sexta-feira, 18 de outubro de 2013

OBESIDADE INFANTIL E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.


È visível que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa, que ela pode determinar várias complicações na infância e na idade adulta, na infância pode ser mais difícil porque nessa fase esbarramos nas mudanças de hábitos, a falta de tempo dos pais com a criança, o preconceito, e o desinteresse sobre assunto.
De acordo com relatos da Organização Mundial da saúde, a prevalência da obesidade infantil tem crescido muito em torno de 10 a 40 %  na maioria dos países europeus nos últimos 10 anos, a obesidade ocorre com freqüência no primeiro ano de vida,entre 5 a 6 anos e na adolescência.
Nos Estados Unidos cerca de 25%  de 6 a 17 anos de idades são obesos.
A obesidade infantil está associada a conseqüências negativas para a saúde da criança e do adolescente, incluindo dislipidemias, inflamações crônicas, aumento da tendência a coagulação sangüínea, disfunção endotelial, resistência a insulina, diabetes tipo 2, hipertensão, complicações ortopédicas, alguns tipos de cânceres, apnéia do sono, estatohepatite não alcoólica. Quadro psicológico conturbado, com diminuição da auto- estima depressão e distúrbio da auto-imagem, também está associado à obesidade infantil. 
Como a criança obesa tem um maior risco de tornar-se um adulto obeso, poderá haver conseqüências profundas na saúde publica nos próximos anos como resultado das comorbidades associada à obesidade, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas isquêmicas e infarto.
A falta de atividade física atenua a capacidade física em pacientes com sobrepeso quando comparados a crianças magras da mesma idade. Porém, ainda é bastante controverso se a inatividade física é conseqüência da obesidade. O grau de condicionamento cardiovascular estava diretamente proporcional ao aumento de massa magra (livre de gordura) e inversamente proporcional ao aumento de massa gorda.
Em nosso meio a obesidade infantil é um sério problema na vida pública, ela além de prejudicar a saúde de nossas crianças, ela se também deixa a criança para baixo, pois muitas vezes acontece o tão pesadelo chamado de Bullying, baixando assim o interesse das crianças de freqüentar a escola.
Os pais têm muitas das vezes culpa nesse processo, pois não educa o seu filho desde pequeno a terem uma alimentação saudável,e fazendo tudo o que o filho quer, dando refrigerantes, doces exagerados, comidas gordurosas, e não incentivando a eles a participarem de atividade física. Por isso essa criança acaba na frente de uma televisão ou de um computador.
Querer, dever e poder emagrecer é questões importante que pode exigir investimentos, determinação, que contribuirá especificamente no emocional, intelectual e fisicamente.
Alguma dica importante que pode contribuir para esse processo e ser bem útil para você e suas crianças:
Primeiramente ingressar em uma atividade física, aumentar frutas e verduras,diminuir ou trocar refrigerantes pelo suco natural,diminuir o hábito de assistindo televisão,diminuir os alimentos ricos em gorduras, diminuir os doces, aumentar a atividade física,participar de educação física na escola,ensinar a criança a importância de uma alimentação saudável e as conseqüências que a obesidade pode trazer a vida, ensinando em forma divertida com desenhos e brincadeiras, Os pais tem que assumir um comprometimento de responsabilidade com o médico, o nutricionista e o profissional de educação física todos tem que trabalhar juntos nesse processo, de reeducação para uma boa qualidade de vida de sua criança, e contribuir para acabar ou amenizar os altos índice de obesidade no Brasil, a educação,a atividade física, e a família são requisitos imprescindíveis para esse processo.

Por: Nelson Personal Fitness 000733 G/TO
Profissional de Educação Física  
Graduado em Licenciatura Plena  na UNIRG.
Personal trainer capacitado e especiliazando em Personal Trainer e atividade física e avaliação e prescrição de exercícios com a empresa Gallo Personal Systems Brasil.
Professor capacitado em treinamento funcional pelo Core 360º


REFERÊNCIA


 SMF Villares, MM Ribeiro, AG SILVA - Revista da Abeso, 2003 - luzimarteixeira.com.br





EXERCICIOS FÍSICOS PARA IDOSOS QUAIS OS BENEFÍCIOS?



