IRISINA O HORMÔNIO DO EXERCÍCIO QUE QUEIMA GORDURA,COMBATE O ALZHEIMER,TEM POTENCIAL TERAPÊUTICO para casos de Covid-19
Para muitas pessoas, praticar exercícios físicos ainda é uma atividade muito penosa e difícil de ser executada com frequência. No entanto, existem vários motivos para incluir a atividade física no cotidiano. Um deles é o efeito de um hormônio chamado irisina.
A irisina é um hormônio produzido pelos músculos quando praticamos atividade física e ela é responsável pela transformação da gordura ruim em gordura marrom (aquela que acelera o metabolismo e continua queimando após o treino regular).
Além disso, a irisina também é responsável pela liberação de algumas enzimas essenciais para o metabolismo, inclusive no combate ao Alzheimer. É por este motivo que a irisina voltou a cair na mídia recentemente.
Os estudos com esse hormônio começaram em 2012, mas apenas relacionados ao emagrecimento e à prática de atividade física. Agora, novos estudos mostram que a irisina também tem efeito contra o Alzheimer, pois além de proteger o cérebro, ela ajuda a restaurar a memória perdida com a doença.
Vamos aprender sobre isso e também como aumentar a produção de irisina no organismo.
O que é irisina?
O nome irisina, foi dado a este hormônio em alusão à deusa “Íris”, que significa “mensageira”.
Antes esse hormônio era associado apenas à queima de gordura, mas um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriu que a irisina também é responsável pela comunicação dos neurônios no cérebro e também para formar memórias.
Diferente da maioria dos hormônios que são produzidos por glândulas, a irisina é um hormônio produzido pelos músculos ao praticarmos exercícios físicos. Esse hormônio tem sido muito estudado não só por pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, mas também por muitos médicos e nutricionistas que ajudam seus pacientes a emagrecerem.
O Dr. Fábio Pisani, por exemplo, explica como a irisina funciona no emagrecimento. Primeiro ele explica que existem 2 tipos de gordura: a branca (depósito de calorias) e a marrom (altamente metabólica). Quando nascemos, a presença de gordura marrom em nosso corpo é maior e vai diminuindo à medida que envelhecemos.
Em testes realizados com camundongos submetidos à atividade física regular ao longo de 3 semanas, os cientistas observaram não só aumento na quantidade de irisina no organismo deles, mas também uma alteração bioquímica nas células de gordura branca, as quais tiveram a quantidade de mitocôndrias aumentada em 20 vezes.
Não é a toa que a irisina é considerada o hormônio do esporte! Lembrando ainda que a prática de atividade física constante deve ser associada à uma alimentação adequada, para que a queima de gordura seja feita de forma eficaz e saudável.
Existe ainda a possibilidade de desenvolver medicamentos à base de irisina ou de seus mecanismos para pessoas com Alzheimer ou que não podem praticar exercícios, como deficientes físicos. No entanto, essa alternativa ainda não está disponível no mercado devido aos estudos que ainda estão sendo realizados.
Sendo assim, a melhor forma de aproveitar dos benefícios da irisina tanto no emagrecimento como no combate ao Alzheimer é a prática regular de exercícios físicos, uma vez que eles atuam não só na prevenção da perda de memória, como também na restauração da memória perdida, segundo afirma Sérgio Ferreira, autor da pesquisa e professor dos institutos de Biofísica e de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Estudo conduzido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de Covid-19. Ao analisar dados de expressão gênica de células adiposas, os pesquisadores observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à maior replicação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) dentro de células humanas.
Professor Especialista Nelson Personal: Os artigos só vem arfirmar o que nós profissionais de educação física e demais profissionais da saúde sempre falamos sobre a relevância do exercício físico para promoção da saúde,e prevenção de patologias. Portanto é fundamental antes de iniciar um planejamento de exercício físico realizar uma avaliação física para que o profissional de educação física possa moldurar o seu exercício,avaliando e periodizando, com os principais componentes para ser exercício e não atividade física e para isso tem que ter: Modalidade,frequência semanal,duração,gasto calórico,intensidade e uma progressão.Por fim associar com os exercícios uma alimentação saudável,água,vitaminas,minerais e um sono reparador.
Obs: treine monitorado na zona alvo,na sua zona alvo (Lipolítica),se caso não tiver um monitor ,você pode treinar na precepção de eesforço (escala de Borg), dúvida entre contato comigo
no wtshap: 063992188030
email: nelson23personal@gmail.com
Prof Especialista Nelson Personal Systems treinamento customizado
https://www.greenme.com.br/viver/esporte-e-tempo-livre/7478-irisina-como-aumentar-producao/
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/08/hormonio-do-exercicio-tem-potencial-terapeutico-para-casos-de-covid-19.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário