Controlar a frequência cardíaca pode ajudar na perda de peso
Ter os hormônios regulados,fazer exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada é um dos segredos para perder alguns quilinhos indesejáveis. Mas o que muitas pessoas não sabem é que aliar o controle da frequência cardíaca com a atividade física pode ajudar na hora de perder peso.Segundo o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro esse monitoramento evita que o atleta exceda os seus limites.
Desta forma o Especialista e Fisilogista Nelson Fonseca (Nelson Personal Treinamento Customizado), salienta que essa importância de moldurar os exercícios e prescrever individualizado e monitoar na zona alvo,zona Lipolítica vai contribuir tanto para o emagrecimento,quanto para a diminuição do Stress entre outros benefícios aliado a boa alimentação e qualidade de sono.
A utilização da frequência cardíaca no Exercício físico pode ser muito útil já que é possível determinar a zona de treino em que um atleta se encontra, ajudando a regular a intensidade do esforço realizado, controlar o nível de recuperação durante os intervalos e após finalizar a sua atividade. Assim, como forma de controle de treino, entender e saber utilizar a frequência cardíaca pode contribuir para o rendimento físico e também para o emagrecimento.
Na hora da atividade física é importante checar sua pulsação várias vezes para assegurar que está na intensidade correta. Na dúvida, diminua a velocidade ou até pare se precisar.
- O ideal é se exercitar de acordo com a periodização da avaliação física individualizada prescrita pelo profissional de educação física para aumentar o metabolismo do corpo e começar o processo de usar mais gordura como fonte de energia. E não se esqueça de verificar sempre a sua frequência cardíaca com a ajuda de aparelhos - (monitores cardíacos - fequencímetros)
Além de diminuir a gordura corporal, a frequência cardíaca também ajuda na redução da pressão arterial, colesterol e diminui o risco de doenças degenerativas etc.
Pesquisas científicas comprovaram que o nível de intensidade (bpm) combinado com a duração do exercício e o tempo de recuperação provocam efeitos no organismo, desde a perda de peso até a melhoria do condicionamento aeróbico.
Alguns benefícios do treinamento Aeróbico
Reduz a gordura Corporal/Mantém baixas as porcentagens de gordura corporal
Aumenta a capacidade do corpo de queimar gordura durante o exercício e nos períodos de descanso
Melhora o bem-estar cardiovascular
Reduz a pressão sanguínea, colesterol,glicemia e os riscos de problemas cardíacos
Como medir a frequência cardíaca?
A frequência cardíaca pode ser medida por meio de um monitor cardíaco, composto por uma cinta com sensores, colocado na altura do peito, e um relógio que recebe as informações no visor. Além disso, ela também pode ser medida manualmente em diferentes partes do corpo:
Frequência cardíaca no punho
Esta é a pulsação medida na parte de dentro do pulso. Abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão você irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área no punho direito até que perceba o pulsar do fluxo de sangue.
Frequência cardíaca no pescoço
Para medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicador e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço. Pressione levemente até sentir a pulsação. Essa região apresenta receptores de pressão que regulam a frequência cardíaca. Dessa forma, quando é pressionada, recebemos a informação de aumento de pressão e a resposta é de queda da frequência.
Cada exercício físico tem a sua frequência cardíaca
Não é porque você aprendeu a medir a sua frequência cardíaca que já pode usá-la com o objetivo de perder peso em todos os exercícios. Pelo contrário. João Pinheiro revela que cada atividade física tem uma frequência cardíaca diferente.
- Isso ocorre porque a intensidade dos exercícios muda, os exercícios que agem só na articulação terão uma FC menor com relação aos exercícios que trabalham todo o corpo de forma integrada.
O exercício físico quando é realizado de maneira objetiva e segura sem sobrecarregar o coração e o SNC, você terá resultados muito bom, e o seu corpo e a sua saúde irão andar juntos dentro nos Padrões de Normalidade. No entanto para tudo isso você terá que trabalhar numa zona de treinamento, e essa zona é chamada de Lípolítica (queima de gordura).
Mais uma pergunta por onde sai a gordura é pela ruina?
Nutrientes como proteínas, glicose e gordura, só são eliminados na urina em caso de falência da função renal. É função dos rins filtrar o sangue, eliminando toxinas e manter no organismo substâncias que são essenciais ao metabolismo."
Muitos tratamentos estéticos que estão sendo oferecidos no mercado, prometem acabar com a gordura localizada eliminando- a pelas fezes e pela urina.
Acontece que os rins e os intestinos não são responsáveis por esse tipo de eliminação, já que a gordura é um nutriente do corpo. Nutrientes como proteínas, glicose e gordura, só são eliminados na urina em caso de falência da função renal. É função dos rins filtrar o sangue, eliminando toxinas e manter no organismo substâncias que são essenciais ao metabolismo.
Da mesma forma, os intestinos não eliminam gordura pelas fezes, a não ser em condições patológicas ou por ação medicamentosa. As células intestinais não reabsorvem a gordura do corpo, e sim, a gordura que está dentro do intestino que vem dos alimentos ingeridos. Se os intestinos eliminassem gordura, não haveria pessoas obesas.
As reduções de medidas verificadas imediatamente após uma drenagem linfática são causadas pela redução do edema no local da aplicação. Todos nós possuímos líquidos acumulados em diversas partes do corpo. Com a drenagem, esses líquidos são eliminados pela urina ou redistribuídos pelo corpo. Já a gordura continua na corrente sanguínea para ser utilizada como forma de energia. Se essa gordura não for queimada será novamente armazenada no corpo,a melhor alternativa e saudável é planejamento de exercício fiisco elaborado por um peofissional de educação física capacitado,um planejamneto alimentar elaborado por um Nutricionista e check-ups com seu médico para atingir resultados satisfatórios.
ZONA DE AERÓBICA REGENERATIVA (RESTAURAÇÃO
Iniciantes / Grupos especiais
Após um período de afastamento ou treino exaustivo
ZONA AERÓBICA LIPOLÍTICA
Melhorar condicionamento físico
programa de emagrecimento
ZONA AERÓBICA GLICOLÍTICA (Limiar Aeróbico)
Aumenta a performance e melhora o VO2
Dificuldade de treinamento p/ o aluno iniciante
Fonte energética o glicogênio
ZONA DE LIMIAR ANERÓBICO
Para atletas que buscam resultados
- Método intervalado
- Aumento da capacidade em metabolizar o ácido lático
Agora vamos ensinar a calcular a sua frequência cardiaca:
Fórmula de Karvonen
Confira como funciona o método para determinar a zona de treinamento
O método é considerado um dos mais efetivos para determinar as zonas de treinamento, ou seja, intenso, moderado, leve, por considerar a freqüência cardíaca basal, que representa como está seu condicionamento físico atual. O atleta pode utilizar a fórmula para seguir uma planilha com indicação de ritmo e, em vez de calcular a porcentagem sugerida com base na freqüência cardíaca máxima, aplica-se a fórmula para ter o número de batimentos cardíacos que representa melhor o esforço a ser estimulado.
Para colocar em prática esta fórmula é preciso aferir sua freqüência cardíaca basal (durante repouso, logo que acorda) e saber sua freqüência cardíaca máxima. O ideal é que esse número referencial seja aferido em um teste de laboratório (teste ergométrico) ou de campo (teste dos 3 km). Mas, se não houver possibilidade, pode-se usar a fórmula 220 – idade = FC Máx.
Já para saber sua FC basal (freqüência cardíaca basal), localize ao acordar seus batimentos cardíacos e conte-os durante 1 minuto. Faça isso por três dias e some estes valores dividindo-os por três.
FC 1 + FC 2 + FC 3 = X
X / 3 = FC basal
Então aplique a fórmula de Karvonen:
FC Máx – Fc Basal = Y
Y x 0, % + FC basal = Freqüência de treinamento
Exemplo:
Delfim, de 53 anos, começou a treinar e seu treinador indicou uma faixa
de treinamento de 75% da FC Máx. Ele aferiu freqüência basal e obteve os
seguintes resultados:
1º dia – 55 bpm
2º dia – 52 bpm
3º dia – 56 bpm
A freqüência cardíaca basal é 55 + 52 + 56 / 3 = 54,3
A freqüência cardíaca máxima é 220 – 53 = 167
Esforço de 75% segundo Karvonen:
167 – 54,3 = 112,7
112,7 x 0,75 + 54,3 = 139 bpm
A segunda e que eu utilizo é essa .
Freqüência Cardíaca de Treinamento através da freqüência cardíaca de reserva
FCR = FCMÁX-FCREP
FCt = [(FC de Reserva) x %] + FCrepouso
Limite inferior
Limite superior
Freqüência Cardíaca Máxima ee
Vamos aqui colocar um exemplo de um indivíduo com a idade 37 anos
FCmáx = 220 – 37 =183
FCmáx = 183 – 12 => 171
FCmáx = 183 + 12 => 195
ZONA ALVO DE TREINO
Através da FC de Reserva (Karvonen
FC de Reserva = (FCmáx – FCrepouso)
FC de Reserva inf = (171 – 115) = 56
FC de Reserva Sup = (195 – 115) = 80
FCt = [(FC de Reserva) x %] + FCrepouso
Intensidade = 50 %
ZONA ALVO DE TREINO
Limite Inf = [(56) x 0,50] + 115 = 143 bpm
Limite Sup= [(80) x 0,50] + 115 = 155 bm
Pois bem você conferiu como fazer o processo da freqüência cardíaca ,daí depois é só você comprar um monitor cardíaco (frequencímetro ), daí então depois é só treinar na via lipolítica , não é só você comprar um monitor cardíaco e colocar no pulso e utilizar ,não é só isso não existe os calculos e os limites superiores e inferiores, o nosso treinamento customizado além de realizarmos uma avaliação completa física,funcional e clinica, medir o vo2 max entre outros e através dessa avaliação com outro recurso que possuímos da empresa Gallo personal Systems o sosftware GPA Gallo, com esse equipamento ele além de ter : Anamnese, avaliação do stress,PAR-Q, avaliação coronariana ,avaliação corporal,,avaliação aeróbica com testes de força por repetições de carga ,avaliação aeróbica com testes de pista,esteira e prescreve e periodiza o treinamento de força e prescreve e periodiza o treinamento aeróbico,com uma periodização completa e objetiva da quantidade de minutos por dia que o aluno deverá andar o correr ou pedalar no caso do aeróbio,para ele queimar as calorias ,gorduras e chegar no seu objetivo de emagrecimento e também diminuição do stress e etc.
devemos aferir sua FC de repouso, fazer um teste que possa aferir seu VO2 assim podemos informar outro detalhe, sua idade.
Medir a frequência cardíaca usando um monitor é uma boa maneira de
avaliar a eficácia do seu treino, porque conforme você fortalece seu
corpo através de exercícios, você também fortalece seu coração. A
medição da taxa de batimentos do seu coração durante o exercício pode
ajudar a determinar quando você está forçando demais seu corpo ou te
mostrar quando você deve forçar mais para atingir o objetivo que você
está procurando.
por Professor Especialista Nelson Fonseca (Nelson Personal Treinamento Customizado) CREF 000733 G/TO
Profissional de Educação Física Centro Universitário UNIRG
Acadêmico de Nutrição no Centro Acadêmico UNIBTA
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício,Biomecânica e Personal
Pós Graduado em Nutrição Esportiva na Laboro/Estácio
Credenciado na Metodologia Gallo Personal Systems Brasil
Certificado na Metodologia Treinamento Funcional Core 360
Especialista em Treinamento para Gurpos Especiais
Especialista em Emagrecimento
Fonte
https://www.nsctotal.com.br/noticias/controlar-a-frequencia-cardiaca-pode-ajudar-na-perda-de-peso
https://rsaude.com.br/campo-mourao/materia/gordura-sai-na-urina/3632
Gallo Personal Systems Brasil
KARVONEN, J.J.; KENTALA, E; MUSTALA, O.: (1957)
Nenhum comentário:
Postar um comentário