisioterapia Com um vasto currículo, que inclui Especialização em Avaliação Funcional e Controle da Atividade Física, na Alemanha, e Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfo-Funcional, o Prof. José Carlos Gallo (CREF 002297-G/RJ) é um dos precursores do Personal Training no Brasil. Além de proferir palestras em Universidades e Congressos no Brasil e exterior, criou um software de avaliação corporal, fator de risco coronariano e avaliação e prescrição de treinamento aeróbio personalizado.
José Carlos Gallo o “Gallo”,o personal das celebridades da Rede Globo, sua primeira cliente de personal foi a cantora Daniela Mecury ,e em um programa da Xuxa, a Xuxa Meneguel perguntou a Daniela como ela tinha emagrecido rápido e Daniela falou do seu personal o Baiano José Carlos Gallo,Xuxa não mediu esforço contratou o personal e levou para o Rio de Janeiro para acompanhar ela pois ela queria engravidar,Gallo fez um planejamento bem elaborado e monitorado e logo Xuxa engravidou de Sasha, e o personal teve que ficar no Rio de Janeiro durante e depois da gravidez.
Na entrevista a seguir realizada pela Revista Conselho de Educação Física , ele nos conta como ingressou na área e afirma: Todo o exercício deve ser supervisionado por um Profissional de Educação Física capacitado para avaliar, prescrever e controlar a atividade física, sempre respeitando as individualidades, objetivos e limitações dos alunos, sem que os mesmos corram riscos.

E.F. Como você se tornou personal?
 Gallo - Comecei no atletismo e fui recordista brasileiro e sul-americano de lançamento de dardo. Estudava Engenharia de Minas e resolvi fazer Educação Física. Trabalhei em diversas academias, todas na Bahia. Comecei a trabalhar também paralelamente com o Atletismo. Nas academias, comecei a fazer um trabalho individualizado, utilizando todas as minhas experiências de performance e de aproveitamento. Utilizava tudo o que aprendi no Atletismo nos mínimos detalhes, direcionando para a qualidade de vida. Em 1988, fui convidado para trabalhar no Esporte Clube Vitória, da Bahia, na implantação das divisões de base do time de futebol. Em seis meses, fui promovido ao time profissional. Em 1990, fui trabalhar no time Aliança de Lima, fazendo o mesmo trabalho que fazia no Vitória. Cheguei à seleção de futebol peruana. Em 1993, eles me ofereceram um curso de especialização na Alemanha, de Avaliação Funcional.

Retornei ao Brasil, para o Vitória, e fui vice-campeão brasileiro de futebol profissional. Nessas andanças e dando aula na Universidade Católica de Salvador, recebi um convite da Daniela Mercury para fazer um trabalho de personal . Através da Daniela, recebi um convite da Marlene Mattos, na época empresária de Xuxa Meneghel, para fazer um trabalho com a Rainha dos Baixinhos. Foi um trabalho muito diferente, bem direcionado e detalhado. A partir destes contatos, trabalhei com diversas personalidades, como: Carolina Ferraz, Christiana Oliveira, Júlia de Almeida (filha do autor Manoel Carlos) e a Déborah Secco. Atualmente trabalho com a Xuxa, Luma de Oliveira, Murilo Benício e Giovana Antonelli. Além de ter sido responsável também por cuidar da forma física de algumas modelos que posaram para a revista masculina “Playboy”

COMO É ESSE TREINAMENTO CUSTOMIZADO?

Treinamento Customizado,ressalvando é um método de treinamento no qual visa a individualizar o treinamento visando principalmente as características especificas tendo em vista que cada pessoa é um ser único, levando em consideração o principal principio de treinamento, a Individualidade Biologica.
Um exemplo você Já se sentiu realizando uma receita de bolo durante o seu treinamento?
Vamos explicar melhor:
Chega uma cliente do sexo feminino iniciante na academia e procura o professor ali presente, e diz que está um pouco acima do peso e quer perder uns quilos.
O professor rapidamente diz: pode ir para esteira fazer 20 a 30 minutos e depois leva ela para a sala de musculação e passa a série de 3x15 e fala você tem que queimar gordura e para isso tem que fazer muita repetições e fala vamos transformar essas gordurinhas em músculos.
Aí deixa a iniciante lá sozinha e logo depois conversa com outra menina mais bointa que está ao lado isso é LAMENTÁVEL. Ah tem mais ele começa o treinamento sem nenhuma avaliação física ou clinica, e sem mesmo pedir nenhum exame de sangue da cliente para ver como está o seu colesterol, glicemia em jejum e os hormônios,que ela tem algum problema postural etc.
Professor ou Feiticeiro?
Com todo respeito, mas quem consegue prescrever algum tipo de exercício sem dados do seu aluno,deveria ser chamado de bruxo e não de professor, pois só pode ser bruxaria que ele descobre o que você precisa, em que quantidade,quais são as suas deficiências e necessidades.
ENTÃO COMO CUSTOMIZAR UM TREINAMENTO?
A primeira coisa que deve ser feita antes de se iniciar um programa de exercícios customizados, é avaliar.

