sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CÃIBRAS MUSCULARES? LEIA ENTENDA AS CAUSAS


 O QUE É CÃIBRAS MUSCULARES?

Sinônimos: cãibras - musculares
As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular. Elas acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna. Uma cãibra pode começar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.
É mais comum uma cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo. As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. A falta de condicionamento físico e a fadiga  também podem ser responsáveis pelas cãibras e outras lesões musculares.

CAUSAS

O uso excessivo de um músculo,desidratação,tensão muscular  ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma cãibra muscular. Em muitos casos, no entanto, a causa exata do sintoma é desconhecida.
Embora a maioria das cãibras musculares seja inofensiva, algumas podem estar relacionados a uma condição médica subjacente, tais como:

Estreitamento das artérias
Compressão do nervo
Deficiência de potássio ,cálcio ou magnésio
Uso de medicamentos diuréticos
Diabetes
Doenças
neurológicas
Doenças no fígado
Distúrbios da tireóide
Alcoolismo  

São clássicas as cenas do jogador de futebol, que pega a bola, sai em disparada rumo ao gol, quase certo, e de repente cai, contorcendo-se de dor nos músculos da perna.
Câimbras podem acontecer quando menos se espera. De repente, a pessoa sente uma dor intensa provocada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas. As contrações usualmente se instalam nos membros inferiores e ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos.
Causas
Em geral, as câimbras musculares são causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais. Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas.
Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar:
1) Uso exagerado da musculatura
São as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos. No entanto, elas podem ocorrer, também, nas mãos, nos braços e no pescoço como resultado de atividades como escrever, digitar ou trabalhar com ferramentas na mesma posição durante muito tempo.
2) Desidratação
A água facilita as contrações e o relaxamento das fibras musculares e dos tendões. A falta dela deixa-os mais sujeitos a espasmos.
3) Baixas temperaturas
O frio faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída, o que facilita a ocorrência de espasmos das fibras musculares.
4) Má circulação
Nos mais velhos, o estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado por placas de aterosclerose pode provocar câimbras, quando a musculatura é solicitada com mais intensidade.
5) Compressão de raízes nervosas
Artroses e perda de elasticidade dos discos que ficam entre as vértebras da coluna lombar podem comprimir os nervos, que saem para inervar os membros inferiores, e provocar dor. Essa dor fica mais forte à medida que a pessoa anda e pode adquirir as características típicas das câimbras. No entanto, ela melhora quando a coluna fica ligeiramente flexionada para frente, por exemplo, na posição que a pessoa assume ao empurrar o carrinho do supermercado.
6) Carência de sais minerais
Falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta alimentar pode estar por trás de quadros de câimbras frequentes. Pessoas hipertensas que tomam diuréticos geralmente perdem potássio.
7) Outras causas
Portadores de diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e mulheres grávidas estão mais sujeitos a desenvolver episódios dolorosos de câimbras.
Prevenção
Câimbras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises:
1) Boa hidratação
Tome bastante líquido durante o dia, especialmente antes de praticar exercícios vigorosos. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade.
2) Exercícios de alongamento
O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as câimbras ocorrerem mais à noite, faça os alongamentos antes de deitar-se.
3) Alimentação balanceada
Inclua frutas e verduras na sua dieta habitual. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo.
Tratamento
Na maioria das vezes, os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente. Analgésicos e anti-inflamatórios não têm utilidade nenhuma no tratamento das câimbras. No entanto, nas crises, algumas medidas simples podem representar a melhor forma de tratamento.
1) Alongamento e massagem
Alongar o músculo em espasmo e massagear a área afetada com movimentos circulares são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor.
Quando as câimbras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os músculos da batata da perna. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e  sticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
2) Aplicação de calor no local
O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos músculos.
Recomendações
* Não desanime. Os exercícios de alongamento levam tempo para produzir os efeitos necessários para prevenção e controle dos episódios de câimbras;
* Converse com seu médico a respeito da recorrência dos episódios se você faz hemodiálise ou toma remédios contra a hipertensão;
* Repouse um pouco e não force a musculatura afetada pelos episódios dolorosos;
* Lembre que a banana é um alimento rico não só em potássio, mas tambémem carboidratos. Além disso, não está provado que ela seja altamente eficaz para prevenir os episódios de câimbras.
FATORES DE RISCO

Fatores que podem aumentar o risco de cãibras musculares incluem:
  • Idade avançada
  • Desidratação
  • Gravidez
  • Ingestão excessiva de álcool
  • Presença de doenças metabólicas.
Diagnóstico e Exames

BUSCANDO AJUDA MÉDICA

Cãibras musculares geralmente desaparecem por conta própria e raramente necessitam de cuidados médicos. No entanto, busque ajuda profissional se a cãibra:
  • Causa desconforto grave
  • Está associada com inchaço na perna, vermelhidão ou alterações cutâneas
  • Está associada com fraqueza muscular
  • Acontece com frequência
  • Não melhora com o autocuidado
  • Não está associada a uma causa óbvia, como exercício extenuante.
NA CONSULTA MÉDICA

Especialistas que podem diagnosticar a tratar as causas de cãibras são:
  • Clínico geral
  • Fisioterapeuta
  • Fisiatra
  • Educador Físico
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
  • Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
  • Quando os sintomas começaram?
  • Os sintomas são graves e/ou frequentes?
  • Alguma coisa parece causar o sintoma, como exercício físico?
  • Você desenvolve cãibras mesmo enquanto está em repouso?
  • O alongamento aliviar suas dores?
  • Você tem outros sintomas, incluindo fraqueza muscular, dor ou dormência?
  • Você tem parentes próximos com histórico de cãibras musculares?
  • Você já notou qualquer alteração na urina após o exercício?
  • Você usa algum tipo de droga recreativa ou para o esporte?
Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.

TRATAMENTO E CUIDADOS 

  CUIDADOS

Para aliviar a dor de cãibras musculares, você pode aplicar uma compressa quente ou fria nos músculos doloridos ao primeiro sinal de um espasmo. Você pode usar um pano quente, uma almofada de aquecimento, um pano frio ou gelo.
Se a dor não melhorar, tente tomar um medicamento anti-inflamatório de venda livre, como o ibuprofeno. Ele pode ajudar a esticar suavemente os músculos doloridos.
Cãibras musculares podem interromper o seu sono. Converse com seu médico ou médica sobre a necessidade de um medicamento para ministrar durante o sono e amenizar os espasmos musculares.
Se você tiver uma condição médica subjacente, discuta opções de tratamento com seu médico ou médica. Controlar a causa de cãibras musculares pode melhorar os sintomas e aliviar espasmos. Por exemplo, se você tem baixos níveis de cálcio ou potássio, podem ser receitados suplementos.
Outros cuidados para prevenir as cãibras incluem:
  • Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física
  • Ingerir líquidos adequadamente
  • Tenha uma dieta equilibrada
por Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado

 fonte

 http://www.minhavida.com.br

 http://drauziovarella.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário