quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

E O ALIMENTO COMO EU PESO CRU OU APÓS O ALIMENTO?





Como a maioria das dietas no meu cardápio foi prescrito o consumo de alimentos em gramas. Por isso, minha primeira e melhor aquisição foi uma balança digital. Na primeira semana da dieta eu ainda não tinha a balança e depois que comprei descobri que estava consumindo alguns alimentos a mais e outros em menor quantidade.

Acredito que a margem de erro entre as medidas caseiras, pode atrapalhar e muito os resultados de um programa alimentar levado mais a sério.

Sempre prefiro calcular as porções com os alimentos após o preparo, o que pode levar alguma má interpretação quando não se tem a ideia do fator de cocção de alguns alimentos, como carnes, cereais e tubérculos. O peso de um "bife" cru, é totalmente diferente do seu peso pronto.

Caso a pessoa prefira programar as compras no mercado/açougue a partir dos alimentos crus, podemos usar uma tabela de cocção para o cálculo.

Carne bovina (patinho) = 0,67
Peito de frango = 0,68
Arroz = 1,97
Batata-doce = 1,08
Mandioca/macaxeira = 1,16

Por exemplo, 200 gramas de peito de frango cru, equivalem à aproximadamente 136 gramas de peito de frango cozido/grelhado/assado. Já 100 gramas de arroz cru, equivale a 197 gramas de arroz cozido.

Ontem fiz o teste com macarrão integral e pesei 55 gramas de macarrão cru..... após cozido as 55 gramas viraram 110 gramas. Exatamente o dobro!

por Nelson Personal Fitness #Treinamento #Customizado
Especialista (Membro da Certificação da Empresa Gallo Personal System)
#Pós Graduando em Nutrição Esportiva
Pós Graduando em Fisiologia do Exercício,Biomecânica e Personal na Laboro/Estácio

fonte:arquitetandocorpoemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário