terça-feira, 14 de julho de 2020

COMO ACONTECEM O PROCESSO DE QUEIMA DE GORDURA? PARA ONDE VAI A GORDURA QUE QUEIMAMOS? Fisiologista Nelson Personal responde

COMO ACONTECEM O PROCESSO DE QUEIMA DE GORDURA? PARA ONDE VAI A GORDURA QUE QUEIMAMOS? Fisiologista Nelson Personal responde





  “ Quem não tem tempo para cuidar da sua saúde ,irá
precisar de tempo para cuidar da sua doença.”
Dr Lair Ribeiro


"A sua vida é seu maior prêmio que o criador te deu de graça,e sua saúde é sempre será a sua conquista de vida,conquiste-a".professor Especialista Nelson Personal

 A ciência através dos estudos do famoso físico Albert Einstein
comprova que tudo é energia e que energia é matéria.
Nós, seres humanos somos complexos e formados pelos
corpos físico, emocional, mental, sutis e espiritual.
A OMS – Organização Mundial da Saúde define desde 1998
como Saúde o Bem Estar físico, mental, social e espiritual.
Somos aquilo que pensamos, aquilo que sentimos e aquilo que
fazemos. Somos o que falamos, o que manifestamos e o que
buscamos.
Nosso estilo de vida nos leva a saúde ou a ficar doente.
Nosso corpo físico é uma importante chave para o equilíbrio
dos corpos mental, emocional e espiritual.
Pesquisas indicam que corpo humano pode viver até 120 anos
entretanto a maioria de nós está ficando doente com menos da
metade deste tempo de vida!!
Nosso corpo físico possui 220 bilhões de células, cérebro com
25 bilhões de neurônios, capacidade pulmonar de 17 mil
Litros/dia, coração com cerca de 110 mil batimentos/dia, 97 mil
quilômetros de veias, artérias e capilares que trabalha 24 horas
por dia.
Será que estamos alimentando o nosso corpo físico com o
combustível indicado pelo nosso divino fabricante ???

 Nem tudo na vida é saúde, mas sem saúde tudo é nada.
De fato, qual é o seu maior patrimônio ??
Há uma frase célebre do Dalai Lama aonde uma pessoa lhe
perguntou :
“O que mais te surpreende na humanidade ?”
E ele respondeu :
“Os homens... porque perdem a saúde para juntar dinheiro,
depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente
de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem no
futuro.

 E vivem como se nunca fossem morrer...e morrem como se
nunca tivessem vivido.”

 Você é o único responsável pela sua saúde.


Você engrenou na corrida, caprichou na alimentação e o resultado apareceu: a avaliação física mostra que gordura foi eliminada e você está no caminho certo. Boa, parabéns! Mas uma coisa que poucos se perguntam é: como essa gordura saiu do seu corpo? Ninguém a quer de volta, mas onde ela foi parar? A resposta mais comum é que ela se transformou em energia ou calor. E, sim, a gordura é uma fonte energética que produz ambos. No entanto, energia e calor não são os únicos produtos da queima do “bacon”; o uso dela também tem como resultado gás carbônico e água. Assim, quando você utiliza e elimina esse excesso de tecido adiposo, ele deixa seu corpo em forma de matéria. Os pulmões são os maiores responsáveis por mandar pelos ares o que sobrou da gordura queimada. Literalmente. Ou seja, você exala a maior parte da gordura que queimou.
Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais). Meerman, inclusive, fez um teste com 150 profissionais de saúde perguntando para onde vai a gordura eliminada pelo organismo.
Participaram da enquete de múltipla escolha médicos, preparadores físicos e nutricionistas. Segundo o pesquisador, apenas três acertaram a resposta. Os demais se dividiram nas opções que diziam que a gordura se transforma em energia e calor ou, em menor número, que ela vira músculo (o que é impossível). No primeiro caso, eles desprezaram o que sobrava da gordura após a produção de energia. O que sustenta esse processo todo é o princípio básico da conservação da matéria: ela não aparece ou desaparece como num passe de mágica, mas muda de estado depois de diversas reações químicas. Com a gordura não é diferente.


Como a gordura vira gás e água?

Para entender como essa transformação acontece, é preciso voltar um pouco no processo. Nosso corpo precisa de energia o tempo todo. Em repouso, a demanda é menor; quando fazemos exercícios, o consumo de oxigênio é maior e, por isso, precisamos de mais energia, disponível em três fontes: carboidrato, proteína e gordura.
Diferentemente do carboidrato, a gordura não fica “pronta” para ser usada. Ela é estocada pelo organismo em células adiposas (células de gordura), compostas pelos triglicérides, que contêm hidrogênio, oxigênio e carbono. O corpo, então, precisa “quebrar” essas células adiposas por meio de reações químicas. Essas reações fazem com que os triglicérides deem origem ao ATP, o combustível que o corpo está pedindo. A matéria, por sua vez, é transformada: as moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono resultam no dióxido de carbono e na água (H2O) que serão eliminados pelo corpo. O dióxido de carbono (gás carbônico) é levado pelo sangue até os pulmões e exalado. A água, por sua vez, deixa o organismo pelas formas já descritas (urina, suor, fezes…).


Como usá-la?

Como fazer o corpo buscar energia na gordura e não no carboidrato ou na proteína? Segundo Diego Leite de Barros, diretor da DLB Assessoria Esportiva e fisiologista do esporte do HCor, em São Paulo (SP), o tipo de exercício é decisivo para o organismo entender aonde deve buscar energia. “Para queimá-la, precisamos expor nosso corpo a uma atividade constante e de intensidade moderada, que é o exercício aeróbio. Isso é uma regra. Já o exercício de alta intensidade promove uma queima calórica pós-treino significativa, mas durante a atividade ele não consome tecido adiposo e, sim, carboidrato, que está mais pronto para uso”, explica. Isso se deve ao fato de a quebra da célula gordurosa ser mais lenta. “A utilização do conteúdo da célula de gordura é um processo mais demorado. É preciso mais tempo para tirar energia dessa célula. E isso só uma atividade mais longa permite”, argumenta Barros.
O processo de queima de gordura, você vai precisar regular o intestino nosso segundo cérebro com os alimentos anti-inflamatórios para aumentarem as bactérias boas no nosso organismo,e mudar seus hábitos alimentares,principalmente comerem as proteínas,carboidratos de baixo indice glicêmico,e as gorduras boas ,além hidratar, além disso o treinamento moderado aeróbio na zona alvo (lipolítica) ,colocar o organismo anabólico aumentando a presença do hormônio Irisina,Adiponectina e GH, e não cataólico que teria um aumento de Insulina e Cortisol.
Dessa forma é imprecidível também o treinamento de força dinâmica onde as fibras é rápida e branças ,descanso de 1/2.
E por fim você deve e tem que dormir o sono restaurador na fase N3. Portanto é fundamental o profissional moldurar o seu treinamento um treino individualizado com  ênfase na fisiologia e na ciência e não no achismo e na feiticaria.
 Por : Professor Especialista Nelson Personal Treinamento customizado 

Especialista na Empresa Gallo Personal Systems -Brasil

Esp.em Fisiologia do Exercicio,Biomecânica e Personal na Laboro/Estácio Esp.em Nutrição Esportiva

Professor capacitado em Treinamento Funcional Core 360º
Curso de Emagrecimento saudável com o prof José Carlos Gallo
Curso de Personal Trainer com o prof e Dr André Fernandes
Curso de Personal trainer com o prof Jose carlos Gallo (personal das celebridades)
Professor capacitado em recreação com o prof Brocotó
Palestrantes em escolas e instituições sobre o temas e saúde ,bem estar,exercicios fisicos e alimentação saudável
 


FONTE
https://www.ativo.com/fitness/para-onde-vai-a-gordura-que-queimamos/

www.clubedaautocura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário