terça-feira, 27 de janeiro de 2015

SUPLEMENTO ALIMENTAR SÓ PODE SER INDICADO POR MÉDICO OU NUTRICIONISTA.





Só para lembrar aos profissionais de Educação Física assim como eu que também sou um, não podemos prescrever Suplementos alimentares ou indicar para alunos em academias ou em qualquer outro tipo de modalidades esportivas.
pesar de estarem na moda e serem vendidos em muitas academias do país, os suplementos alimentares são feitos apenas para atletas de alto rendimento, profissionais ou não, e só podem ser recomendados por médicos ou nutricionistas.



"O professor de educação física não deve prescrever nada, senão se torna um desvio de função. Nós trabalhamos com prevenção, o nutricionista atua com alimentos e o fisioterapeuta, com patologias", afirma o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (Cref/SP), Flavio Delmanto.
Além disso, esses produtos não podem fazer propagandas enganosas, prometendo no rótulo uma eventual perda de peso ou ganho de massa muscular. A Anvisa proíbe palavras ou imagens que façam referência a hormônios ou induzam o consumidor sobre eventuais efeitos. Estão vetadas, portanto, expressões como "anabolizantes", "massa muscular", "hipertrofia muscular", "queima de gorduras" ou "fat burners", e "aumento da capacidade sexual".

De acordo com o professor e Doutor André Fernandes (presidente do CREF do Rio de Janeiro)

Muitas pessoas começam a utilizar uma suplementação pela indicação do amigo ou do comerciante sem ter a orientação de uma nutricionista especialista no assunto, e assim muitos alunos de academia entra no universo da suplementação. Mas a nutricionista Vivian Ragasso, do Centro Olímpico e do Instituto Cohen de Medicina do Esporte, ressalta que o resultado alheio não é comprovação de eficácia. O profissional de Educação Física não estudou nutrição, então não é da competência dele prescrever suplementação. É preciso saber como é a rotina alimentar do aluno, se há deficiência de nutrientes, se a quantidade e intensidade de exercícios pedem suplementação ou se suas necessidades já são supridas pelas refeições. Fora isso, ainda é necessário fazer uma avaliação clínica do aluno, para saber se há deficiência hormonal, problemas cardíacos, renais ou hepáticos”, reforça Ragasso.
Já a presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, Heloisa Guarita, adverte que o grande problema da autosuplementação é que nem sempre o usuário conhece seu funcionamento e, principalmente, seus componentes. A fotógrafa Mylena Perdomo quase caiu nessa. Em busca de emagrecimento rápido, seguiu a indicação de uma amiga e optou por tomar um termogênico, que altera a temperatura do corpo visando intensificar a queima de gordura. Ao checar o rótulo do suplemento, entretanto, viu que entre os componentes estava um medicamento que ela já tomava para regular a tireoide. “Liguei para um parente que é médico e ele me orientou para que eu não tomasse o remédio, pois poderia desregular a produção natural do hormônio, que já é deficiente no meu corpo. Ao mesmo tempo, o suplemento não podia substituir o meu remédio, que possui outros componentes para o controle da tireoide”, conta.

O CRN-3 ESCLARECE E ORIENTA

1.      A competência do nutricionista para a prescrição de suplementos nutricionais está estabelecida no inciso VII do artigo 4º da Lei 8234/91, e no artigo 1º da Resolução CFN nº 390/06 e, de acordo com a Resolução CFN nº 380/2005, é considerada atividade complementar do nutricionista nas áreas de Nutrição Clínica, Saúde Coletiva e Nutrição em Esportes. 2. A prescrição de suplementos nutricionais, quando indispensável para suprir necessidades nutricionais específicas, previstas no artigo 2º da Resolução CFN nº 390/06, deve ter caráter de suplementação do plano alimentar do cliente e não de substituição de uma alimentação saudável e equilibrada. 3. Os suplementos nutricionais que o nutricionista pode prescrever, listados no inciso II do artigo 1º da Resolução CFN nº 390/06 são os seguintes: “formulados de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, carboidratos e fibras, isolados ou associados entre si”

   por: Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado CREF 000733 G/TO
   Especialista Membro da Certificação da Empresa Gallo Personal Systems-Brasil
  Pós Graduando em Fisiologia do Exercicio,Biomecânica e Personal
  Pós Graduando em Nutrição Esportiva na Laboro/Estácio
  Professor em Treinamento Funcional Core 350º






REFERÊNCIAS:


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR UMA AVALIAÇÃO FÍSICA, CLÍNICA ANTES DE COMERCAR UM PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE E EXERCÍCIOS FÍSICOS. E O QUE É ESSE TREINAMENTO CUSTOMIZADO?