Muitos estudos já realizados por muitos especialista já comprovaram que  prática de atividade física, sem dúvida, ajuda o nosso corpo a ficar fortalecido e longe de uma série de doenças. 
Por muito tempo os idosos foram considerados sinônimos de invalidez, como se fossem velhinhos que não entendem muito bem o que falamos ou que não consegue fazer nada sozinho - mas isso está longe de ser verdade. Hoje vemos muitos homens e mulheres com mais de 60 anos que estão ativos, levando suas vidas com saúde e um sorriso no rosto, participando ativamente de grupos de atividades fisicas, e seguindo corretamente uma reeducação alimentar.
Segundo a OMS-Organização Mundial de Saúde,a terceira idade se inicia após os 60 anos. Após esta fase o envelhecimento traz com ele problemas como atrofia muscular,frauqeza funcional,desclassificação e outros problemas. Apesar do envelhecimento ser processonatural na vida do ser humano,alguns fatores contribuem para que esta fase seja vivida com mais tranquilidade.E um desses fatores é a prática de uma atividade física moderada e controlada se possível por um profissional de educação física que seja habilitado para prescrição corretos dos exercícios.
O envelhecimento esta associado á perda de massa muscular, da flexibilidade e também da redução da força muscular. A prática demexercicios na terceira idade ajuda a melhorar a qualidade de vida , previne várias doenças e ainda diminui os riscos de morte súbita.


OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA TERCEIRA IDADE?


Além de ser uma grande aliada para saúde dos idosos,a atividade física evita o sedentarismo, que é um importante fator de risco para morte súbita e também para a doença arterial coronariana. Portanto é muito importante incluir os exercicios físicos na rotina dos idosos além de promover a saúde, atua na promoção da qualidade de vida.

Os principais benefícios da atividade física na terceira idade: 


  • Diminui os riscos de depressão e os níveis de estresse; 
  • Aumenta o HDL, que é o colesterol bom; 
  • Ajuda no controle da pressão arterial; 
  • Reduz a obesidade; 
  • Previne doença arterial coronariana; 
  • Aumenta a expectativa de vida; 
  •  Melhora os níveis de açúcar no sangue; 
  • Melhora a qualidade do sono; 
  • Em mulheres, reduz o risco de câncer do colón e de mama e em homens, reduz o risco de câncer de próstata; 
  • Aumenta a densidade óssea e previne a osteoporose; 
  • Eleva a autoestima e o bem-estar;
E por fim concluimos que a atividade física é benéfica para a terceira idade.No entanto alguns cuidadodos deve ser tomados antes de iniciar um programa de atividade física, principalmente uma exame médico, uma avaliação física feita por um profissional de educação fisica e seu acompanhamento, e também definir quais as atividades que são propícias para essa fase, trago aqui algumas atividades físicas recomendadas segundo muitos colegas profissionais especialistas tais como: musculação.,caminhada ,hidroginática,natação,Pilates,dança, e não podemos de ressaltar que uma alimentação saudável e equiilibrada contribuem especialmente nesse processo.


Por: Nelson Personal Fitness 000733 G/TO
Profissional de Educação Física  
Graduado em Licenciatura Plena  na UNIRG.
Personal trainer capacitado e especiliazando em Personal Trainer e atividade física e avaliação e prescrição de exercícios com a empresa Gallo Personal Systems Brasil.
Professor capacitado em treinamento funcional pelo Core 360º


REFERÊNCIA




http://www.saudecerto.com/2013/01/atividade-fisica-na-terceira-idade.html



SMF Villares, MM Ribeiro, AG SILVA - Revista da Abeso, 2003 - luzimarteixeira.com.br


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ÁRBITRO RICARDO BARTZ ATUOU NO CLÁSSICO DA SÉRIE OURO EM TAQUARALTO.




Reflexo,competência,determinação,pulso duro,e seriedade essas são as características do O árbitro Ricardo Goncalves Bartz, pertencente ao quadro da Federação Tocantinense de Futsal. Bartz apitou o jogo do último final de semana na cidade de Taquaralto, um grande jogo entre as equipes:
Taquaralto Futsal x Osmiki Futsal. Partida esta válida pelo Estadual Série Ouro 2013 de Futsal.
O árbrito Bartz é formado em educação física e também é policial militar, filho de família Gaucha e torcedor fanástico do Grêmio de Porto Alegre , Ricardo  esbanja o amor pelo esporte e principalmente o futsal. Bartz reside na cidade de Gurupi Tocantins Região sul do estado e sempre está atuando nos campeonatos regionais e estaduais, muita vez lado de sua amiga,a competente Mônia Praxedes que também é arbitra do quadro da federação Tocantinense de Futsal, e profissional de educação física. A alegria de atuar no Jogo em taquaralto saiu na escala na última quinta feira 10, ansioso pela atuação Ricardo esperou até o ultimo minutos para a divulgação da relação do seu nome na lista de atuação da rodada pelo Departamento de Arbitragem da Ftfs.