Avaliar fisicamente: Peso corporal, % de Gordura, Carência Muscular. 
Avaliar de forma clinica e funcional, (aqui está o grande diferencial) Avaliar como está o funcionamento do corpo e as características básicas do individuo :

- Sexo.
- Sedentário ou ativo.
- Qualidade do sono.
- Nível de Stress ( Um dos fatores que mais influencia no treinamento).
- Peso padrão.
- Pressão arterial.
- Freqüência cardíaca de repouso.
- Leitura de exames de sangue, Colesterol total, LDL, HDL, VLDL, Glicemia.
- Índices de normalidade: Cintura, quadril. 
- Vo2máx ( maior taxa de consumo de oxigenio possível durante exercício).
- Como está distribuída a gordura corporal, de forma central, ou periférica.

Tendo esses primeiros dados básicos a prescrição individualizada deve conter:
- Modalidade
- Gasto Calórico 
- Freqüência Semanal 
- Intensidade
- Duração
- Progressão.
Uns dos pontos importantes da avaliação é obter o percentual de gordura corporal e de massa magra do individuo.
Abaixo segue uma relação dos parâmetros relacionados a essas duas variáveis para encerrar a publicação sobre avaliação.


·                     % de gordura para homens
1.                 Essencial - 5%
2.                 Limítrofe - 5-9%
3.                 Performance - 5-15%
4.                 Saúde - 10-20%
5.                 Acima do aceitável - 21-25%
6.                 Gordo - >25%
·                     % de gordura para mulheres
1.                 Essencial - 10%
2.                 Limítrofe - 10-16%
3.                 Performance - 10-23%
4.                 Saúde - 17-28%
5.                 Acima do aceitável - 29-35%
6.                 Gorda - >35%
·                     Índice de massa muscular magra para homens, segundo Prof. Esp. José Carlos Gallo
1.                 Carência muscular - <85%
2.                 Na média - =85%
3.                 Ideal - de 86% a 94%
·                      Índice de massa muscular magra para mulheres, segundo Prof. Esp. José Carlos Gallo
1.                 Carência muscular - <77%
2.                 Na média - =77%
3.                 Ideal - de 78% a 91%

Este é apenas um exemplo de alguns dados necessários para uma prescrição segura e eficaz. 
Por isso o resultado acontece de forma espantosa, e rápida. Pois nada é feito no "chutometro" ou na "bruxaria". 
Nós profissionais da área da saúde não podemos fazer testes, nada pode ser feito no achismo, por isso levamos o nome de profissionais!

Infelizmente em todas as áreas vemos maus profissionais, por isso fique atento a quem você confia sua saúde e seu corpo, cuide bem dele, ele é seu bem mais valioso !
Tenha um profissional capacitado, e maximize seus resultados, sem correr riscos a sua saúde.


Pollock e Wilmore (1993),  destacam a necessidade de compreender as necessidades pessoais, históricas de saúde (clínica e fisiológica) para prescrever atividades físicas de forma adequada e segura.”
TESTAR ------MEDIR-------AVALIAR           PRESCREVER?
“Não há teste que substitua o julgamento profissional e pessoal.”


QUAIS OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA UMA AVALIAÇÃO FISICA,CLINICA,FUNCIONAL DO TREINAMENTO CUSTOMIZADO?

- Adipômetro

-Fita Métrica

-Balança digital

- Software GPA Gallo (Avaliações Fisica,Clinica,Funcional,e Prescrição de exercícios aeróbicos e anaeróbios)



Monitor Cardíaco   


Aparelho de medir a Glicemia  
Medidor de Pressão Arterial Digital












REFERÊNCIAS








Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
































Nenhum comentário:

Postar um comentário