Profissional de Educação Física
Especialista; Membro da Certificação da Empresa Gallo Personal System
Pós Graduando em Fisiologia do Exercicio,Biomecânica e Personal 
Pós Graduando em Nutrição Esportiva na LABORO/ESTÁCIO
Professor Capacitado em 
CORE 360 Treinamento Funcional
Capacitações em Personal Trainer
com os professores e Drs José Carlos Gallo e André Fernandes II



Hoje em dia muitas pessoas já aderiram a prática de atividades e exercícios físicos seja por indicação médica,estética ou bem estar, muitas pessoas faz exercícios físicos sem antes submeter a uma avaliação por um profissional de Educação Física o único competente e  habilitado a realizar uma Avaliação Física segundo a Lei nº 9696/98, do Conselho Federal de Educação Física. No entanto alguns Leigos formados em Educação Física não gostam ou desconhece a relevância de realizar uma avaliação, este tipo de profissionais leigos quando chega um cliente na sua academia ou na que ele trabalha ele invés de realizar uma avaliação física ou clinica ele já indica 30 minutos de esteira ou bicicleta ergométrica ou demais aparelhos aeróbicos ou  coloca o aluno em um aparelho de musculação e indica uma série de 3x15, e uma determinada carga sem realizar nenhum tipo de teste ou avaliação sem saber que o aluno possuem algum tipo de lesões problemas na coluna ou que é diabético,hipertenso ou possuem outras patologias.
Esse tipo de prescrição é chamado de receita de Bolo, e esse profissional leigo é chamado de feiticeiros.   
“Pollock e Wilmore (1993),  Destacam que a Avaliação é  a necessidade de compreender as necessidades pessoais, históricas de saúde (clínica e fisiológica) para prescrever atividades físicas de forma adequada e segura.”
“Avaliação é o instrumento no processo de obtenção,aplicação e delineação de informações descritivas de julgamento sobre a capacidade física funcional e de proporções morfológicas que visam um perfil global do condicionamento físico do aluno ou atleta avaliado, para interpretação e análise dos dados obtidos.” MOLINARI(2000)

Papel profissional de Educação Física
O profissional de educação física é capacitado a avaliar, prescrever, controlar e orientar a atividade física, respeitando as individualidades e necessidades dos alunos, sem que os mesmos corram riscos.
J.C.S.,Gallo (19…)

Ressalvando que todo atletas ou  praticante de atividade  e exercícios físicos que não realiza uma Avaliação seja prévia ou completa antes de iniciar um planejamento seja qual for o seu objetivo corre um grande risco de complicações sérias como lesões,e erros nos seus objetivos almejados. Desta forma é fundamental o individuo primeiro procurar um médico para fazer um Exame de hemograma completo no soro e no plasma (exame de sangue), para conferir como está o seu colesterol ,glicemia em jejum, e hormônios e também procurar uma nutricionista para preparar um planejamento alimentar de acordo com as suas necessidades alimentar. Estes três profissionais Educador Físico,Médico,Nutricionista e também o Fisioterapeuta tem que trabalharem juntos nesse processo só assim o  mundo vai ser mais saudável e as patologias vão diminuir.

A importância da avaliação da aptidão física, saúde e padrões de normalidade.

A ideia da a publicação a seguir é de esclarecer e identificar a importância de uma avaliação da aptidão física, e após a interpretação da mesma seguir com uma tomada de decisão e planejamento de treino.


·                     Por que avaliar?

1.                 Acompanhar as mudanças  comportamentais e fisiológicas;
2.                 Respeitar as características genéticas;
3.                 Identificar os objetivos intrínsecos e extrínsecos;
4.                 Possibilitar uma prescrição de exercícios físicos adequados a situação do aluno.

A avaliação pode ser resumida em cinco etapas: Medição, Comparação, Interpretação, Tomada de decisão e Planejamento.



A avaliação física deve ser feita periodicamente para um melhor acompanhamento dos resultados. Portanto, não faça apenas uma vez. A reavaliação pode ser feita a cada 2 ou  3 meses nas academias. Outra dica é o uso de um monitor cardíaco  durante o seu exercício, pois ele ajuda a acompanhar os batimentos cardíacos e saber se está na zona  certa que no caso da perda de gordura é a lipolítica e o ganho de massa magra é a glicolitica, o treinamento customizado realiza uma avaliação física,clinica e funcional e o treinamento é totalmente Individualizado.

TREINAMENTO CUSTOMIZADO O QUE É ISSO? COMO FUNCIONA? QUEM CRIOU?

Vamos responder a sua pergunta por etapa rsrs (risos). Primeiro o criador deste treinamento customizado é o  e doutor for o Prof. José Carlos Gallo em  Educação física e Fisioterapia Com um vasto currículo, que inclui Especialização em Avaliação Funcional e Controle da Atividade Física, na Alemanha, e Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfo-Funcional, o Prof. José Carlos Gallo (CREF 002297-G/RJ) é um dos precursores do Personal Training no Brasil. Além de proferir palestras em Universidades e Congressos no Brasil e exterior, criou um software de avaliação corporal, fator de risco coronariano e avaliação e prescrição de treinamento aeróbio personalizado.
José Carlos Gallo o “Gallo”,o personal das celebridades da Rede Globo, sua primeira cliente de personal foi a cantora Daniela Mecury ,e em um programa da Xuxa, a Xuxa Meneguel perguntou a Daniela como ela tinha emagrecido rápido e Daniela falou do seu personal o Baiano José Carlos Gallo,Xuxa não mediu esforço contratou o personal e levou para o Rio de Janeiro para acompanhar ela pois ela queria engravidar,Gallo fez um planejamento bem elaborado e monitorado e logo Xuxa engravidou de Sasha, e o personal teve que ficar no Rio de Janeiro durante e depois da gravidez.
Na entrevista a seguir realizada pela Revista Conselho de Educação Física , ele nos conta como ingressou na área e afirma: Todo o exercício deve ser supervisionado por um Profissional de Educação Física capacitado para avaliar, prescrever e controlar a atividade física, sempre respeitando as individualidades, objetivos e limitações dos alunos, sem que os mesmos corram riscos.

E.F. Como você se tornou personal?
 Gallo - Comecei no atletismo e fui recordista brasileiro e sul-americano de lançamento de dardo. Estudava Engenharia de Minas e resolvi fazer Educação Física. Trabalhei em diversas academias, todas na Bahia. Comecei a trabalhar também paralelamente com o Atletismo. Nas academias, comecei a fazer um trabalho individualizado, utilizando todas as minhas experiências de performance e de aproveitamento. Utilizava tudo o que aprendi no Atletismo nos mínimos detalhes, direcionando para a qualidade de vida. Em 1988, fui convidado para trabalhar no Esporte Clube Vitória, da Bahia, na implantação das divisões de base do time de futebol. Em seis meses, fui promovido ao time profissional. Em 1990, fui trabalhar no time Aliança de Lima, fazendo o mesmo trabalho que fazia no Vitória. Cheguei à seleção de futebol peruana. Em 1993, eles me ofereceram um curso de especialização na Alemanha, de Avaliação Funcional.

Retornei ao Brasil, para o Vitória, e fui vice-campeão brasileiro de futebol profissional. Nessas andanças e dando aula na Universidade Católica de Salvador, recebi um convite da Daniela Mercury para fazer um trabalho de personal . Através da Daniela, recebi um convite da Marlene Mattos, na época empresária de Xuxa Meneghel, para fazer um trabalho com a Rainha dos Baixinhos. Foi um trabalho muito diferente, bem direcionado e detalhado. A partir destes contatos, trabalhei com diversas personalidades, como: Carolina Ferraz, Christiana Oliveira, Júlia de Almeida (filha do autor Manoel Carlos) e a Déborah Secco. Atualmente trabalho com a Xuxa, Luma de Oliveira, Murilo Benício e Giovana Antonelli. Além de ter sido responsável também por cuidar da forma física de algumas modelos que posaram para a revista masculina “Playboy”

COMO É ESSE TREINAMENTO CUSTOMIZADO?

Treinamento Customizado,ressalvando é um método de treinamento no qual visa a individualizar o treinamento visando principalmente as características especificas tendo em vista que cada pessoa é um ser único, levando em consideração o principal principio de treinamento, a Individualidade Biologica.
Um exemplo você Já se sentiu realizando uma receita de bolo durante o seu treinamento?
Vamos explicar melhor:
Chega uma cliente do sexo feminino iniciante na academia e procura o professor ali presente, e diz que está um pouco acima do peso e quer perder uns quilos.
O professor rapidamente diz: pode ir para esteira fazer 20 a 30 minutos e depois leva ela para a sala de musculação e passa a série de 3x15 e fala você tem que queimar gordura e para isso tem que fazer muita repetições e fala vamos transformar essas gordurinhas em músculos.
Aí deixa a iniciante lá sozinha e logo depois conversa com outra menina mais bointa que está ao lado isso é LAMENTÁVEL. Ah tem mais ele começa o treinamento sem nenhuma avaliação física ou clinica, e sem mesmo pedir nenhum exame de sangue da cliente para ver como está o seu colesterol, glicemia em jejum e os hormônios,que ela tem algum problema postural etc.
Professor ou Feiticeiro?
Com todo respeito, mas quem consegue prescrever algum tipo de exercício sem dados do seu aluno,deveria ser chamado de bruxo e não de professor, pois só pode ser bruxaria que ele descobre o que você precisa, em que quantidade,quais são as suas deficiências e necessidades.
ENTÃO COMO CUSTOMIZAR UM TREINAMENTO?
A primeira coisa que deve ser feita antes de se iniciar um programa de exercícios customizados, é avaliar.

Avaliar fisicamente: Peso corporal, % de Gordura, Carência Muscular. 
Avaliar de forma clinica e funcional, (aqui está o grande diferencial) Avaliar como está o funcionamento do corpo e as características básicas do individuo :

- Sexo.
- Sedentário ou ativo.
- Qualidade do sono.
- Nível de Stress ( Um dos fatores que mais influencia no treinamento).
- Peso padrão.
- Pressão arterial.
- Freqüência cardíaca de repouso.
- Leitura de exames de sangue, Colesterol total, LDL, HDL, VLDL, Glicemia.
- Índices de normalidade: Cintura, quadril. 
- Vo2máx ( maior taxa de consumo de oxigenio possível durante exercício).
- Como está distribuída a gordura corporal, de forma central, ou periférica.

Tendo esses primeiros dados básicos a prescrição individualizada deve conter:
- Modalidade
- Gasto Calórico 
- Freqüência Semanal 
- Intensidade
- Duração
- Progressão.
Uns dos pontos importantes da avaliação é obter o percentual de gordura corporal e de massa magra do individuo.
Abaixo segue uma relação dos parâmetros relacionados a essas duas variáveis para encerrar a publicação sobre avaliação.


·                     % de gordura para homens
1.                 Essencial - 5%
2.                 Limítrofe - 5-9%
3.                 Performance - 5-15%
4.                 Saúde - 10-20%
5.                 Acima do aceitável - 21-25%
6.                 Gordo - >25%
·                     % de gordura para mulheres
1.                 Essencial - 10%
2.                 Limítrofe - 10-16%
3.                 Performance - 10-23%
4.                 Saúde - 17-28%
5.                 Acima do aceitável - 29-35%
6.                 Gorda - >35%
·                     Índice de massa muscular magra para homens, segundo Prof. Esp. José Carlos Gallo
1.                 Carência muscular - <85%
2.                 Na média - =85%
3.                 Ideal - de 86% a 94%
·                      Índice de massa muscular magra para mulheres, segundo Prof. Esp. José Carlos Gallo
1.                 Carência muscular - <77%
2.                 Na média - =77%
3.                 Ideal - de 78% a 91%

Este é apenas um exemplo de alguns dados necessários para uma prescrição segura e eficaz. 
Por isso o resultado acontece de forma espantosa, e rápida. Pois nada é feito no "chutometro" ou na "bruxaria". 
Nós profissionais da área da saúde não podemos fazer testes, nada pode ser feito no achismo, por isso levamos o nome de profissionais!

Infelizmente em todas as áreas vemos maus profissionais, por isso fique atento a quem você confia sua saúde e seu corpo, cuide bem dele, ele é seu bem mais valioso !
Tenha um profissional capacitado, e maximize seus resultados, sem correr riscos a sua saúde.


Pollock e Wilmore (1993),  destacam a necessidade de compreender as necessidades pessoais, históricas de saúde (clínica e fisiológica) para prescrever atividades físicas de forma adequada e segura.”
TESTAR ------MEDIR-------AVALIAR           PRESCREVER?
“Não há teste que substitua o julgamento profissional e pessoal.”


QUAIS OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA UMA AVALIAÇÃO FISICA,CLINICA,FUNCIONAL DO TREINAMENTO CUSTOMIZADO?

- Adipômetro

-Fita Métrica

-Balança digital

- Software GPA Gallo (Avaliações Fisica,Clinica,Funcional,e Prescrição de exercícios aeróbicos e anaeróbios)



Monitor Cardíaco   


Aparelho de medir a Glicemia  
Medidor de Pressão Arterial Digital












REFERÊNCIAS








Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
































quinta-feira, 15 de janeiro de 2015



SAÚDE online ♡ |


O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide (glândula que regula importantes órgãos do organismo), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos – o chamado hipotireoidismo congênito.
SINTOMAS:
- Cansado extremo e de duração prolongada.
- Fraqueza muscular.
- Constipação.
- Aumento do peso.
– Ciclos menstruais volumosos ou longos.
– Intolerância ao frio.
– O cabelo pode apresentar-se mais grosso, seco ou ficar grisalho prematuramente.
- Ressecamento da pele, face ou língua podendo ainda ficar mais grossa.
– Inchação das pálpebras.
– A voz pode ficar grave ou rouca.
– Freqüência cardíaca reduzida.
– Depressão.
– Perda do interesse sexual.
– Perda auditiva.
– Mãos dormentes ou com formigamento.
CAUSAS:
O hipotireoidismo acontece mais freqüentemente:
– Se tiver uma doença que cause inchaço na glândula tireóide.
– Se for submetido a tratamento com radiação para hipertireoidismo (quando sua glândula produz muito hormômio), ou tiver câncer.
– Se tiver um vírus ou uma bactéria que tenha infectado a tireóide.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Através de exames sangüíneos para medir os hormônios que o corpo produz.
COMO É FEITO O TRATAMENTE?
- Caso tenha hipotireoidismo, o médico prescreverá comprimidos de hormônio tireoideano que substituirá o que o corpo normalmente produziria.
– Após tomar os comprimidos de hormônio por aproximadamente 1 semana, é provável que sinta alguma melhora.
– Você será submetido a novos exames de sangue para certificar-se de que estar tomando quantidades adequadas de hormônio.
– Após alguns meses, não deverá ter mais sinais da doença.
– É provável que tenha que tomar esta medicação pelo resto de sua vida.
É IMPORTANTE:
- Tomar seus comprimidos todos os dias.
– Checar seus hormônios sempre que seu médico sugerir.
– Fazer constantemente exames de averiguação.
por: Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado CREF 000733 G/TO
Especialista: Membro da Certificação da Empresa Gallo Personal System
Pós Graduando em Fisiologia do Exercício ,Biomecânica e Personal
Pós Graduando em Nutrição Esportiva na LABORO/ESTÁCIO

FONTE:lacoseconfetes.wordpress.com/category/saude-

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

MOLHO DE TOMATE CASEIRO COMO FAZER ? E EMPRESÁRIA ENCONTRA CAMISINHA DENTRO DE UMA LATA DE EXTRATO DE TOMATE.



Você tem certa intolerância a esses molhos de tomate prontos, industrializados, cheios de conservantes. Sempre fica com muita azia se comer.
Quando quero comer algo com molho então parto para esta receita.
Vamos lá:


Vamos lá:

INGREDIENTES

4 Tomates
2 Cebola
5 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo

Pré aqueça seu forno por uns 10 minutos na temperatura de 200 graus.
Higienize os tomates, descasque a cebola e os alhos. Coloque estes ingredientes numa forma com o azeite. Aumente a temperatura do forno para 250 graus e deixe por cerca de 1 hora e trinta minutos.
Os tomates e a cebola devem ficar assim:


Mulher aciona polícia e diz ter achado camisinha em extrato de tomate
Ela relata que fazia macarronada para aniversário do filho em Caarapó (MS).
Fabricante afirma que consumidora não fez contato ou entregou amostra



A empresária Maria Luiza Lopes Martins, de 32 anos, afirma que teve uma desagradável surpresa quando preparava o jantar para os amigos. Segundo ela, havia uma camisinha dentro da lata do extrato de tomate Elefante que utilizava para temperar o macarrão. O caso aconteceu no último sábado (20) em Caarapó, a 273 km de Campo Grande, e foi registrado na polícia nessa segunda-feira (22).
Ao G1, a Cargill, fabricante do produto, informou que a consumidora não contatou a empresa para relatar o ocorrido e entregar amostra para análise.
Maria Luiza afirmou ao G1 que comprou o produto em um mercado da cidade para preparar a macarronada em comemoração ao aniversário do filho. “Eu temperei um pouco do macarrão, experimentei para ver se estava bom e falei para minha vizinha experimentar também. Ela falou para eu coloGrávida de sete meses, a empresária alega que o produto estava devidamente lacrado. “Me deu muito nojo, é uma coisa que a gente não espera encontrar. A única coisa que eu quero é meu direito de consumidora.”.
Em busca de uma solução, Maria Luiza registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Caarapó. O estabelecimento que vendeu o produto, segundo ela, teria informado a Cargill sobre o problema e, nesta terça-feira (23), a empresa teria entrado em contato para agendar uma visita e verificar o que aconteceu.
O delegado Rinaldo Gomes Moreira disse que o extrato de tomate e a camisinha deverão ser recolhidos para análise e que o caso será apurado.
“Vamos verificar o número do lote, data de fabricação, prazo de validade, onde ela comprou e também quem estava na casa na hora. Tudo isso para investigar se houve ou não crime contra o consumidor”, destacou o delegado.

por : Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado CREF 000733 G/TO
Especialista na Empresa Gallo Personal Sytems
Pos Graduando em Nutrição Esportiva 
Pos Graduando em Fisiologia do Exercicio,Biomecânica e Personal na Laboro/Estácio.

FONTE:
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia

E O ALIMENTO COMO EU PESO CRU OU APÓS O ALIMENTO?





Como a maioria das dietas no meu cardápio foi prescrito o consumo de alimentos em gramas. Por isso, minha primeira e melhor aquisição foi uma balança digital. Na primeira semana da dieta eu ainda não tinha a balança e depois que comprei descobri que estava consumindo alguns alimentos a mais e outros em menor quantidade.

Acredito que a margem de erro entre as medidas caseiras, pode atrapalhar e muito os resultados de um programa alimentar levado mais a sério.

Sempre prefiro calcular as porções com os alimentos após o preparo, o que pode levar alguma má interpretação quando não se tem a ideia do fator de cocção de alguns alimentos, como carnes, cereais e tubérculos. O peso de um "bife" cru, é totalmente diferente do seu peso pronto.

Caso a pessoa prefira programar as compras no mercado/açougue a partir dos alimentos crus, podemos usar uma tabela de cocção para o cálculo.

Carne bovina (patinho) = 0,67
Peito de frango = 0,68
Arroz = 1,97
Batata-doce = 1,08
Mandioca/macaxeira = 1,16

Por exemplo, 200 gramas de peito de frango cru, equivalem à aproximadamente 136 gramas de peito de frango cozido/grelhado/assado. Já 100 gramas de arroz cru, equivale a 197 gramas de arroz cozido.

Ontem fiz o teste com macarrão integral e pesei 55 gramas de macarrão cru..... após cozido as 55 gramas viraram 110 gramas. Exatamente o dobro!

por Nelson Personal Fitness #Treinamento #Customizado
Especialista (Membro da Certificação da Empresa Gallo Personal System)
#Pós Graduando em Nutrição Esportiva
Pós Graduando em Fisiologia do Exercício,Biomecânica e Personal na Laboro/Estácio

fonte:arquitetandocorpoemente

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ADOÇANTES ou EDULCORANTES



Lendo um artigo e uma matéria de uma nutricionista sobre Adoçantes ou Edulcorantes resolvi adentrar mais no assunto e trazer para vocês amigos leitores do nosso blog essa importância informação confira:


Os adoçantes são substitutos naturais ou artificiais do açúcar que conferem sabor doce com menor número de calorias por grama. O poder edulcorante é normalmente medido em comparação a uma solução de sacarose. Os edulcorantes são considerados substâncias altamente eficazes, devido à sua capacidade de adoçar muito em pequenas concentrações.

Desde o séc. IX a.C. o açúcar foi introduzido na alimentação humana proporcionando mais sabor aos alimentos. Atualmente muitas outras maneiras de adocicar os alimentos foram desenvolvidas e todo composto que tem a função de adocicar é nomeado edulcorante.
Existem dois tipos básicos de edulcorantes: 
·                     Edulcorantes naturais, extraídos da botânica ou desenvolvidos biotecnologicamente, como principais exemplos a sacarose, frutose, lactose, isomaltose, maltilol e o stévia (adoçante natural retirado da planta), entre outros; 
·                     E os edulcorantes artificiais, desenvolvidos através de processos industriais, químicos e físicos específicos e como exemplo são o ciclamato, aspartame, sucralose, sacarina, sorbitol, acesulfame-K dentre os principais.

Os adoçantes vêm sendo cada vez mais comercializados e consumidos em todo o mundo, especialmente durante os últimos 40 anos. Na maioria dos países industrializados, até os anos 80, existiam apenas três edulcorantes disponíveis comercialmente: a sacarina, o ciclamato e o aspartame, também conhecidos como adoçantes da primeira geração.

 No Brasil, até meados dos anos 80, devido à legislação vigente, os produtos dietéticos eram considerados fármacos, sendo consumidos apenas por portadores de diabetes ou outras doenças com indicação de limitação na ingestão de sacarose.



O uso de adoçantes durante a gestação deve ser reservado para pacientes que precisam controlar o seu ganho de peso e para as diabéticas. Baseado nas evidências atualmente disponíveis, deve se dar preferência ao aspartame, sucralose, acessulfame-K e a estévia.


·                     Cinco gotas do produto equivalem, em geral, a uma colher de chá de açúcar. 
·                     E um sachê corresponde a duas colheres de chá de açúcar
Adoçante dietético é um produto constituído a partir de edulcorantes, substâncias responsáveis pelo sabor doce.

Via de metabolização

Sacarina/sucralose/estévia: Não são metabolizados pelo organismo e são eliminados pela urina.
Ciclamato: absorvido parcialmente pelo intestino e depois eliminado
Aspartame: por ser uma proteína é metabolizado


Adoçantes Não Calóricos 

Sacarina

- É o adoçante artificial mais antigo, foi descoberto em 1897 e usado desde 1900
- É sintético e extraída de um derivado do petróleo
- Adoça aproximadamente 200 vezes mais que a sacarose (açúcar branco)
- É absorvida lentamente, mas não é metabolizada pelo organismo, sendo excretada de forma inalterada pelo rim.
- Não causa cáries
- Possui sabor residual amargo e metálico
- É estável a altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações quentes

Sucralose

Adoça 600 vezes mais que o açúcar, tem sabor agradável e não é metabolizada pelo organismo, sendo eliminada pela urina. É estável em altas e baixas temperaturas.

Stévia

- Foi descoberto em 1905
- Stévia é o adoçante extraído da stévia, planta originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai
- É bastante consumido no mundo oriental, principalmente no Japão
- Adoça cerca de 200 vezes mais do que a sacarose
- Seu sabor residual é semelhante ao do alcaçuz
- Não causa cáries
- E o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial

Ciclamato

- Descoberto em 1940
- É sintético e composto a base de um derivado de petróleo
- É cerca de trinta vezes mais doce que a sacarose
- Possui sabor residual doce-azedo
- Não causa cáries
- Estável a altas temperaturas
- O ciclamato é permitido nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e mais de quarenta países

Aspartame

- Descoberto em 1965;
- É uma proteína adocicada produzida a partir de dois aminoácidos encontrados normalmente nos alimentos: metil-éster-fenilalanina e ácido l-aspártico
- Cerca de 43 vezes mais doce do que a sacarose
- Não causa cáries
- Possui sabor residual semelhante ao da sacarose
- Não deve ir ao fogo porque em altas temperaturas pois sofre uma reação que causa perda do sabor doce. Recomenda-se acrescentar o produto aos alimentos e líquidos após a retirada do fogo, apesar de não terem sido notadas alterações quando utilizado em preparações com leve aquecimento ou em recheio de bolo, tortas, etc. De preferência, deve ser misturado aos alimentos no momento do consumo
- É contra-indicado para os portadores de fenilcetonúria (incapacidade do organismo de metabolizar a fenilalanina). Esta anomalia é rara e geralmente é diagnosticada ao nascimento

Acesulfame

- Descoberto em 1967, foi aprovado pela FDA em 1988 para uso em bebidas, sobremesas, gomas de mascar e adoçantes de mesa
- O Ace-K é um sal de potássio sintético produzido a partir de um ácido da família do ácido acético
- É cerca de 125 vezes mais doce do que a sacarose
- Sabor residual semelhante a glicose (mais doce do que a sacarose)
- O organismo o absorve mas não o metaboliza, o que significa que é eliminado tal como é ingerido
- Não causa cáries
- Pode ir ao fogo por ser estável a altas temperaturas
- Pessoas com deficiências renais que necessitam limitar a ingestão de potássio (K) devem estar cientes de que este produto contém pequenas quantidades deste elemento

Adoçantes Calóricos

Frutose

- É um adoçante natural e encontrado nas frutas e no mel
- Contém 4 kcal por grama
- Causa cáries
- Inicialmente seu metabolismo não depende da insulina. Estudos recentes comprovam que a frutose, quando ingerida junto das refeições não altera a glicemia.
- Seu alto poder adoçante torna a frutose um adoçante pouco calórico, uma vez que são necessárias dosagens pequenas para atingirmos um sabor adocicado.
- Quando submetida ao calor a frutose derrete, porém mantém o seu sabor

Xylitol, Sorbitol e Manitol

- São álcoois de açúcar obtidos pela redução da glicose (sorbitol) e frutose (manitol). O xylitol é obtido pela hidrogenação da xilose
- Contêm 4 kcal por grama
- Não causam cáries e por isso são largamento utilizados na produção de goma de mascar
- São utilizados por indústrias na elaboração de produtos dietéticos

Recomendação máxima diária (OMS)
Para obter o valor diário (máximo) recomendado basta multiplicar o valor abaixo pelo seu peso
Edulcorante => Limite (mg/Kg)
Acesulfatame-K: 15mg
Aspartame: 40mg
Ciclamato: 11mg
Frutose: não existe limite
Sacarina: 5mg
Stévia: 5,5mg
Xylitol, Manitol e Sorbitol: 15mg


Em resumo:



O mais indicado para o consumo é o de origem vegetal. Cuidado pessoas hipertensas não devem consumir adoçantes à base de ciclamato de sódio, sacarina sódica.


 Os mais indicados são os que não são metabolizados pelo organismo e são eliminados pela urina. (Stévia, sucralose e sacarina).


por: Nelson Personal Fitness Treinamento Customizado CREF 000733 G/TO
profissional de Educação Física
Especialista ,Membro da Empresa Gallo Personal Sytems-Brasil
Pós Graduando em Nutrição Esportiva
Pós Graduando em Fisiologia do Exercício,Biomecânica e Personal na Laboro/Estácio 


fonte: nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com.br