O Jogo

 O jogo bem disputado e com uma boa presença de público que abrilhantaram o evento,
 A partida, realizada na noite deste sábado (12/10), foi válida pelo Campeonato Estadual Série de 2013.
A primeira etapa foi bastante movimentada e logo no inicio o time do Osmiki Futsal, abriu o marcador, com gol de Orlando Dias, mas a equipe do sul da capital, reagiu rápido e aos 06min29, com gol de Marcos Vinicius.
Mais ofensivo, o time do Osmiki Futsal foi para cima do adversário e aos 09min54, José Roberto fez o segundo gol do time de Guarai, antes do intervalo o Osmiki ainda fez mais um com Pablo Wiglo e deram números finais a primeira etapa – 3 a 1.
Atrás no placar, o Taquaralto Futsal foi para o tudo ou nada no segundo tempo e cresceu na partida. Na base da pressão, a equipe comandada pelo técnico Alex Fabian pressionou e chegou ao segundo gol, aos 29min30, com Lucas Dias.
A equipe do Taquaralto continuou pressionando em busca do empate, o gol saiu aos 34min10, com Egerton Martins, que finalizou com precisão para decretar a igualdade em Palmas – 3 a 3, resultado final.
Com o resultado de igualdade o time do Taquaralto Futsal/City Lar assume a vice liderança da competição, com quatro pontos ganhos, mesma pontuação do Osmiki Futsal, mas o time do Taquaralto leva vantagem no critério de desempate, gols marcados. 
Bartz esteve seguro nas decisões tomadas na partida e com o seu jeito sério de atuar sobre prevalecer a boa atuação, o jogo foi emocionante e as duas equipes bem postada em quadra não poderia sair outro resultado de empate, 3 a 3 igualado o placar assim foi o resultado até o apito final  do arbitro Ricardo Bartz mais uma vez provou que é capacitado e tem um comprometimento bem elevado e experiência para atuar mais vez nos certames realizado pela Ftfs Federação Tocantinense de futebol de salão.A nossa região sul do estado está bem representado pelos árbitros que aqui possuem Ricardo bartz, Mônia Paxedes e demais árbitros.

POR: Nelson Personal Fitness 000733 G/TO








terça-feira, 15 de outubro de 2013

EXERCICIOS FÍSICOS DURANTE E APÓS A GESTAÇÃO, PREJUDICA O FETO OU NÃO?

                    Foto: https://www.google.com.br/


Atividade física é uma ação comprovada que pode trazer muitos benefícios para nossa saúde desde a infância a terceira idade. Os exercícios físicos durante a gravidez, além de preparar o corpo para as mudanças que ocorrem durante o período gestacional, ganho de peso, transformações pélvicas, sobrecarga na coluna, entre outras. Com eles, é possível ajudar a reduzir o tempo de trabalho de parto e o de recuperação pós-parto, e também diminuir o risco de diabetes gestacional. Além disso, exercícios de fortalecimento mamar, ninar, dar banho etc. Importante levar em consideração antes de decidir qual atividade que vai fazer, tem que levar em consideração se ela a mulher antes de engravidar era sedentária ou ativa. E durante a gravidez, deve diminuir controlando a freqüência, ritmo, duração, e o tempo a medida que a gravidez se evolui. Os exercícios devem ser orientados por um profissional de educação física habilitado para elaboração e prescrição dos exercícios com as adaptações, os exercícios bem orientados para promoção de benefícios para a grávida e para o feto. Existem diferentes exercícios físicos recomendados pelos especialistas para uma gestante tais como: a caminhada, musculação, hidroginástica entre outras. Diversos estudos têm desmontado os verdadeiros benefícios dos exercícios físicos para gestante, porém devido às mudanças fisiológicas, morfológicas, psicológica a uma mulher grávida deve participar de uma atividade física orientada e controlada e beMm elaborado por um profissional de educação física.
Existem numerosos benefícios biológicos e psicológicos do exercício durante a gestação:
Manutenção ou melhora do condicionamento físico 

Menor ganho de peso e adiposidade materna 

 Diminuição de complicações obstétricas 

Menor risco de parto prematuro 

Diminuição do risco de diabetes gestacional 

Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesárea 

Melhora da auto-estima e auto-imagem 

Melhora da sensação de bem estar 
Diminuição da sensação de isolamento social 
 Diminuição da ansiedade, do estresse e do risco de depressão.
Os alongamentos são bem recomendados pelos especialistas, o alongamento deve ser executado de baixa intensidade sem movimentos bruscos e desconfortáveis, a respiração também é suma importância durante a execução dos exercícios. A musculação, por exemplo, é uma atividade muito usada hoje nas academias e por professores que trabalham com treinamento personalizado.

MUSCULAÇÃO NA GESTAÇÃO

A prática de atividades físicas por mulheres grávidas as sempre se constituiu em um assunto bastante divergente. Historicamente, muitas dúvidas e questões foram levantadas sobre o tema, já que as gestantes apresentavam preocupações quanto a ocorrência de nascimentos prematuros, receios de abortos, baixos desenvolvimento do feto lesões musculoesqueléticas, entre outras, em função da prática de exercícios. Hoje em dia, sabe-se que estas preocupações não devem existir em uma gestação sadia, pois pesquisas recentes demonstraram que essa participação regular de grávidas em um programa de atividades físicas pode melhorar o condicionamento fisiológicos das mães, restringir o ganho de peso sem comprometer o desenvolvimento do feto e ainda facilitar a recuperação pós-parto. Então mamãe consulte o seu médico regularmente, e procura um profissional de educação física habilitado e qualificado para o acompanhamento durante e após a sua gestação, evite o fumo, bebidas alcoólicas, atividades exageradas e comer exageradamente, pois tudo que ingere e faz com o seu corpo será recebido pelo o feto na sua barriga.

POR: Nelson Personal Fitness 000733 G/TO

REFERÊNCIA







quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MUSCULAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, AFINAL POSSO OU NÃO POSSO? O QUE DIZ OS ESPECIALISTAS NO ASSUNTO?


Adicionar legenda
Durante muitas décadas os jovens foram poucos incentivados, vou até mais longe proibidos a realizarem exercícios de força, muitas pessoas achavam que o treinamento para um jovem  prejudicaria a sua taxa de crescimento ósseo e retardava o desempenho músculo-esquelético dos jovens.
Hoje, e cada vez mais, essas crenças vão sendo desmitificadas por estudos científicos que afirmam, claramente, que o treino da força beneficiada a saúde de todos.


AFINAL POSSO OU NÃO POSSO?

Em primeiro lugar, é sempre aconselhável que a criança e o adolescente possam escolher as atividades que preferem praticar, porque fazendo o que escolheramhá mais chances de conseguir manter uma regularidade de frequência e empenho.

   Uma recente pesquisa do Institute of Training Science and Sports Informatics , realizada em Colônia, na Alemanha, demonstrou, a partir de dezenas de estudos feitos nas últimas décadas sobre treino de força para meninos e meninas entre 6 e 18 anos, os benefícios dos exercícios de musculação para essa faixa etária. Você pode acessar os resultados dessa pesquisa,  publicada na página do Conselho Federal de Educação Física (Confef), no seguinte endereço: www.confef.org.br/extra/noticias/conteudo.asp?id=396&textoBusca=. Acesso em: 18 fev. 2011.
Mas cuidado!
•       Entretanto, fiquem atentos! Não é sair por aí fazendo o exercício de forma desordenada. O respeito as regras de segurança na utilização dos equipamentos é fundamental para prevenção de acidentes. As diferenças individuais entre cada praticante também. Vejamos: - Você não deve usar a mesma série de exercícios de seu colega porque com ele deu certo. Cada pessoa é diferente uma da outra e o treinamento deve ser diferente também.
 Quanto a carga utilizada, é importante falar que deve ser leve e no programa de treinamento enfatizar mais a repetição e coordenação do movimento.
•       Mas é claro que, como já frisamos várias vezes, a musculação deve ser bem orientada por um profissional de Educação Física. É importante também uma orientação e avaliação inicial por um especialista clínico.
Você precisa estar atento(a) aos objetivos dessa prática, pois o essencial não é somente ganhar massa muscular e, sim, desenvolver qualidades físicas treináveis (força, resistência, flexibilidade e coordenação de movimentos). E, além disso, ter em vista outros ganhos: aumento da autoestima, da concentração, da densidade óssea, redução do risco de lesões, controle do peso, prevenção da hipertensão e, claro fazer amigos. Há mais chances de conseguir manter uma regularidade de freqüência e empenho.
Muitos dos benefícios do treinamento de força na fase infanto-juvenil ainda são desconhecidos pela população leiga (principalmente os pais) e muitos dogams ainda são sustentados por profissionais desatualizados, despreparados, que afirmam que a musculação interrompe o crescimento,faz mal a saúde nessa faixa etária, entre outros.
Segundo o posicionamento da Nutrional Strenht and Conditioning Association, da American Orthopedic Society dor Sports Medicine, e da American Academy of Pediatrics, os principais benefícios do treinamento de força, em pré-puberes e adolescentes são:
-Aumento da força muscular, potência e resistência muscular localizada (capacidade de um músculo de realizar múltiplas repetições contra uma dada resistência).
-Diminuições de lesões nos esportes e nas atividades recreativas.
-Melhora o desempenho nos esportes e nas atividades recreativas.
-Evidências científicas demonstram também,ganhos na densidade ósseas,como exemplo a osteoporose.
Os ganhos com a prática da musculação são muitos,porém o treinamento da força não deve enfatizar o levantamento de cargas máximas ou sub-máximas, e sim salientar a perfeita realização técnicas do movimento.
Portanto podemos ver como grupo especial pode beneficiar-se do treinamento de força, que pode se tratar de crianças e adolescentes, necessitam de um maior acompanhamento de um profissional habilitado e qualificado, para orientação e monitoramento das atividades, deixando de fora os possíveis riscos aliados aos treinos mal orientado, dando assim ênfase apenas aos benéficos que a prática pode trazer que não são poucos.
Vale ressaltar que também é importante que a melhor combinação de exercícios, é aquela que alterna exercícios resistidos (musculação) com exercícios de alongamento e atividades aeróbicas como, por exemplo, caminhadas, bicicleta e natação entre outros,
E por fim  o treinamento de força para crianças e adolescentes, beneficia a criança durante o crescimento alterações que exercem influencia na sua capacidade física e na resposta ao exercício físico.
O treinamento de força para criança deve ser aplicado com critério para que não ofereça riscos a sua saúde e desenvolvimento.
O benefício par acriança são o aumento da força muscular, a redução de lesões, melhora a capacidade funcional, aumento da resistência muscular, melhora na performance esportiva e recreacional,melhor controle postural,aumento da densidade óssea, do condicionamento físico, melhora da composição corporal,aumento das alterações biomiquimicas (sangue e ácido lático) musculares,aumento das reservas de ATP-pc glicogênio e atividade enzimática nos músculos esqueléticos, e contribuem para o emagrecimento.



 Por: Neson Personal Fitness Reg: 000733 G/TO
Profissional de Educação Física 
Personal Qualificado por José Carlos Gallo
Professor Especializando em Personal Trainer,Atividade Física, e Treinamentos para diferentes grupos que precisa de cuidados especiais.Pela Empresa Gallo Personal Systems-Brasil
Instrutor capacitado em Treinamento Funcional pela Empresa Core 360º



REFERÊNCIA


http://www.artigos.etc.br/







sexta-feira, 4 de outubro de 2013

IV JOGOS ESPECIAIS DAS APAES DO TOCANTINS: APAE ALIANÇA FAZ BONITO EM GURUPI E CONSEGUE MEDALHAS NO EVENTO.


Com a participação várias  Apaes do estado do Tocantins nas  modalidades de atletismo, natação,capoeira, e futsal, aconteceram  entre os dias 27,28,29 de setembro na cidade de Gurupi do Tocantins Região sul do estado, os Jogos  Especiais das Apaes do Tocantins.
  A quarta  edição do Jogos Especiais das Apaes do Tocantins,  reuniram  as principais  cidades de Aliança, Araguaçu, Guaraí, Gurupi, Alvorada, Lagoa da Confusão, Palmas, Barrolândia, Colmeia, Paraíso, Nova Olinda, Araguaína, Porto Nacional, Dianópolis,Palmas,Araguaína entre outras cidades.
 Os Jogos Especiais das APAES 2013, teve a Realização da Federação das Apaes do Estado do Tocantins – FEAPAES-TO e APAE de Gurupi, as modalidades foram realizadas  Ginásio de Esportes de Gurupi Idanizete de Paula, No Quartel da Polícia Militar, e no centro de caminhada saudável antigo Acaí.
Participaram em torno de  400 atletas de 20 APAES do Estado do Tocantins
Modalidades: Atletismo, Natação, Futsal, Capoeira

Os Jogos Especiais das APAES é uma ação da Federação das Apaes dos Estado do Tocantins e são realizados anualmente, desde 2010, chegando neste ano na sua 4ª edição.  A organização e a realização do evento contou com o apoio da APAE da cidade de Gurupi que sediou a  edição.

O evento teve como  objetivo principal à prática, de forma continuada, de atividades físicas pelos alunos e alunas nas APAES do Tocantins. Com a realização dos Jogos, além da demonstração de técnica e vigor físico, promoveu também verdadeiros momentos de congraçamento e integração social.

Parcerias da 4ª edição:

a) Governo do Estado do Tocantins: Secretaria dos Esportes e Lazer e Secretaria da Educação e Cultura
b) Prefeitura Municipal de Gurupi
c) SESI
d) SESC
e) Visuarte
f) Cial Gurupi
g) Araguaia FM 96,7
h) Casa São Paulo Sports
  IV Jogos Especiais das APAES 2013
Realização: Federação das Apaes do Estado do Tocantins – FEAPAES-TO e APAE de Gurupi

Os Jogos Especiais das APAES é uma ação da Federação das Apaes dos Estado do Tocantins e são realizados anualmente, desde 2010, chegando neste ano na sua 4ª edição.  A organização e a realização do evento contam com o apoio da APAE da cidade que sedia a edição.

O certame têm como objetivo principal à prática, de forma continuada, de atividades físicas pelos alunos e alunas nas APAES do Tocantins. Com a realização dos Jogos, além da demonstração de técnica e vigor físico, promove também verdadeiros momentos de congraçamento e integração social.
A delegação da Apae de Aliança esteve nas disputas no evento, disputando nas modalidades futsal e atletismo.
 A equipe da  Apae de Aliança,  mesmo com pouco tempo de treinamento saiu bem no evento ressaltou o professor de Educação Física Nelson Fonseca, que assumiu a equipe da Apae e iniciou os treinamentos apenas a menos um mês, mesmo assim o treinador ressaltou que a sua equipe foi guerreira e teve comprometimento  e perseverança e união na competição , por esse motivo a equipe saiu bem no certame, parabenizando também a diretoria e funcionários da Apae de Aliança que além de acompanhar os alunos foi torcedor fanáticos que incentivaram os alunos ao bom desempenho na competição.
Conquistando três medalhas de ouro,duas de pratas e três de bronzes no Atletismo com os principais atletas:
Prova de 100 metros rasos naipe feminino (Silviane Rodrigues 3º lugar)
Prova de 50 metros naipe feminino ( Débora Cristina Valadares 3º lugar)
Prova de caminhada 25 metros naipe feminino ( Débora Cristina Valares 1º lugar)
Prova de caminhada 25 metros naipe masculino ( Bartolomeu Gonçalves Junior 1º lugar)
Prova corrida especial de 50 metros naipe masculino (Bartolomeu Gonçalves Junior 2º lugar)
Prova de Lançamento de peltas naipe masculino ( Félix Rocha 3º lugar)
Prova de arremesso de peso naipe masculino (Valmir Teles 1º lugar)
Prova de arremesso de peso naipe masculino (Cleomárcio de Sousa 3º lugar)

Com esses resultados a delegação da Apae de Aliança ficaram na classificação geral da IV edição dos jogos especiais das Apaes do Tocantins a sétima colocação deixando muitas outras para potência para trás.
O representante das Apaes do Tocantins, professor Valmir Pardal que também esteve a frente do evento disse o evento foi muito gratificante tanto para os alunos e para a nossa região Sul do estado, que a oportunidade de realizar a edição dos jogos especiais do Tocantins, onde a interação social,alegria a superação dos limites esteve presente nos tês dias de muita competição.
O professor Valmir Pardal teve como equipe apoiadora os acadêmicos dos cursos de Educação Física,Farmácia  ,Fisioterapia, que agiu como anjos das delegações das Apaes. toda as delegações contava com um anjo para orientar e acompanhar as equipes, a delegação de Aliança teve como anja a competente e atenciosa acadêmica do curso de farmácia Ester Coelho. que além de acompanhar torceu junto pela vitória da delegação da Apae de Aliança.
O balanco geral da IV Edição dos Jogos Especiais das Apaes do Tocantins, realizado em Gurupi do Tocantins foi de bem aproveito e de qualidade, Gurupi através do professor Valmir Pardal , Apae Gurupi, e demais organizadores provaram que Gurupi tem capacidade de sediar mais vezes esse importante jogos de inclusão social, parabéns a todos que contribuíram diretamente e indiretamente para realização desse evento e também a Federação das Apaes do Tocantins na pessoa do presidente Nilson Alves.

Por: Nelson Personal Fitness 000733 G/TO

REFERÊNCIA:


www.apaetocantins.org.br/









terça-feira, 1 de outubro de 2013

QUER EMAGRECER,GANHAR MASSA MAGRA? EXERCÍCIOS FÍSICOS,ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DESCANSO É A SOLUÇÃO.



Muitas Pessoas sonham em ter um corpo sarado, musculoso, bumbum rebitado, volumoso, abdômen sarado ou até mesmo um bom condicionamento físico. No entanto muita dessas pessoa se esquece de três importantes fatores que contribuem para alcançar esses objetivos, que  um é  exercício físico bem elaborado que possível com acompanhamento de um Profissional de Educação Física, monitores cardíacos para monitorar a freqüência na zona de acordo com o seu objetivo, e o descanso, pois o nosso corpo precisa descansar já a alimentação do atleta deve ser individualizada, pois cada gasto energético próprio, calculado de acordo com o seu peso, sua estrutura, idade, sexo, e após a sua atividade física (tempo,tipo,intensidade)   Para quem tem a intenção de conseguir a hipertrofia muscular ou o emagrecimento, fazer uma comparação entre o valor calórico da dieta e o gasto energético diário é o ponto de partida. Além disto, os alimentos consumidos antes, durante e após o exercício também têm papel fundamental no resultado da atividade física. Antes dos treinos, em academia ou não, tenha os seguintes cuidados: Para quem tem a intenção de conseguir a hipertrofia muscular ou o emagrecimento, fazer uma comparação entre o valor calórico da dieta e o gasto energético diário é o ponto de partida. Além disto, os alimentos consumidos antes, durante e após o exercício também têm papel fundamental no resultado da atividade física.
Antes dos treinos, em academia ou não, tenha os seguintes cuidados:
Evite praticar a atividade física em jejum;
Faça uma refeição leve cerca de 1 hora a 40 minutos antes do exercício;
Opte por alimentos de baixo a moderado índice glicêmico. Assim, frutas como maçã, pêra  além de pães (de preferência com uma mistura de farinha branca e integral), torradas e sucos naturais podem ser usados antes da prática;
O consumo de alimentos fontes de carboidratos durante o exercício complementa a quantidade do nutriente ofertada pelas bebidas carboidratadas. Assim, frutas, barras de cereal e carboidratos em sache podem ser usadas a cada meia hora de prática da atividade.
O cuidado com a alimentação continua após o término do treino ou da prova. Assim:
Tente incluir uma refeição tão logo a sua atividade termine. O ideal é que a atividade  pós-exercício seja realizada nas duas primeiras horas após a prática. Caso seus horários não permitam incluir uma boa refeição após o treino, tenha sempre consigo uma barra de proteína, um sache de mel procure ingeri-los junto a sucos e iogurtes. Estes alimentos farão com que você aguarde o horário da refeição com mais tranqüilidade;
Após o exercício é sempre importante incluir alimentos com o índice glicêmico mais alto como pão branco, arroz, mel, sucos, frutas como melancia, banana. Associe a este carboidrato fontes e de proteínas como peito de frango, atum, queijos, peito de peru;
O consumo de módulos de proteína (Whey Protein, albumina), cápsulas de aminoácidos ou hipercalóricos pode estar ou não indicado dependendo de cada indivíduo.
Então veja a seguir como ter uma alimentação adequada para os exercícios:
Primeiro vamos deixar claro que a alimentação de um praticante de atividade física e a alimentação de um atleta devem ser diferentes, já que possuem objetivos diferentes. E nesse momento trataremos da nutrição para os praticantes de atividade física regular, visando o aumento de massa muscular e a perda de gordura.
O carboidrato é a fonte de energia mais rápida. Temos estoques em nosso organismo desse nutriente, porém são limitados, por isso fique atento com o consumo desse importante nutriente. Por isso para aqueles que desejam emagrecer, nada de fazer dietas radicais, excluindo esse ou qualquer outro nutriente.
A quantidade recomendada por dia é que seja em torno de 60% da sua alimentação diária, dando preferência por carboidratos complexos (batata, macarrão, arroz integral, pão, etc). De 1 a 2 horas antes dos exercícios o ideal é consumir pelo menos uma fonte deste nutriente e logo após também, pois antes ele te dará a energia que você precisa para gastar no exercício e depois é necessário para repor os estoques no organismo, recuperando também os músculos.
Quanto a proteína, de fato esse é um nutriente importantíssimo, a sua recomendação é de 10 a 15% da alimentação diária. Ao contrário do que muitos imaginam, que devem aumentar o seu consumo, é preciso ter cautela, consumir na  quantidade certa é o suficiente. Somente em alguns casos se faz necessário um consumo maior, mas isso deve ser analisado pelo nutricionista de forma presencial.
Para que haja um aumento na massa muscular é preciso ingerir quantidades adequadas de proteína e carboidrato, caso você consuma quantidade insuficiente de carboidrato por exemplo, a proteína que deveria ser usada para o aumento de massa muscular, será usada como fonte energética.
Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos e feijões, etc.) não devem ser consumidos muito próximos do início das atividades físicas, uma vez que tem uma digestão mais lenta e podem atrapalhar o rendimento.
Outro nutriente importante são os lipídeos que também tem função energética e através deles que conseguimos obter as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 25-30% da alimentação diária.
Assim como os alimentos fontes de proteínas, os alimentos que contém gorduras, por terem a digestão mais lenta, também não devem ser consumidos próximos aos horários dos exercícios.
Tendo uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados facilmente você atinge essas recomendações e terá o que você precisa para um bom desempenho nos exercícios e uma boa saúde.
A importância do descanso:
Após um treino de musculação com carga pesada, ocorre um aumento da produção de proteínas em 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Para essa hipertrofia ocorrer, porém, é essencial descansar a região no dia seguinte.
Consumir proteína e carboidratos antes ou após o exercício também melhora o desempenho, dá mais energia e ajuda a recuperar o tecido. Dormir bem, sem interrupções, é outro fator que contribui para o crescimento muscular.
Assim como a falta de sono, treinar demais, sem repouso, ter uma vida estressante e consumir álcool contribuem para um resultado ruim. Uma hora de treino por vez é suficiente para garantir o retorno esperado – mais do que isso, pode haver desgaste muscular.
Já a dor é geralmente provocada pelo resíduo de ácido lático nos músculos após as reações químicas realizadas para gerar energia.
Quando os músculos estão fracos, os espaços entre as articulações não ficam preservados, provocando a artrose, doença que não surge apenas na terceira idade. O desgaste pode começar bem antes, se houver desvios posturais e maus hábitos no dia a dia.
Fatores que contribuem para ganhar massa
- Genética
- Gênero (homens têm mais facilidade)
- Alimentação
- Tipo de treino
- Estilo de vida


Importância do fortalecimento
- Ajuda a preservar a coluna, o quadril, as pernas e os movimentos
- O impacto da contração ajuda a renovar as células ósseas, que são produzidas todos os dias
- Para crescer, o músculo também precisa passar por uma sobrecarga
- É importante manter a coluna ereta e o abdômen contraído
Benefícios da musculação
- Reduz o colesterol e a necessidade de remédios
- Garante melhor qualidade de vida
- Diminui osteopenia, osteoporose e dores
A musculação só deve ser iniciada quando os ossos pararem de crescer, após a puberdade.

Alimentos que regeneram os músculos
- Leite
- Ovos
- Carnes vermelhas
- Peito de peru
- Carboidratos
De acordo com a nutricionista Patrícia Bertolucci, é bom que a pessoa tome um café da manhã completo, com fonte de proteínas como queijo, peito de peru, presunto, ovo, pão integral e uma fruta ou o suco. No almoço, carne bovina, peixe ou frango e grãos (como feijão, lentilha ou grão de bico).
As fontes de carboidrato, antes do exercício, podem ser pão ou frutas e, para depois da malhação, uma refeição mais completa com batata ou outros tubérculos. Se for uma refeição como almoço ou jantar, dê ênfase ao arroz e feijão, que dão mais energia.
Perda muscular de uma pessoa sedentária
- Dos 25 aos 50 anos: 10 %
- Dos 50 aos 80 anos: 30%
- Após os 80 anos, já foram eliminados 40%
Um jovem de 20 anos precisa de 50% da força muscular da coxa para levantar-se lentamente sem apoio. Para erguer-se rapidamente, necessita de 75 % da força da coxa. Já um idoso de 80 anos se levanta devagar usando toda a força que tem, e não consegue erguer-se rapidamente.


Por: Professor Nelson Fonseca da Silva 000733 G/TO 
Profissional de Educação Física ,Personal traine e está  especializando  da empresa Gallo Personal - Systems Brasil,em personal e atividade física,e instrutor em treinamento funcional pelo core 360º.



 REFERÊNCIA:


http://gallopersonal.com.br/2013/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/

http://cyberdiet.terra.com.br/alimentacao-balanceada-12-1-12-16.html